Notícias
ATENDIMENTO
Mais de 8,5 mil pessoas anteciparam a perícia médica durante mutirão em todas as regiões do país
Mais de 8,5 mil pessoas tiveram sua perícia médica antecipada, nos dias 4 e 5 de outubro, em todas as regiões do país. Os mutirões de atendimento foram realizados nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul. O maior número de atendimentos se concentrou em Maceió (AL). Mais de 3 mil pessoas foram atendidas nas agências da Previdência Social de Tabuleiro e Jatiúca, ambas na capital alagoana. Os mutirões são direcionados a segurados que já possuíam agendamento marcado, mas com tempo de espera elevado.
Foi o caso do pescador Antônio José dos Santos, que sofre com dor nas costas e não está em condições de trabalhar atualmente. Ele estava com a perícia médica agendada para início de 2026. “Esse mutirão foi muito bom, eu não podia esperar muito e me ajudou bastante. O atendimento foi bom e rápido. Tomara que aconteça mais vezes, porque eu não sou a única pessoa que precisa”.
O motorista de aplicativo Claudomiro de Castro Peixoto também estava com perícia marcada para 2026. Ele já estava sem trabalhar, esperando a avaliação pericial para conseguir o benefício por incapacidade. “O atendimento foi muito bom, a médica perita que me atendeu foi muito atenciosa”.
Os mutirões são realizados de forma conjunta, entre a Perícia Médica Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e visa garantir mais agilidade na análise dos benefícios. A iniciativa integra o esforço contínuo para reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento à população.
Além do atendimento à população, esses eventos oferecem aos segurados a chance de esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e realizar outros procedimentos com maior rapidez e eficiência.