Notícias
INSTITUCIONAL
Comitê de Controle Interno do MPS se reúne pela primeira vez
- Foto: Edson Leal/MPS
O Comitê de Controle Interno do Ministério da Previdência Social (MPS) se reuniu pela primeira vez, nesta terça-feira (23), com o objetivo de promover o diálogo entre os órgãos vinculados ao MPS para subsidiar a supervisão ministerial de temas referentes à área de controle. O Comitê foi instituído em julho deste ano, pela Portaria MPS nº 1.446, para fortalecer a integridade, transparência e gestões de riscos entre os órgãos.
De acordo com a chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MPS, Isadora Jinkings Melo Silva, que coordenou os trabalhos da reunião, é fundamental a integração do MPS com os órgãos vinculados para o bom funcionamento da área de controle. “É necessário levar para os gestores a importância do controle, da integração dos objetivos que devem ser alcançados com as políticas públicas”.
Durante a reunião, tanto INSS como Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) – órgãos vinculados ao MPS – mostraram um panorama das recomendações e determinações dos órgãos de controle que estão sendo implementadas nas duas entidades.
A diretora de Governança, Planejamento e Inovação do INSS, Carolina Souto Carballido, destacou que as áreas auditadas precisam entender que o controle interno ajuda a melhorar a gestão. “Temos que elevar a maturidade sobre o tema nas áreas do INSS. Mostrar que o Controle Interno ajuda a implementar programas de melhoria na gestão dos órgãos”.
A auditora-geral substituta do INSS, Maria Inês de Morais Carvalho, reforçou essa necessidade de mostrar a importância das ações de controle. “Temos que dar importância para as auditorias e precisamos aproximar a alta gestão para a construção dos temas e trabalhos do INSS”.
Nesta primeira reunião, o MPS sugeriu às entidades vinculadas que informe sobre recomendações e determinações classificadas por sensibilidade e risco (TCU, CGU e auditoria interna), status de implementação, responsáveis, prazos e riscos críticos. A ideia é ter com essa supervisão ministerial uma atuação preventiva, uma fiscalização efetiva e uma governança ativa com integração entre controle interno, gestão de riscos e prestação de contas qualificada.
Além dos representantes do INSS e da Previc, estavam presentes na reunião a chefe de Gabinete do MPS, Louise Caroline Santos de Lima; e a chefe de gabinete da Secretaria Executiva do MPS, Vanessa Barramacher Tocantins.
O Comitê se reúne a cada três meses. O próximo encontro está marcado para o dia 18 de dezembro.