Notícias
INSTITUCIONAL
Inteligência da Previdência Social comemora 25 anos da Força-Tarefa Previdenciária
A Força-Tarefa Previdenciária completa 25 anos em 2025. Parceria formada pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e pela Polícia Federal, responsável pelo combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário, garantiu uma economia de R$ 7,1 bilhões durante esse período. A comemoração faz parte da programação do 22º Encontro Nacional de Inteligência da Previdência Social, realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, em Brasília.
Durante a abertura do evento, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância desse trabalho para proteger o patrimônio do sistema previdenciário. “Essa é uma área vital para garantir que possamos resguardar esse tesouro, que é a Previdência Social. O empoderamento da inteligência é a nossa contribuição para que a Previdência possa ter maior transparência, maior governança e maior integridade”, enfatizou o ministro.
Para o secretário-executivo do MPS, Adroaldo Portal, “o trabalho realizado pela inteligência da Previdência Social ao longo de mais de duas décadas tem sido muito importante, valioso e indispensável na proteção dos recursos previdenciários. Esse trabalho garante que os benefícios pagos aos cidadãos sejam direcionados para quem tem direito de recebê-los”.
A coordenadora-geral da Inteligência da Previdência Social, Thaís Regina de Santana, destacou que grande parte dos resultados alcançados se deve aos servidores envolvidos na área de inteligência. “Em tempos de inteligência artificial, que tem nos gerado essa expectativa de otimizar o nosso trabalho, melhorar e facilitar a nossa vida, acredito que não tem nada que substitua as relações pessoais”.
Nesses 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária realizou 1.387 ações, sendo 898 operações e 489 ações de flagrantes. O trabalho da CGINP está centrado na análise da fraude, com a finalidade de descobrir irregularidades, bem como na identificação e na localização de pessoas, grupos ou organizações que pratiquem atos lesivos contra o sistema previdenciário.
Além de comemorar os 25 anos da parceria com a Polícia Federal, o encontro também tem o objetivo de discutir sobre os trabalhos já concluídos e formas de aprimorar a gestão de cada representação regional para planejar as ações para o próximo ano.