Notícias

INFRAESTRUTURA

Aprovado Plano de Desenvolvimento e Zoneamento dos Portos de Vila do Conde e Recife

Publicado em 09/04/2023 21h41 Atualizado em 20/04/2023 09h59
Aprovados Plano de Desenvolvimento e Zoneamento dos Portos de Vila do Conde e Recife

.

.

BREVE DESCRIÇÃO

As Portarias MPA nº 36 de 06/03/2023, referente à Vila do Conde, e nº 56 de 14/03/2023, referente a Recife (PE), garantiram a aprovação dos respectivos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ). A aprovação dos PDZs representa um avanço importante para o desenvolvimento sustentável dos portos e integração dos modais de transporte.

Os planos têm como objetivo aprimorar o uso das instalações e da infraestrutura, além de determinar os espaços da área portuária, considerando toda a complexidade das relações econômicas sujeitas a mudanças e impactos na oscilação do mercado e nas decisões das empresas instaladas no complexo. Por isso, devem ser dinâmicos e capazes de se adaptar às transformações do mercado e do próprio setor portuário.

A integração dos modais de transporte é uma das principais metas do PDZ, buscando promover o desenvolvimento sustentável dos portos e, consequentemente, do país. A aprovação dos planos também representa um importante passo para aprimorar o uso das instalações e da infraestrutura portuária, fomentar o comércio exterior e impulsionar a economia das regiões onde os portos estão localizados.

Público Beneficiado

Usuários dos portos.

ATO NORMATIVO

Portaria MPA nº 36, de 6 de março de 2023 (Vila do Conde);

Portaria MPA nº 56, de 14 de março de 2023 (Recife)