Notícias
IGUALDADE RACIAL
Governo do Brasil amplia acesso a direitos e reduz desigualdades para a população negra
Em 2025, programas sociais intensificaram a segurança alimentar, a renda e o acesso a serviços essenciais para milhões de famílias - Foto: Banco de Imagens / Getty Images
O ComunicaBR divulgou, nesta quinta-feira (20), novos dados que mostram avanços históricos das políticas públicas destinadas à população negra no Brasil. Os números apresentam redução de desigualdades e ampliação do acesso a direitos básicos, impulsionando melhorias em educação, saúde, gestão pública e regularização fundiária.
Desde 2023, a geração de vagas formais contribui para ampliar também a inclusão de trabalhadores negros. Na assistência social, a retomada do Programa Cisternas e o fortalecimento do Fundo Nacional de Assistência Social ampliaram o apoio a territórios onde a população negra é majoritária, garantindo água, infraestrutura e políticas de inclusão.
Entre os resultados destacados pelo ComunicaBR estão:
- 72 mil hectares de territórios quilombolas titulados desde 2023, beneficiando milhares de famílias negras;
- Ampliação do Programa Dinheiro Direto na Escola em instituições com grande presença de estudantes negros;
- Certificação de milhares de servidores federais em ações antirracistas;
- Crescimento da presença de pessoas negras em cargos de liderança no serviço público.
Educação e Saúde
Na educação, os avanços são significativos: mais de 54% dos inscritos no Enem e a maior parte dos bolsistas do Prouni e do Fies são estudantes negros, e 53% das vagas do Sisu são destinadas a ações afirmativas. Na saúde, os dados indicam mais profissionais negros no programa Mais Médicos, atendendo em regiões vulneráveis, e no Pró-Residência, para a formação de mais especialistas.
Em 2025, programas sociais intensificaram a segurança alimentar, a renda e o acesso a serviços essenciais para milhões de famílias, muitas delas chefiadas por mulheres negras. Essas ações do Governo do Brasil reforçam a diretriz de combater desigualdades estruturais e garantir que a população negra tenha acesso ampliado a oportunidades de formação e permanência educacional.
Acesse o Painel de Dados do ComunicaBR, seção Igualdade Racial e confira todas as entregas do Governo do Brasil voltadas à população negra.