Notícias
INSTITUCIONAL
Atendimento humanizado e acolhedor: ministro da Previdência Social visita Central 135
Com foco em promover um atendimento humanizado e acolhedor, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, visitou pela primeira vez a Central 135 nesta sexta-feira (10). Durante a visita em Salvador, na Bahia, o objetivo foi conhecer de perto o trabalho dos profissionais do call center no atendimento aos cidadãos que procuram a Previdência Social. Apesar do acesso por outros canais, como o site e o aplicativo Meu INSS, a Central 135 permanece como uma das principais portas de entrada dos segurados, consolidando o empenho da Previdência Social em estar próximo, disponível e atento às necessidades da população.
“As pessoas são treinadas para fazer um atendimento o mais humanizado possível com o nosso segurado. Portanto, tem de haver uma supervisão permanente para que a nossa fala, através do 135, que é a fala do Ministério, seja uma fala que atenda, de fato, a expectativa do segurado. Então, quando ele telefone para 135, ele deve se sentir acolhido, atendido, satisfeito no final da ligação”, destacou o ministro durante a visita. Ele também acompanhou, no local, o atendimento a um beneficiário.
Só neste ano, a Central 135 recebeu 10,9 milhões ligações, uma média de 1,3 milhão de chamadas por mês, ou 52.727 por dia. Na central de Salvador, são cerca de 2,3 mil funcionários, sendo 2 mil atendentes. A Previdência Social ainda possui outros dois polos de atendimento: Caruaru (PE) e Recife (PE). Esses números reforçam o compromisso do INSS com a acessibilidade, qualidade e agilidade no atendimento aos brasileiros em todas as regiões do país.
A Central 135 consolidou-se como referência nacional no atendimento ao público sobre direitos previdenciários, oferecendo orientação, agendamento de serviços e esclarecimento de dúvidas. O foco dos profissionais é garantir que os benefícios previdenciários cheguem a quem mais precisa com dignidade, respeito e eficiência.
Serviço
Ao ligar 135, o cidadão pode acessar informações, agendar serviços e esclarecer dúvidas com mais agilidade e humanização. A central telefônica funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. As ligações são gratuitas, ficam gravadas e são monitoradas rotineiramente. Entre as opções mais procuradas pelo público estão o agendamento de atendimento presencial nas Agências da Previdência Social, o acompanhamento do andamento das solicitações e o esclarecimento de dúvidas sobre a legislação previdenciária.
Os operadores realizam um trabalho estratégico na otimização dos serviços do INSS, ajudando a reduzir filas nas agências, orientar sobre o uso do Meu INSS e promover inclusão para quem tem dificuldade com meios digitais.
Atenção a golpes
INSS não liga da Central 135 para pedir dados aos cidadãos! É comum que haja tentativas de golpes com números como “11135”, “00135”.
A única situação em que o INSS liga para o segurado é para remarcar, confirmar ou antecipar atendimento. Mesmo assim não solicita documentos, dados pessoais ou senhas.