Notícias
INSTITUCIONAL
Ministro da Previdência Social anuncia 22 novos peritos médicos no Pará ao governador Helder Barbalho
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, se reuniu nesta quarta-feira (27) com o governador do Pará, Helder Barbalho, a quem anunciou a chegada de 22 novos peritos médicos federais, aprovados no concurso realizado pelo órgão em 2025. O ministro destacou como a chegada dos novos profissionais irá mudar o cenário da perícia médica no estado e em toda a Região Norte.
Atualmente com uma ocupação de 100 profissionais, o estado aumentará em 22% sua capacidade operacional de perícia médica, enquanto a Região Norte, a de maior tempo de espera no país, receberá 88 novos peritos médicos e terá ganho de 46,56% - o maior crescimento proporcional do Brasil. São nove os municípios do Pará que receberão os novos peritos médicos: Altamira, Bragança, Breves, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Santa Isabel do Pará e Santarém.
Pela manhã, o ministro se reuniu com gestores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério da Previdência Social. O evento contou com a participação do Superintendente Regional do INSS da Região Norte e Centro-Oeste, Iracemo Costa Coelho, de gerentes-executivos, da Perícia Médica Federal, de gestores do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) e da Inteligência da Previdência Social.
Foram levadas ao ministro pautas como a carreira dos servidores do INSS, a construção de salas sensoriais para pessoas neurodivergentes, a separação das regiões Norte e Centro-Oeste e demandas relacionadas ao atendimento pela perícia. Queiroz visitou ainda a Agência da Previdência Social de Belém, onde acompanhou os atendimentos aos segurados da capital.
O Coordenador Regional do Norte e Centro-Oeste da Perícia Médica Federal, Márcio Malés, destacou que essa é a carreira que trabalha dentro do reconhecimento do direito. “Para nós, tanto gestores quanto paraenses, estamos extremamente felizes de receber essa turma nova, porque certamente isso vai ampliar o leque de possibilidades da oferta de serviços e garantia do reconhecimento de direitos nesse universo da Amazônia, do estado do Pará, que tem um desafio enorme de, por exemplo, lotar um perito na cidade de Breves, um dos pulmões do arquipélago do Marajó, que historicamente nunca teve um perito”, disse.
“É um grande privilégio poder entrar nessa carreira, que nós sabemos que é de grande relevância social para o nosso Brasil, para os segurados, para as pessoas que estão precisando de algum tipo de ajuda. Santarém vai receber quatro novos peritos e é uma das cidades com maior atraso nas filas. Então, com certeza, nós, os novos peritos, vamos chegar para ajudar essas pessoas, e somos conscientes de que também isso vai ajudar até mesmo economicamente a cidade e economicamente a população”, disse Brenda Melo, perita médica federal aprovada no concurso de 2025 e presente na reunião.
Agenda em Bujaru
Nesta quinta-feira (28), o ministro acompanha os atendimentos à população do município de Bujaru que procura os serviços da Previdência Social nos PREVBarcos. Desde segunda-feira (25), as agências flutuantes da Previdência Social oferecem atendimento também sobre os descontos realizados sem autorização por associações nos benefícios de aposentados e pensionistas.
A embarcação conta com uma equipe de 10 servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, incluindo técnicos, assistentes sociais e peritos médicos. A expectativa é atender entre 150 e 200 pessoas por dia.
O PREVBarco possui a mesma estrutura de atendimento encontrada em uma agência em terra firme, mas bem mais perto de quem vive nas margens dos rios, como comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. O calendário do período e localidade por onde passam os barcos é divulgado pelo INSS.