Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Siscomex
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Menu Principal
  • Programa Portal Único de Comércio Exterior
    • Conheça o Programa
    • Atributos no Novo Processo de Importação (NPI)
    • Entregas realizadas
    • Orçamento investido
    • Port Community System (PCS)
    • Brazilian Single Window
    • Eventos
    • Cronograma
  • Sistemas de Comércio Exterior
    • Portal Único
    • Integre seu sistema
    • Demais Sistemas
    • Importação
  • Notícias Siscomex
    • Notícias Siscomex Exportação
    • Notícias Siscomex Importação
    • Notícias Siscomex Sistemas
    • Assine o Feed
  • Acordos
    • Preferências Tarifárias
    • Aladi
    • Mercosul
    • OMC
  • Informações
    • Cobranças incidentes em comércio exterior
    • Colegiados
    • Combate a práticas ilegais
    • Drawback
    • Exportação
    • Glossário
    • Habilitação no Siscomex
    • Importação
    • Manuais
    • Notificações
    • Perguntas Frequentes
      • Exportação
      • Importação
      • Drawback
      • Pagamento Centralizado de Comércio Exterior
      • Recintos
      • Acordos Comerciais
    • Tratamentos Administrativos
      • Tratamento Administrativo na Importação
      • Tratamento Administrativo de exportação
  • Legislação
    • Secex
    • Receita Federal
    • Anvisa
    • Camex
    • Exército (DFPC)
    • Ibama
    • MAPA
    • MD
    • Correios
  • Serviços
    • Aprendendo a Exportar
      • Por que exportar?
      • Índice
      • Acesse o Mundo
      • 1. Classificação Fiscal da Mercadoria
      • 2. Identificação do Mercado-alvo
      • 3. Entendimento de Requisitos Exigidos
      • 4. Adequação do Produto
      • 5. Formação do Preço de Exportação
      • 6. Marketing Internacional e Promoção de Produtos
      • 7. Negociação com o Importador
      • 8. Financiamento da Exportação
      • 9. Operacionalização da Exportação
      • Logos- versão geral
      • Glossário
      • Links dos vídeos antigos do Aprendendo a Exportar
      • vídeos antigos
      • teste
      • Interacão com o Usuário
      • Acesse o Mundo
    • Alteração de titularidade de Ato Concessório de Drawback
    • Consultas Públicas
    • Declaração de Saída de Bens Culturais
    • Despachos de operações de comércio exterior
    • Empresa Comercial Exportadora/Trading Company
    • Redução tarifária na importação de autopeças
    • Sem Barreiras
    • Sisprom
  • Comissão Gestora do Siscomex e Comitê Executivo
  • Canais de Atendimento
    • Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
  • Comunicados
    • Mapeamento de processos da Zona Franca de Manaus
    • Migração das importações para o Portal Único
    • Cronograma migração das importações para o Portal Único - primeiro semestre de 2025
    • Cronograma de adesão dos anuentes ao Portal Único de Comércio Exterior em janeiro de 2025
    • Cronograma de migração das importações para o Portal Único - Atualização Março/2025
    • Alteração do Cronograma de Adesão dos Anuentes
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Serviços Aprendendo a Exportar 2. Identificação do Mercado-alvo Pesquisa de Mercado

Pesquisa de Mercado

Info

Aprendendo a Exportar

Capítulo 2 - Identificação do Mercado-alvo
Banner, Capítulo 2, Identificação do Mercado Alvo
.
.


Retornar ao sumário do capítulo
Próxima página
.


Retornar ao sumário do capítulo
Página anterior
Próxima página

Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado envolve a coleta e análise de informações sobre mercados internacionais com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para a exportação de produtos ou serviços a outros países, subsidiando o processo decisório da empresa no que se refere à identificação e seleção de seu mercado alvo.

Com a pesquisa de mercado, a empresa pode identificar diversos aspectos importantes a serem considerados, como:

  • Barreiras comerciais existentes;
  • O risco comercial apresentado pelo mercado-alvo;
  • O custo do frete;
  • Potenciais importadores;
  • Potenciais concorrentes;
  • Preços de exportação;
  • Acordos comerciais vigentes;
  • Características da demanda;
  • Dados sobre tratamento tarifário e não tarifário;
  • Características gerais do país-alvo incluindo geografia, população, aspectos culturais, religiosos e econômicos, meios de transporte e comunicações, organização política e administrativa.
  • Embalagens apropriadas para o destino;
  • Entre outras informações.

As ferramentas apresentadas na seção Ferramentas úteis poderão ser utilizadas na elaboração de sua pesquisa de mercado.

Navegue pelo conteúdo deste capítulo acessando os links a seguir:


  • Como realizar uma Pesquisa de Mercado?

    A pesquisa de mercado para exportação pode ser primária ou secundária. Ambas auxiliam na obtenção de uma visão completa do mercado-alvo e ajudam na formulação de estratégias eficazes de exportação.

    A integração das pesquisas primária e secundária pode garantir uma análise mais completa do mercado. A pesquisa secundária pode fornecer uma visão geral, enquanto a primária oferece informações específicas e atualizadas sobre o mercado.

    Pesquisa Primária

    É a coleta de dados diretamente da fonte. É útil para obter informações detalhadas e atualizadas sobre o mercado-alvo. Há alguns métodos que podem ser utilizados na pesquisa primária, como:

    • Entrevistas diretas com especialistas da indústria, consultores ou representantes comerciais do mercado-alvo; ou com potenciais clientes, a fim de entender suas necessidades e preferências;

    • Questionários online a uma amostra representativa do mercado-alvo e/ou pesquisas telefônicas para obter a opinião direta do público-alvo;

    • Formação de grupos de discussão com consumidores ou empresários do mercado-alvo para explorar opiniões e comportamentos;

    • Visitas ao mercado-alvo para observar o ambiente competitivo, pontos de venda e o comportamento do consumidor e

    • Participação de feiras e eventos do setor no mercado-alvo, tanto para apresentar o produto, quanto para analisar tendências e estabelecer contatos.

    Algumas dicas são importantes para a realização da pesquisa primária:

    • Definir objetivos claros para obter exatamente as informações desejadas;

    • Escolher uma amostra representativa do mercado-alvo e

    • Formular bem as perguntas para obter informações úteis e precisas.

    Pesquisa Secundária

    É a análise de dados e informações já existentes. Ela fornece um panorama geral do mercado e pode complementar a pesquisa primária. As fontes de pesquisa secundária podem ser, dentre outras:

    • Relatórios de mercado obtidos por consultorias ou governamentais;

    • Publicações comerciais e setoriais de revistas, jornais e Internet, além de artigos e estudos realizados por universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais;

    • Bases de dados online de diversas plataformas e informações disponíveis em câmaras de comércio e associações comerciais;

    • Estatísticas econômicas e comerciais com informações fornecidas por órgãos governamentais e instituições financeiras e indicadores econômicos como PIB, inflação e taxas de câmbio que possam impactar o mercado-alvo e

    • Estudos de caso de empresas que atuam no mercado-alvo para entender estratégias e resultados.

    Algumas dicas são importantes para a realização da pesquisa secundária:

    • Avaliar a credibilidade das fontes de dados. Devem ser confiáveis e atualizadas e

    • Combinar diferentes fontes de informação para obter uma visão mais abrangente e precisa do mercado.


  • Etapas da Pesquisa de Mercado

    Para que uma pesquisa de mercado para exportação seja eficaz, é necessário seguir algumas etapas:

    1. Identificar seu produto no mercado internacional e definir seus objetivos, ou seja, identificar o que você espera alcançar com a exportação, seja aumentar as vendas, diversificar mercados etc.;
    2. Identificar os mercados que podem ser promissores para sua exportação. Devem ser considerados fatores como demanda, competição e barreiras comerciais, além de analisar dados sobre população, PIB, renda etc. e
    3. Obter informações relevantes sobre o mercado selecionado e analisar a demanda pelo seu produto;
    4. Identificar e avaliar a concorrência no mercado-alvo;
    5. Informar-se sobre regulamentações e normas de importação no mercado-alvo e avaliar suas Barreiras Comerciais;
    6. Obter estudos de mercado;
    7. Localizar importadores de seu produto;
    8. Identificar os canais de distribuição mais eficazes no mercado-alvo etc.

  • Ferramentas de Destaque para Pesquisa de Mercado

    Atualmente, existem diferentes ferramentas disponíveis para a realização da pesquisa de mercado. Aqui daremos destaque a quatro delas, mas na seção Ferramentas úteis você poderá encontrar outras ferramentas essenciais para o seu negócio.

    Comex Stat

    É o sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens. Permite identificar para onde o Brasil está exportando determinado produto, quais países adquirem, os valores e as quantidades comercializadas. Também permite identificar os estados (UFs) que mais exportaram determinado produto e a logística utilizada, como via de transporte e Unidades da Receita Federal (URF) responsáveis pelo desembaraço aduaneiro da mercadoria. Estão disponíveis dados mensais de exportação e importação, de 1997 até a atualidade. Oferece a possibilidade do uso de filtros e detalhamentos por NCM, países de destino e origem, UF, via de transporte e URF, além de classificações com grupos de produtos e blocos de países. Os dados detalhados por municípios estão disponíveis apenas ao nível de SH4 (posição) e parceiros comerciais. O sistema também possui diversos vídeos tutoriais com exemplos de consultas.

    Trade Map (ITC)

    Dados sobre desempenho exportador e mercados competitivos. Possibilita a obtenção de dados sobre o comércio internacional de seu produto na forma de tabelas, gráficos e mapas, indicadores sobre desempenho exportador, demanda internacional, mercados alternativos e mercados competitivos, bem como um diretório de empresas importadoras e exportadoras. O Mapa Comercial abrange 220 países e territórios e 5.300 produtos do Sistema Harmonizado. A pesquisa do produto é feita pelo SH6.

    ConnectAmericas (BID)

    Identificação de compradores estrangeiros para seus produtos. Ferramenta do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), informa a existência de empresas estrangeiras cadastradas compradoras do seu produto. A plataforma é um bom local para a empresa exportadora se cadastrar, de forma gratuita, como formar de promover a sua marca.

    Plataforma Brasil Exportação

    Integra serviços de comércio exterior, estudos de mercado e promoção comercial. Operada pela ApexBrasil e gerida em parceria com MDIC, MRE, Sebrae, CNA, CNI, a plataforma integra em uma só comunidade digital diversos serviços de comércio exterior, incluindo estudos sobre mercados; o Mapa Digital dos escritórios da ApexBrasil e dos Setores de Promoção Comercial, com mais de 120 postos no exterior, em 87 países, cobrindo 5 continentes; e um calendário de eventos de promoção comercial.


  • Onde Obter Apoio

    • Inteligência de Mercado da ApexBrasil
    • Elabora e atualiza com frequência estudos sobre oportunidades de negócios em diferentes países. Esses estudos fornecem informações sobre os principais requisitos de acesso a mercado para diversos produtos, incluindo desempenho econômico, ambiente de negócios, características do mercado, entre outros fatores. Esses dados permitem o mapeamento de oportunidades e o melhor conhecimento de cada mercado e de suas exigências, ajudando as empresas a se prepararem para conquistá-los.

    • Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN)
    • Auxilia empresas de todo o país a exportar e fazer parcerias em mercados internacionais. As federações de indústrias brasileiras disponibilizam Soluções de Inteligência Comercial (Soluções IC), que incluem serviços que subsidiam a estratégia de exportação das empresas, independentemente do porte e do estágio de interação com os mercados globais. As Soluções abrangem 5 serviços: (1) Encontre potenciais mercados no exterior; (2) Analise o mercado alvo; (3) Avalie a competitividade do brasil e a concorrência do seu produto no mercado alvo; (4) Estabeleça seus preços para o mercado global; (5) Identifique clientes lá fora.

    • Setores de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (SECOMs)
    • Os Setores de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (SECOMs) funcionam em diversas Embaixadas e Consulados-Gerais do Brasil no exterior. Dentre as atividades dos SECOMs, podem ser destacadas as seguintes: apoio às empresas brasileiras interessadas em exportar para o mercado local; divulgação de informações sobre oportunidades comerciais e de investimento; elaboração ou contratação de pesquisa de mercado e produtos; análise dos potenciais de exportação de produtos brasileiros para sua área de atuação; análises de competitividade e de concorrência; apoio a entidades públicas e privadas na participação em feiras, em missões empresariais e em outros eventos de interesse para a promoção comercial; divulgação de feiras comerciais e outros eventos.


Navegação

seta azul esquerda
.


Retornar ao sumário do capítulo
seta azul direita
.


Mapa do Aprendendo a Exportar
Glossário do Aprendendo a Exportar
Acesse o Mundo
Formação do Preço de Exportação
Classificação fiscal da mercadoria
Marketing Internacional
Identificação do Mercado-alvo
Negociação com o Importador
Requisitos Formais e Legais Exigidos
Financiamento da Exportação
Adequação do Produto
Operacionalização da Exportação
Acesse o Mundo
Classificação Fiscal da Mercadoria
Identificação do Mercado-alvo
entendimento dos requisitos formais e legais exigidos
Adequação do Produto
6C. Card 5_- Celular.png
7C. Card 6_- Celular.png
Negociação com o Importador
Financiamento da Exportação
10C. Card 9_- Celular.png
Índice
Glossário
Voltar ao início
Banner de rodapé - Aprendendo a Exportar
  • Menu Principal
  • Programa Portal Único de Comércio Exterior
    • Conheça o Programa
    • Atributos no Novo Processo de Importação (NPI)
    • Entregas realizadas
    • Orçamento investido
    • Port Community System (PCS)
    • Brazilian Single Window
    • Eventos
    • Cronograma
  • Sistemas de Comércio Exterior
    • Portal Único
    • Integre seu sistema
    • Demais Sistemas
    • Importação
  • Notícias Siscomex
    • Notícias Siscomex Exportação
    • Notícias Siscomex Importação
    • Notícias Siscomex Sistemas
    • Assine o Feed
  • Acordos
    • Preferências Tarifárias
    • Aladi
    • Mercosul
    • OMC
  • Informações
    • Cobranças incidentes em comércio exterior
    • Colegiados
    • Combate a práticas ilegais
    • Drawback
    • Exportação
    • Glossário
    • Habilitação no Siscomex
    • Importação
    • Manuais
    • Notificações
    • Perguntas Frequentes
      • Exportação
      • Importação
      • Drawback
      • Pagamento Centralizado de Comércio Exterior
      • Recintos
      • Acordos Comerciais
    • Tratamentos Administrativos
      • Tratamento Administrativo na Importação
      • Tratamento Administrativo de exportação
  • Legislação
    • Secex
    • Receita Federal
    • Anvisa
    • Camex
    • Exército (DFPC)
    • Ibama
    • MAPA
    • MD
    • Correios
  • Serviços
    • Aprendendo a Exportar
      • Por que exportar?
      • Índice
      • Acesse o Mundo
      • 1. Classificação Fiscal da Mercadoria
      • 2. Identificação do Mercado-alvo
      • 3. Entendimento de Requisitos Exigidos
      • 4. Adequação do Produto
      • 5. Formação do Preço de Exportação
      • 6. Marketing Internacional e Promoção de Produtos
      • 7. Negociação com o Importador
      • 8. Financiamento da Exportação
      • 9. Operacionalização da Exportação
      • Logos- versão geral
      • Glossário
      • Links dos vídeos antigos do Aprendendo a Exportar
      • vídeos antigos
      • teste
      • Interacão com o Usuário
      • Acesse o Mundo
    • Alteração de titularidade de Ato Concessório de Drawback
    • Consultas Públicas
    • Declaração de Saída de Bens Culturais
    • Despachos de operações de comércio exterior
    • Empresa Comercial Exportadora/Trading Company
    • Redução tarifária na importação de autopeças
    • Sem Barreiras
    • Sisprom
  • Comissão Gestora do Siscomex e Comitê Executivo
  • Canais de Atendimento
    • Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
  • Comunicados
    • Mapeamento de processos da Zona Franca de Manaus
    • Migração das importações para o Portal Único
    • Cronograma migração das importações para o Portal Único - primeiro semestre de 2025
    • Cronograma de adesão dos anuentes ao Portal Único de Comércio Exterior em janeiro de 2025
    • Cronograma de migração das importações para o Portal Único - Atualização Março/2025
    • Alteração do Cronograma de Adesão dos Anuentes
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca