Notícias
CRPS analisa mais de 1 milhão de recursos em 2025
O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) terminou o ano de 2025 com números expressivos de produtividade. O principal indicador desse avanço foi a redução do tempo médio de tramitação dos recursos, que alcançou a marca de 183 dias, em dezembro de 2025. Com relação aos processos esperando respostas a mais de 180 dias, conseguimos reduzir a quantidade em aproximadamente 73,5%, passando de 244.553 processos em janeiro de 2025 para 64.575 no mês de dezembro.
Essa celeridade é resultado de um esforço concentrado que permitiu ao Conselho analisar, ao todo, 1.016.631 recursos no ano passado. O volume de saídas foi expressivamente superior à entrada de novos pedidos vindos do INSS, que somaram 539.936 no mesmo período. Na prática, o CRPS julgou quase o dobro do que recebeu, garantindo a diminuição constante da fila de espera.
A presidente do CRPS, Ana Cristina Silveira, comenta os resultados:
“Em 2025, o CRPS reduziu o tempo médio de tramitação de recursos para 183 dias, um marco importante, enquanto analisamos mais de 1 milhão de processos, repetindo o volume alcançado em 2024. Esse resultado é uma construção de toda a equipe do CRPS, que veste a camisa e acredita na nossa missão de entregar justiça social”.
Ana Cristina também agradeceu o apoio institucional do Ministério da Previdência Social e traçou o objetivo para o próximo ciclo:
“Registro meu agradecimento ao Ministro Wolney Queiroz, ao seu gabinete e assessores, e aos colaboradores do MPS, que passaram a conhecer melhor o nosso trabalho e a apoiar as demandas que dependem do Ministério. Em 2026, nossa meta é reduzir o tempo médio para 120 dias e agilizar o cumprimento dos acórdãos, para dar mais efetividade às decisões. Estamos felizes porque avançamos sem deixar de ouvir e buscar melhor qualidade de vida no trabalho. Equilibrar entrega para a população e bem‑estar da equipe é o nosso principal desafio e a base da nossa gestão.”
Entre os pedidos mais analisados, o Auxílio por Incapacidade Temporária ficou em primeiro lugar (291.596), seguido pela Aposentadoria por Tempo de Contribuição (199.190), Benefícios da Prestação Continuada - BPC (159.955) e Aposentadoria por Idade (119.585).
Para alcançarmos esse resultado expressivo, contamos com o empenho e dedicação das 47 unidades do CRPS espalhadas pelo Brasil que receberam capacitações, investimento em tecnologia, nomeação de novos conselheiros e a simplificação de regras internas para padronização, permitindo maior celeridade ao trabalho.
Ao analisar a produtividade do CRPS nos estados brasileiros, observa-se que os estados da região sudeste tiveram o maior quantitativo de processos analisados e julgados durante o ano passado. A maior quantidade foi de beneficiários do estado de São Paulo (272.430), seguido por Minas Gerais (104.544) e Rio de Janeiro (103.754).