Notícias
CNPS
Mais de 56 mil perícias foram realizadas em 2025 no formato de mutirão
De janeiro a agosto deste ano a Perícia Médica Federal já realizou mais de 56 mil perícias em formato de mutirão em todo o Brasil. Os dados foram apresentados em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), nesta quinta-feira, em Brasília. O colegiado também retomou o grupo de trabalho do consignado, que deve construir uma metodologia definitiva para a definição do teto dos empréstimos consignados do INSS.
Segundo os dados apresentados pelo secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, a Perícia Médica Federal já realizou em 2025 (janeiro a agosto) 56.387 perícias. A maior parte dos atendimentos ocorreu no Maranhão: 6,7 mil. No Ceará e na Bahia foram 6,2 mil perícias. No Rio de Janeiro foram 4,7 mil. Em 2024, foram 47.634 perícias e em 2023, 14.296.
O secretário também levou aos conselheiros um relatório com a distribuição dos 500 novos peritos médicos que foram aprovados em concurso público. A maior parte dos profissionais vai trabalhar no Ceará: serão 60 novos peritos para o estado. Em seguida, vem Maranhão, com 50 novos médicos peritos. Pernambuco vem em seguida com 39 médicos. Bahia terá 37.
“Tanto nos mutirões quanto na alocação dos novos peritos buscamos priorizar as regiões que mais precisam. Onde o tempo de espera é mais elevado, onde há poucos médicos e onde os segurados ainda precisam se deslocar a grandes distâncias para ter atendimento”, disse Portal.
CNPS
O Conselho Nacional de Previdência Social é órgão superior de deliberação colegiada, integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social. Tem por função estabelecer diretrizes gerais, participar, acompanhar e avaliar sistematicamente a gestão previdenciária, bem como apreciar as decisões de políticas aplicáveis à Previdência Social.