Notícias
FORÇA-TAREFA
Operação Autolycus desarticula grupo criminoso que aliciava servidores do INSS no Pará
A Força-Tarefa Previdenciária no estado de Rondônia deflagrou, nesta segunda-feira (17), em São Geraldo do Araguaia (PA), a Operação Autolycus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Previdência Social por meio de aliciamento de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia.
As investigações tiveram início a partir da prisão em flagrante de um dos suspeitos, em agosto de 2024. No decorrer das análises, identificou-se a existência de um esquema sofisticado, no qual um indivíduo oferecia vantagens e altos retornos financeiros a servidores. Caso essa abordagem não surtisse efeito, eram empregadas técnicas de pressão psicológica. Identificavam-se pontos frágeis na vida profissional desses servidores, com o objetivo de constrangê-los a conceder benefícios ou a participar dos esquemas ilegais.
A Polícia Federal prossegue com as investigações para identificar a extensão do esquema e a participação de outros envolvidos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação ou organização criminosa.
A ação contou com a participação da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), do Ministério da Previdência Social (MPS).
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate eficaz a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.