Notícias
FORÇA-TAREFA
Operação no Pará descobre fraude em benefícios previdenciários
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a operação Pilares Falsos, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes no Pará. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Belém (PA), expedido pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará. Também foi autorizada a quebra do sigilo informações digitais do alvo.
As investigações identificaram que o grupo criminoso criava beneficiários fictícios, utilizando documentos falsos e manipulando informações cadastrais para concessão indevida de benefícios. As identidades falsas eram, em sua maioria, de pessoas idosas registradas com endereços fictícios para dificultar a identificação dos responsáveis.
De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social, o prejuízo causado pela atuação do grupo supera R$ 2 milhões de reais, com base em 18 benefícios analisados nesta ação. Com a ocorrência da operação, porém, estima-se uma economia em torno de R$ 2,3 milhões, valores que seriam pagos caso as fraudes não fossem descobertas.
A operação recebeu o nome de Pilares Falsos em alusão à utilização de informações falsas como pilares que sustentavam todo o esquema fraudulento.
Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.