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      • 4. Adequação do Produto
      • 5. Formação do Preço de Exportação
      • 6. Marketing Internacional e Promoção de Produtos
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Publicado em 10/06/2022 12h05 Atualizado em 28/11/2024 11h45

Aprendendo a Exportar Artesanato


  • Características Básicas do Setor
  • Identificação de Mercados
  • Adequação do Produto
  • Promoção Internacional de Produtos
  • Operacionalização da Exportação
  • Onde Buscar Apoio
  • Principais Etapas da Exportação
  • Mapa do Site – Artesanato

mapa mundi com link para a versão geral do Aprendendo a Exportar                                

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Economia

PROJETO DE EXTENSÃO PROBEX COMEX UFPB

Aprendendo a Exportar Artesanato

Relatório Parcial 1, apresentado ao Ministério da Economia por meio da Coordenação-Geral do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Elaboração:

Iria Martinelli Martins Veronese (colaboradora externa – graduada LEA-NI)

Isabela Maria de Morais Marques (graduanda LEA-NI)

Larissa Gabrielle Gomes de Oliveira (colaboradora externa – graduada LEA-NI)

Pedro Henrique Santos de Almeida (graduando LEA-NI)

Vinícius Rafael Moraes (graduando Relações Internacionais)

Márcia Cristina Silva Paixão (Professora do Departamento de Economia)

Orientação e revisão:

Márcia Cristina Silva Paixão (Professora do Departamento de Economia)

Silvia Renata Ribeiro (Professora do Departamento de Mediações Interculturais)

SUMÁRIO - Relatório parcial 1

1 Histórico

2 Classificações das Mercadorias e Estatísticas do Setor

2.1 Classificações das Mercadorias

2.2 Desempenho das Exportações Totais

2.3 Desempenho das Exportações por Unidades da Federação

2.4 Modais de Transporte Utilizados

2.5 Desempenho das Exportações por Produtos Selecionados

2.6 Principais Destinos das Exportações

Referências


Relatório Parcial 2, apresentado ao Ministério da Economia por meio da Coordenação-Geral do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Elaboração:

Aline de Lima Duarte (graduanda em LEA-NI)

Esther de Lima Locatelli (graduanda em Relações Internacionais)

Iria Martinelli Martins Veronese (colaboradora externa – graduada em LEA-NI)

Isabela Maria de Morais Marques (graduanda em LEA-NI)

Larissa Gabrielle Gomes de Oliveira (colaboradora externa – graduada em LEA-NI)

Levi Galdino da Silva Souza (graduando em LEA-NI)

Pedro Henrique Santos de Almeida (graduando em LEA-NI)

Vinícius Rafael Moraes (graduando em Relações Internacionais)

Márcia Cristina Silva Paixão (Professora do Departamento de Economia)

Orientação e revisão:

Márcia Cristina Silva Paixão (Professora do Departamento de Economia)

Silvia Renata Ribeiro (Professora do Departamento de Mediações Interculturais)

SUMÁRIO - Relatório Parcial 2

1 Pontos Fortes do Setor

2 Principais Polos Produtivos

3 Principais Mercados, Modais de Transporte e Tratamento Tarifário

4 Acordos Comerciais

5 Promoção Internacional do Produto

6 Operacionalização Da Exportação

Referências


Relatório Parcial 3, apresentado para a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia por meio da Coordenação-Geral do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Elaboração:

Aline de Lima Duarte (graduanda em LEA-NI)

Esther de Lima Locatelli (graduanda em Relações Internacionais)

Iria Martinelli Martins Veronese (colaboradora externa – graduada em LEA-NI)

Isabela Maria de Morais Marques (graduanda em LEA-NI)

Larissa Gabrielle Gomes de Oliveira (colaboradora externa – graduada em LEA-NI)

Levi Galdino da Silva Souza (graduando em LEA-NI)

Pedro Henrique Santos de Almeida (graduando em LEA-NI)

Vinícius Rafael Moraes (graduando em Relações Internacionais)

Márcia Cristina Silva Paixão (Professora do Departamento de Economia)

Orientação e revisão:

Márcia Cristina Silva Paixão (Professora do Departamento de Economia)

Silvia Renata Ribeiro (Professora do Departamento de Mediações Interculturais)

SUMÁRIO – Relatório Parcial 3

1 Promoção Internacional do Produto

1.1 Promoção do produto segundo os objetivos do exportador,

1.1.1 Autoavaliação para atuação no mercado internacional

1.1.2 Conhecendo a concorrência internacional

1.1.3 Canais de comercialização e distribuição

1.2 Promoção do produto segundo os mercados-alvo

1.2.1 Aspectos culturais

1.2.2 Pontos importantes para exportação do artesanato

2 Onde Encontrar Apoio

2.1 Região Nordeste

2.2 Região Norte

2.3 Região Centro-Oeste

2.4 Região Sudeste

2.5 Região Sul

2.6 SEBRAE e Artesol

3 Propriedade Intelectual

3.1 Propriedade intelectual, marca, patente e direito autoral

3.1.1 Indicação Geográfica

3.1.2 Exportação e Indicação Geográfica

4 Adequação do Produto

4.1 Adequação tecnológica, transporte, embalagem, design e rótulos

5 Certificações Voluntárias

5.1 FSC 5.2 ISO 14000

5.3 Standard 100 - OEKO-TEX

Referências


Relatório “Parcial 4/4” apresentado para a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia por meio da Coordenação-Geral do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Elaboração:

Esther de Lima Locatelli (graduanda em Relações Internacionais)

Vinícius Rafael Moraes (graduando em Relações Internacionais)

Márcia Cristina Silva Paixão (Professora do Departamento de Economia)

Orientação e revisão:

Márcia Cristina Silva Paixão (Professora do Departamento de Economia)

SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES GERAIS

PRODUTOS SELECIONADOS, ESTADOS PRODUTORES E EXPORTAÇÕES NOS PERÍODOS 2000-2020 e 2017-2019

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Brasil: principais produtos selecionados de polos produtivos de artesanato, 5

Tabela 2 – Minas Gerais: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2000-2020 (US$ FOB), 6

Tabela 3 – Minas Gerais: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2017-2019 (US$ FOB), 6

Tabela 4 – Pernambuco: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2000-2020 (US$ FOB), 7

Tabela 5 – Pernambuco: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2017-2019 (US$ FOB), 7

Tabela 6 – Bahia: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2000-2020 (US$ FOB), 8

Tabela 7 – Bahia: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2017-2019 (US$ FOB), 8

Tabela 8 – Rio G. do Sul: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2000-2020 (US$ FOB), 9

Tabela 9 – Rio G. do Sul: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2017-2019 (US$ FOB), 9

Tabela 10 – Paraíba: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2000-2020 (US$ FOB), 10

Tabela 11 – Paraíba: exportações de produtos selecionados, valor médio – 2017-2019 (US$ FOB), 10

Referências

O  Aprendendo a Exportar Artesanato é uma parceria entre:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC
Universidade Federal da Paraíba – UFPB  
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