Notícias
FORÇA-TAREFA
Homem é preso após sacar benefício irregular em Roraima
A Força-Tarefa Previdenciária realizou, na sexta-feira (14), a prisão em flagrante de um cidadão venezuelano durante atendimento no Posto de Triagem da Polícia Federal em Pacaraima, Roraima.
O indivíduo havia se apresentado para renovar sua autorização de residência. Ao ser entrevistado, declarou espontaneamente residir em Santa Elena de Uairén, na Venezuela e afirmou nunca ter morado no Brasil, informando que ingressava no país apenas uma vez por mês para sacar um benefício previdenciário. Relatou, ainda, que obteve o referido benefício com auxílio de uma sobrinha, que o orientava sobre a documentação a ser apresentada no CRAS e, por diversas vezes, ela ficava com parte do valor recebido.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado à pessoa idosa gerou, até o momento, um prejuízo de mais de R$ 39 mil. A estimativa de economia futura decorrente da desarticulação do esquema criminoso ultrapassa R$ 175 mil, valor que continuaria sendo pago ao suposto beneficiário, considerando a expectativa de sobrevida de cidadãos venezuelanos conforme parâmetros de instituições internacionais de pesquisa, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A ação foi executada pela Polícia Federal e contou com o apoio da CGINP, do Ministério da Previdência Social (MPS).
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é composta pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam de forma integrada no enfrentamento a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No âmbito do Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social a identificação e análise de indícios de crimes e fraudes organizadas.