Notícias
CNPS
Conselho Nacional de Previdência Social se reúne e recebe dados atualizados sobre as filas da Previdência Social
O Conselho Nacional de Previdência Social se reuniu nesta terça-feira (24), em Brasília, e entre as pautas estava a atualização de dados sobre benefícios e segurados. Uma das apresentações realizadas mostrou a evolução da fila da perícia médica. Em maio de 2025, havia 956,9 mil requerimentos; em abril, 921,4 mil e, em janeiro deste ano, 709,4 mil pedidos.
O secretário do Regime Geral de Previdência Social substituto, Benedito Brunca, que presidiu a reunião, mostrou que, do total de requerimentos, a maioria (594,6 mil) referia-se a perícias iniciais, quando o segurado ainda não está recebendo nenhum benefício. Outros 282,7 mil requerimentos eram de Benefícios de Prestação Continuada (BPC/Loas).
O tempo médio de espera entre o agendamento e a realização da perícia médica no Brasil foi de 56,37 dias (dados de maio). O estado com o menor tempo médio para o atendimento foi Roraima, com 14,98 dias. Em Santa Catarina, o tempo médio foi de 24,44 dias. O estado com maior tempo de espera foi o Amazonas, com 176,13 dias.
A diretora de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, Márcia Eliza de Souza, apresentou dados sobre a fila de requerimentos. Em junho, a fila de reconhecimento inicial de direito era de 2,44 milhões de requerimentos. Em relação ao mês de maio, quando a fila estava em 2,56 milhões de requerimentos, houve queda de 4,6%. Segundo ela, do total de requerimentos, 1,17 milhão são pedidos de benefícios por incapacidade.
A diretora mostrou ainda como ficou o tempo médio de conclusão dos pedidos considerando cada tipo de benefício, em maio. Para aposentadoria por tempo de contribuição, o tempo médio foi de 68 dias. Para aposentaria por idade, o tempo foi de 57 dias. Pensão por morte, 60 dias. Salário-maternidade, 37 dias. Benefício Assistencial ao idoso, 36, e Benefício Assistencial à pessoa com deficiência, 110 dias.
Os conselheiros também acompanharam a exposição do representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Ivo Esteves Alonso Mósca, sobre os empréstimos consignados. Ele mostrou que, entre 2024 e 2021, houve queda de 79% nas reclamações referentes aos consignados, passando de 109.712 para 23.083 manifestações. Os dados são do portal Consumidor.gov.
Ele explicou que a maioria das reclamações ainda se refere a contratos antigos, quando ainda não era exigida a biometria dos segurados. Mósca deu detalhes sobre o funcionamento da biometria atualmente e falou sobre o que tem sido feito para reduzir ainda mais a quantidade de reclamações.
250 novos peritos médicos
Nesta segunda-feira, 23 de junho, o Ministério da Previdência Social divulgou o resultado do concurso público para perito médico federal, que aprovou 250 vagas em todas as regiões do país. Com base na demanda e tempo de espera, a Região Nordeste foi priorizada e receberá 156 profissionais, que estarão atuando nas Agências da Previdência Social até 15 de agosto. A chegada dos novos servidores vai contribuir de maneira significativa com o enfrentamento à fila do INSS. Confira aqui as vagas para cada estado.
Para mais informações sobre o CNPS acesse: gov.br/previdencia/cnps.