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FESTIVAL DE EDITAIS
A Fundação Cultural Palmares está com cinco editais abertos, os quais proporcionam ao cidadão brasileiro, e principalmente às Comunidades Quilombolas, oportunidades em diversas áreas do conhecimento.
Temos o Prêmio de Fotografia Princesa Isabel; o Prêmio de Pintura e Desenho André Rebouças; o Edital de Seleção – Curso online de fotografia e marketing digital; a 2ª Edição- Prêmio Palmares de Arte e o Edital Contando Nossa História.
O Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) lançou dois editais nesta data comemorativa. O PRÊMIO DE FOTOGRAFIA PRINCESA ISABEL, o concurso tem por objetivo valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros brasileiros que obtiveram sucesso em suas áreas de atuação, por meio do qual, premiará 10 projetos fotográficos em preto e branco, relacionados à categoria escolhida por cada participante.
E o Edital Prêmio de Pintura e Desenho André Rebouças com finalidade de proporcionar e dar visibilidade necessária às realizações do grande engenheiro e fortalecer o conceito artístico por meio de 18 obras de arte, nas categorias pintura, desenho e xilogravura, as quais deverão figurar os trabalhos realizados pelo engenheiro, serão escolhidas as seis melhores propostas em cada uma das três categorias.
O Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA) impulsionou mais dois Editais: o “Contando Nossa História”, onde cada comunidade remanescente de quilombo terá a chance de contar a história de sua Comunidade de acordo com a sua perspectiva em vídeo. Dessa forma, a FCP propõe valorizar, mapear e divulgar as diferentes histórias, com o objetivo de fortalecer e preservar o patrimônio material e imaterial dessas comunidades, além de demonstrar como dá-se a relação entre ancestralidade e/ou modernidade na cultura local. Ao final do concurso, os vídeos premiados serão divulgados no site e nas redes sociais institucionais do órgão.
Já o Edital de Seleção – Curso online de fotografia e marketing digital visa fomentar atividades empreendedoras junto às comunidades quilombolas por meio da realização de curso de capacitação, profissionalizantes, e inseri-los no mercado de trabalho, tornando-os participantes ativos da economia criativa e cultural.
A 2° Edição do Concurso Prêmio Palmares de Arte, realizada pelo Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira (DEP) terá como objetivo selecionar oitenta produções artísticas, idealizadas por afro-brasileiros, membros de Comunidades Remanescentes de Quilombo certificadas pela Fundação Cultural Palmares, pertencentes às Comunidades Tradicionais de Terreiro, bem como autodeclarados pretos ou pardos para participar nas categorias Artesanato; Música; Dança e Leitura, escrita e oralidade: Mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional de sua escolha.
Por Fundação Cultural Palmares
NOTA DE PESAR
É com muita tristeza que a Fundação Cultural Palmares comunica o falecimento da colega e ex servidora, Jacira da Costa França, uma profissional que ao longo de sua jornada de trabalho na entidade, realizou suas atribuições com ética, dedicação e zelo. Jacira da Costa França foi procuradora federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), bem como da Fundação Cultural Palmares.
Conforme consta no site da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, em 2019, Jacira foi homenageada com a Medalha Myrthes pela OAB/DF em razão de seus serviços prestados à justiça, ao Direito e à sociedade, principalmente às comunidades quilombolas.
O falecimento ocorreu nesta segunda-feira, 13 de junho de 2022. Os integrantes da Fundação Cultural Palmares manifestam seus mais sinceros sentimentos aos amigos e familiares e compartilham desse momento de luto e dor.
Por Fundação Cultural Palmares
PARCERIA
A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (GDF), com o apoio da Fundação Cultural Palmares, deu início nesta terça-feira, 22 de novembro de 2022 à exposição Song of My People: African Americans - a self-portrait, que em português significa Canções do meu Povo: Afro-americanos: um autorretrato.
As 12 fotografias selecionadas do acervo da FCP ficarão expostas na Galeria dos Estados, SBS Quadra 02, Asa Sul,Brasília/DF. Parte da coleção cedida ao GDF mostra um projeto coletivo de 50 fotógrafos afro-americanos, dentre eles, Eric Easter, Dudley M. Brooks e D. Michael Cheers já conhecidos no meio fotográfico.
O acervo foi uma doação da Embaixada dos Estados Unidos para a Fundação Cultural Palmares em 26 de março de 1998. As fotografias contam as histórias de coragem, orgulho, conquistas, desafios, determinação, tragédias e triunfos dos negros americanos, temas estes que repercutem e ressoam também na história dos negros brasileiros.
Por Fundação Cultural Palmares
RESULTADO
A comissão de seleção da Fundação Cultural Palmares tornou público nesta segunda-feira, 28 de novembro de 2022, o resultado preliminar dos membros da sociedade civil para compor o Comitê Serra da Barriga no biênio 2022/2024.
O concurso tem a finalidade de promover a gestão participativa, valorizar e monitorar o Monumento Natural da Serra da Barriga e o seu entorno, localizados no Município de União dos Palmares, estado de Alagoas.
Os membros do Setor público já se encontram empossados, e abaixo, segue lista de candidatos da sociedade civil que constituirá o Comitê da Serra da Barriga:
| SEGMENTO | CANDIDATO | SITUAÇÃO | NOTA | JUSTIFICATIVA |
| Quilombola | - | - | - | |
| Povos Tradicionais de Matriz Africana | JOSE WILLAMS DE SOUZA OLIVEIRA | INDEFERIDO | - | DESCUMPRIMENTO DO ITEM 7.2 a) DO EDITAL DE SELEÇÃO. |
| Capoeirista | - | - | - | |
| Moradores do Município de União dos Palmares | ALAN GOMES DE LIMA | DEFERIDO | 01 |
Por Fundação Cultural Palmares
NOTA DE PESAR
É com pesar que a Fundação Cultural Palmares lamenta o falecimento de Aurelino Lopes dos Reis, co-fundador e morador do Quilombo São Domingos, localizado em Paracatu, Minas Gerais. Aurelino morreu aos 110 anos de idade e era considerado um dos quilombolas mais velhos do Brasil.
Que nesse momento de tristeza e luto haja paz, conforto, coragem e amor. Manifestamos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
Por Fundação Cultural Palmares
VÍDEO EXPLICATIVO
A Fundação Cultural Palmares lançou no dia 13 de maio de 2022, o edital: Contando a Nossa História. O concurso destina-se a premiar Membros de Comunidades Quilombolas certificadas pela Instituição.
Serão 30 (trinta) prêmios no valor bruto de R$ 8.330 reais para vídeos quilombolas com o tema “Qual o meu olhar sobre a história da minha Comunidade? ”.
Poderão se inscrever somente pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes no Brasil, que comprovem pertencer à Comunidade Quilombola que será retratada no vídeo. Ressalta-se que a premiação é regionalizada.
O concurso propõe valorizar, mapear e divulgar as diferentes histórias, com o objetivo de fortalecer e preservar o patrimônio material e imaterial dessas comunidades, além de demonstrar como se dá a relação entre ancestralidade e/ou modernidade na cultura local. Ao final do concurso, os vídeos premiados serão divulgados no site e nas redes sociais da Fundação Cultural Palmares.
Se você é um Membro Remanescente de Quilombo e quer contar a história da sua comunidade, não perca tempo, inscreva-se! As inscrições começam no dia 16 de maio.
Não perca tempo e já faça sua inscrição.
Por Fundação Cultural Palmares
NOTA DE PESAR
A Fundação Cultural Palmares expressa profundo pesar pela morte do ator e diretor Milton Gonçalves. O artista faleceu nesta segunda-feira, 30 de maio, aos 88 anos de idade.
A família de Milton Gonçalves confirmou que ator morreu por volta das 12h30, em casa, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações na saúde. Em 2020, o artista sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A estreia de Milton Gonçalves nas telas ocorreu em 1965 na TV Globo. Na emissora, ele fez mais de 40 novelas. Estão entre seus trabalhos: a novela Escrava Isaura; Carga Pesada e Sinhá Moça, novela que levou o artista a ser indicado ao prêmio de melhor ator no Emmy Internacional pela performance de pai José em 2006.
Por Fundação Cultural Palmares
DÚVIDAS FREQUENTES
1.O que é? Trata-se de um edital de premiação na modalidade concurso, com o objetivo de premiar 30 vídeos produzidos por candidatos quilombolas, que respondam ao tema “Qual o meu olhar sobre a história da minha comunidade”?
2. Quem pode participar? Poderão se inscrever pessoas físicas, acima de 18 anos, autodeclaradas quilombola, integrantes de uma das Comunidades Remanescentes de Quilombo certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
3. Não moro na minha comunidade. Posso me inscrever? O comprovante de residência não é exigência para inscrição. Caso você atenda os critérios da pergunta nº 2 (quem pode participar?) e da pergunta nº 5 (como será a comprovação de que o candidato é quilombola?), você poderá se inscrever e concorrer à premiação.
4. Não sou quilombola, posso participar do edital? Para esta premiação, o candidato deverá ser comprovadamente quilombola. Se este não for o seu caso, consulte no site da Fundação Cultural Palmares outros editais disponíveis, acesse em www.palmares.gov.br.
5. Como será a comprovação de que o candidato é quilombola? Esta comprovação se dará por meio de Declaração de pertencimento (Anexo I do edital), assinada pelo Presidente da Associação Quilombola ou, na falta desta assinada por 3 (três) lideranças da comunidade. O modelo da declaração está disponível no site da FCP, e deverá ser preenchida e anexada no formulário de inscrição.
6. Para participar do edital de premiação, preciso pagar a inscrição? Não, a inscrição é gratuita.
7. Onde eu faço a minha inscrição? Após ler todas as regras do Edital 002/2022, o candidato deverá fazer a inscrição pelo formulário: https://forms.gle/JQHVB3x11XyEgLYF7 . ATENÇÃO: para acessar o formulário de inscrição, o candidato deverá estar logado a uma conta do google.
8. Onde eu leio todas as regras do Edital de premiação? O Edital e todos os seus anexos estão disponíveis em: https://www.palmares.gov.br/?p=61456.
9. Qual o prazo para realizar a minha inscrição? As inscrições estarão abertas de 16 de maio a 29 de junho.
10. Quais os documentos que preciso apresentar na inscrição? Ao clicar no formulário de inscrição, além de preencher as informações pessoais que são solicitadas, o candidato deverá anexar alguns documentos (em formato de imagem ou pdf). Recomendamos que no ato da inscrição, o candidato tenha em mãos:
a) Documento de identificação com foto; OBS: Serão considerados como documentos de identificação válidos: Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Carteira de Identidade expedida pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar, Passaporte brasileiro, Carteira Nacional de Habilitação em validade, Carteira de Identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por Lei e Carteira de Trabalho e Previdência Social/CTPS, em condições Legíveis).
b) Documento contendo CPF;
c) Declaração de Pertencimento conforme modelo do Anexo I.
11. Ao preencher a REGIÃO do país, no ato da inscrição, eu considero a região onde se localiza a minha comunidade, ou a região onde atualmente resido? Para fins de inscrição e classificação do candidato neste concurso, será considerada a região de localização da comunidade remanescente de quilombo, conforme item 1.3.2 do edital.
12. Quantas pessoas da minha comunidade podem se inscrever? Será permitida a inscrição de mais de um vídeo da mesma comunidade, desde que produzido por pessoas diferentes e com conteúdos diferentes, que não apresentem elementos de plágio, total ou parcial.
13. Posso fazer inscrição em grupo? Não serão permitidas produções em coautoria ou coletivas. Apenas uma pessoa física se declarará responsável pela criação do vídeo, por meio da inscrição do mesmo. II) DA PREMIAÇÃO
14. Qual o valor do prêmio? O valor bruto do prêmio é de R$ 8.330,00 (oito mil, trezentos e trinta reais), deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor na data do pagamento, conforme item 4.1.1 do edital.
15. Qual a quantidade de prêmios, e como será a distribuição regional? Serão contemplados os 6 (seis) vídeos mais bem pontuados em cada uma das 5 regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), totalizando 30 prêmios. Não havendo inscrições suficientes em uma região, candidatos não habilitados ou não classificados, as vagas remanescentes serão redistribuídas para os candidatos que obtiverem maior pontuação na classificação geral, independentemente do critério da regionalidade, conforme item 1.3.1 do edital.
16. Quando os prêmios serão pagos? Os prêmios serão pagos após a homologação do resultado final e publicação no Diário Oficial da União. O pagamento aos contemplados está condicionado à existência de disponibilidade orçamentária e financeira, caracterizando a seleção como expectativa de direito, conforme item 12.7 do edital. III) SOBRE O VÍDEO
17. Qual é o tema do vídeo que devo apresentar para concorrer ao edital? O vídeo a ser inscrito neste edital deverá responder ao tema “Qual o meu olhar sobre a história da minha comunidade?” Para fins deste Edital considera-se história a ser contata a narração da história da Comunidade ou sua manifestação cultural que inclua período temporal, com início, meio e fim.
18. Como deve ser o vídeo que devo apresentar para concorrer ao edital? – deverá ter duração mínima de 5 minutos, e máxima de 10 minutos; – deverá conter narrativa que responda ao tema proposto no edital; – deve-se evitar o uso de trilhas sonoras, a não ser aquelas disponibilizadas gratuitamente, onde não incidam direitos autorais; – não pode conter propagandas, imagens de marcas e/ou logotipos de empresas ou produtos, bem como propaganda eleitoral e uso de camisetas, banners etc.. Também é vedado o uso de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal ou de autoridades e servidores públicos dos entes federados.
19. Outras pessoas podem participar do meu vídeo? Sim, desde que cada uma delas assine o Termo de Autorização de uso da imagem e voz (Anexo IV do Edital). No caso de menores de idade, os responsáveis deverão assinar o termo.
20. Posso concorrer com outro vídeo já produzido anteriormente? Não. Para este edital, o vídeo deverá ser inédito. Não serão aceitos vídeos já divulgados em plataformas digitais em período anterior ao da inscrição deste concurso.
21. Quais equipamentos posso usar para produzir o vídeo? Serão admitidos vídeos capturados por filmadora, câmera fotográfica, telefone celular e tablets, desde que preservadas as qualidades técnicas de som e imagem e filmados obrigatoriamente no sentido horizontal.
22. Posso usar trilha sonora? Não recomendamos o uso de músicas de artistas consagrados, por questões de direitos autorais. Prefira o uso de trilhas sonoras disponibilizadas gratuitamente na internet, ou músicas que façam parte do repertório cultural da própria comunidade.
23. Quem irá avaliar os vídeos? Os vídeos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada por servidores da Fundação Cultural Palmares e servidores de outras instituições federais vinculadas à Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.
24. Quando será divulgado o resultado final da premiação? A data prevista de divulgação do resultado final é em 03 de agosto de 2022. Vale lembrar que o candidato é responsável por manter-se atualizado sobre todas as informações e atualizações no cronograma do concurso, que serão sempre divulgadas em www.palmares.gov.br .
25. Ainda estou com dúvidas sobre o edital, como posso entrar em contato? As dúvidas poderão ser encaminhadas para editaldpa2022historia@gmail.com, ou para (11) 96581-9067 (somente whatsapp).
Por Fundação Cultural Palmares
VEJA O VÍDEO
O concurso tem por objetivo valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros brasileiros, além de incentivar a participação plena e efetiva da população negra, homenageando assim, dez personalidades que obtiveram sucesso em suas atividades profissionais e tornaram-se ícones negros brasileiros nas suas áreas de atuação durante o século 19.
O concurso vai premiar 10 projetos fotográficos em preto e branco, de fotógrafos profissionais ou amadores, relacionados à categoria escolhida por cada participante. Quer saber como se inscrever? É simples, vamos lá?
Primeiro, o participante deve escolher uma única CATEGORIA na qual deseja Concorrer.
Depois, tendo clareza de sua CATEGORIA, deve-se iniciar a produção das fotografias.
O próximo passo é o seguinte, dentre todas as fotografias que produzir, o participante escolherá e enviará somente as 25 (vinte e cinco) fotografias com as quais deseja concorrer. É importante observar CRITÉRIOS TÉCNICOS DE AVALIAÇÃO DAS IMAGENS, como Coerência dos textos descritivos com o conteúdo das imagens; Poder poético e poder de síntese dos textos descritivos, entre outros, descritos lá no item 16.1.
No quarto passo, para cada uma das 25 (vinte e cinco) fotografias escolhidas o participante deve preparar um texto, os enviando em um arquivo único em PDF contendo todos os 25 textos DESCRITIVOS.
No 5º passo, o participante enviará no formulário específico da CATEGORIA escolhida, as 25 (vinte e cinco) fotografias e os 25 (vinte e cinco).
DESCRITIVOS, acompanhados de documentação de autorização de uso de imagem de cada elemento humano fotografado identificável ou passível de identificação.
Caso não seja possível colher a documentação de autorização de uso de imagem de algum(ns) fotografado(s), a imagem deve ser apresentada com desfoque que não possibilite a sua identificação.
As PROPOSTAS inscritas serão analisadas pela Comissão de Habilitação, podendo ser habilitadas ou inabilitadas.
As PROPOSTAS habilitadas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora. Ao fim do processo, todas as PROPOSTAS serão listadas em ordem decrescente de pontuação.
Os primeiros fotógrafos das 10 (dez) CATEGORIAS com a melhor pontuação atribuída pela Comissão Julgadora farão jus ao valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para cada um. (condicionados a entrega dos ANEXOS na forma do item 12.1.5.).
Caso não haja PROPOSTAS habilitadas em uma ou mais CATEGORIAS, o(s) prêmio(s) correspondente(s) será(ão) atribuído(s) ao(s) PROPONENTE(S) melhor(es) colocado(s) em uma listagem geral de pontuação decrescente, independentemente da CATEGORIA, excluindo-se os fotógrafos já premiados.
Quando do pagamento do prêmio, será efetuada a retenção tributária prevista na legislação aplicável.
Ficam sob a responsabilidade do participante quaisquer contatos, contratações, custos e encargos referentes ao desenvolvimento da PROPOSTA, inclusive o pagamento de direitos autorais se for o caso, de acordo com a legislação vigente.
É vedada ao participante a exploração comercial ou publicitária das fotografias Premiadas.
Não perca tempo e já faça sua inscrição.
Por Fundação Cultural Palmares
O TREZE DE MAIO
por Luiz Gustavo S. Chrispino
É inegável o fato de que fomos a última nação a abolir a escravidão, porém, se formos levar em consideração que não houve uma gota de sangue derramada por esse fato – diferente de nossos irmãos norte-americanos que mergulharam numa guerra civil por conta da libertação dos escravos, e ainda assim, hoje, o processo racial lá é, inegavelmente, mais amplo e violento que aqui –, observamos que o mais prejudicado no processo foi a monarquia brasileira, derrubada por um golpe dado pelos cafeicultores/políticos/Positivistas, que se opunham ao regime monárquico e ao fim da escravidão. Mas ainda sabendo dos riscos e das consequências, a Princesa Isabel, regente na época do 13 de maio, enfrentou toda a oposição contrária à libertação definitiva dos escravos no Brasil.
Somos uma nação abençoada pela miscigenação do nosso povo, um amálgama das três raças primárias – branca, preta e indígena, gerando um arco-íris racial – preto, branco, vermelho, mulato, caboclo, mameluco, pardo; uma profusão de matizes de pele que hoje forma esse povo maravilhoso e adorado pelo mundo.
Somos uma nação que recebe todos bem por termos sofrido na pele a amargura de uma colonização, onde poucos tinham poderes e muitos sofriam e padeciam da pobreza e da falta de estrutura básica. Poucos podiam votar ou frequentar escolas, tampouco tinham empregos decentes. E por conta da maldade, não temos outra adjetivação para o fato, os negros foram esquecidos e amaldiçoados com a pobreza e com a marca de raça inferior, para os quais os piores empregos e os menores salários eram apregoados. Ainda há quem fale mal da Princesa Isabel, que os libertou. Foi dela também a assinatura, como regente, da Lei do Ventre Livre, mesmo sendo uma lei bastante inexpressiva, visto que os petizes pretos eram obrigados a ficarem com as mães, o que gerava trabalho para eles ao chegarem a idades de pré-adolescência ou até antes; ainda assim ela iniciava ali uma luta que iria culminar com a lei máxima de liberdade racial e a queda do império brasileiro.
O desejo da princesa de terminar com a escravidão vinha já de seu avô, porém, não teve tempo de gerir tal movimento devido aos primeiros quatro anos de seu governo turbulento com as guerras e buscas de aceitação da independência do Brasil, e depois outros entraves. A Regência nem pensava em libertar a mão de obra cafeicultora, pois seus líderes eram em grande parte donos de escravos e de cafezais. Cabia a Pedro de Alcântara tentar mudar tal face nefasta no país.
Pedro II, um grande Chefe de Estado, tentava incentivar tal prática de libertação com a alforria de todos os escravos em propriedades da Família Imperial, lembrando que nenhum preto alforriado pela coroa saiu de suas tarefas e todos eram pagos pelo próprio imperador. Com esta visão cresceu a futura imperatriz do Brasil, tendo inclusive pedido ao pai de presente de casamento a libertação de um tanto de escravos, e que foi agraciada com presente por ela muito apreciado.
A luta da família imperial esbarrava sempre nas questões de Governo, visto que os deputados e senadores do Império, na quase totalidade, eram Latifundiários e Cafeicultores e, como tal, donos de escravos, sem contar o receio da desestabilização política, caso tal libertação imposta pelo Chefe de Estado fosse colocada. As leis anteriores à Lei Áurea foram de pouco resultado, porém o censo de 1872, já apontava que o Brasil tinha uma outra visão da que mostram alguns pseudoestudiosos – 58% de todos os brasileiros se declaravam pretos ou pardos; apenas 38% se declaravam brancos; os estrangeiros somavam 3,8% e os indígenas 4% do total de brasileiros. Dentre este grupo, 51,6% eram homens e 48,4% mulheres. Já quando consideramos a “condição social”, 84,8% da população brasileira já era livre e apenas 15,2% do total de habitantes, independentemente de sua etnia ou origem, ainda permanecia na condição de escravo. Um quadro bem diferente do que tínhamos na década de 1840, quando se deu o início do Segundo Império.
A grande parte dos escravos ainda se concentrava no Nordeste açucareiro e na região do Vale do Paraíba do Sul, onde localizava-se a parte decadente da cafeicultura do Brasil: decadente mas ainda poderosa politicamente, o que emperrava a libertação total dos escravos. Cabia a nossa redentora princesa fazer algo contra esta absurda posição de ainda ter entre povo brasileiro – sim, povo brasileiro, visto que os escravos existentes não eram mais oriundos da África, mas nascidos no Brasil, pois desde 1850 não entravam mais novos escravos oriundos do continente – uma população escrava.
Sua coragem ao colocar em risco a coroa mostrou que ela pensava num percentual pequeno da população, mas que ainda era uma ferida na carne do país. Sem medo da perda da coroa, e pensando no bem-estar dos ainda escravizados, no dia 13 de maio de 1888, era assinada a Lei Áurea, pequeno texto, mas de grande relevância, pois impunha de forma definitiva e sem retorno o fim da escravidão no Brasil sem o derramamento de uma gota de sangue, como já dito, bem diferente dos norte-americanos que mergulharam o país numa guerra de 1861 a 1865, com mais de 350 mil mortes e o empobrecimento do sul do país. Aqui, nossa princesa redentora, com uma assinatura deu fim a essa situação inadequada.
Porém, não ficaria por aí tal situação, visto que não era apenas com a libertação dos escravos que a Princesa Isabel se preocupava, mas com a situação de toda a população preta do Brasil, marginalizada pela classe política e rica branca que lhes negava o direito de um emprego decente, de moradia etc.
Em carta, que pode ser lida aqui e que hoje se encontra no acervo do Museu Imperial em Petrópolis, mostra-se o projeto de indenização para ex-escravos, para que pudessem trabalhar em sua agricultura e pecuária e um maior espaço para as mulheres em uma sociedade extremamente patriarcal. A carta revela muito mais: a aproximação fiel ao movimento abolicionista e aos principais abolicionistas da época, que na carta são chamados de amigos. Ela demonstra também a preocupação com escravocratas e republicanos como um empecilho para que seus planos se concretizassem. Segue parte do referido documento mostrando a verdadeira preocupação de nossa princesa.
“11 de agosto de 1889 – Paço Isabel
Corte midi
Caro Senhor Visconde de Santa Victória
Fui informada por papai que me colocou a par da intenção e do envio dos fundos de seu Banco em forma de doação como indenização aos ex-escravos libertos em 13 de Maio do ano passado, e o sigilo que o Senhor pediu ao presidente do gabinete para não provocar maior reação violenta dos escravocratas. Deus nos proteja dos escravocratas e os militares saibam deste nosso negócio, pois seria o fim do atual governo e mesmo do Império e da Casa de Bragança no Brasil. Nosso amigo Nabuco, além dos Srs. Rebouças, Patrocínio e Dantas, poderem dar auxílio a partir do dia 20 de Novembro quando as Câmaras se reunirem para a posse da nova Legislatura. Com o apoio dos novos deputados e os amigos fiéis de papai no Senado será possível realizar as mudanças que sonho para o Brasil!
Com os fundos doados pelo Senhor teremos oportunidade de colocar estes ex-escravos, agora livres, em terras suas próprias trabalhando na agricultura e na pecuária e delas tirando seus próprios proventos. Fiquei mais sentida ao saber por papai que esta doação significou mais de 2/3 da venda dos seus bens, o que demonstra o amor devotado do Senhor pelo Brasil. Deus proteja o Senhor e todo a sua família para sempre!
Foi comovente a queda do Banco Mauá em 1878 e a forma honrada e proba, porém infeliz, que o Senhor e seu estimado sócio, o grande Visconde de Mauá aceitaram a derrocada, segundo papai tecida pelos ingleses de forma desonesta e corrupta. A queda do Sr. Mauá significou uma grande derrota para o nosso Brasil!
Mas não fiquemos mais no passado, pois o futuro nos será promissor, se os republicanos e escravocratas nos permitirem sonhar mais um pouco. Pois as mudanças que tenho em mente como o senhor já sabe, vão além da liberação dos cativos. Quero agora me dedicar a libertar as mulheres dos grilhões do cativeiro doméstico, e isto será possível através do Sufrágio Feminino! Se a mulher pode reinar também pode votar!
Agradeço vossa ajuda de todo meu coração e que Deus o abençoe!
Mando minhas saudações a Madame a Viscondessa de Santa Vitória e toda a família.
Muito de coração
ISABEL”

- Carta
Como vemos, era preocupação da Princesa aguardar a volta da Câmara em 20 de novembro para que aqueles que a apoiavam nas empreitadas libertadoras pudessem dispor de verbas públicas para dar alguma dignidade aos pretos, agora todos livres. Pena que cinco dias antes os opositores da coroa derrubaram-na com um infame golpe, mergulhando o Brasil no regime Republicano que até hoje escraviza o povo como um todo, e não somente os pretos de outrora.
De minha parte, como Historiador, não levando em conta meu apreço pelo regime Monárquico Parlamentar, e brasileiro, dói ver a forma imprópria que taxam nossa princesa imperial de ser mera “assinadora” da Lei Áurea, que neste 13 de maio faz 133 anos da assinatura da lei que pôs fim à infame escravidão no Brasil, e como sempre, levanto a bandeira de “Redentora” de nossa Princesa Isabel, pois ela redimiu, sim, o Brasil de 471 anos de escravidão.
Porém, como a História sempre é contada pelos vencedores ou poderosos, infelizmente a família imperial perdeu, escravocratas e republicanos venceram, e no final, deram um golpe, instituíram uma república bastante questionável, visto que o Plebiscito sobre a forma e sistema de governo decretado na primeira constituição republicana a ser efetivada dois anos após sua assinatura, só foi efetivado 100 anos depois, e os negros recém libertos realmente foram lançados à própria sorte, não pela monarquia que acabaria um ano após a assinatura da lei, sem chances de fazer algo pelos ex-cativos, mas por uma república apoiada por ex-donos de escravos.
Esta é a verdadeira história da sociedade brasileira, em especial da parcela preta de nossa população, bem como de seus mais próximos de cor – Mulatos e Pardos. A verdadeira redentora da raça preta brasileira, é muita das vezes diminuída, mas foi de suas mãos que surgiu a coragem de assinar a Lei redentora, foi de sua vontade que os pretos brasileiros hoje são livres, mesmo padecendo de escravidão social, assim como a maciça população brasileira, pela mesma parcela que não queria sua liberdade – a classe Política, antes poderosa pelo dinheiro do café, hoje poderosa pelos artifícios por ela montados para se eternizarem no poder.
Nossa Princesa foi o modelo de libertadora, assim como Simón Bolívar e José de San Martin libertaram as nações espanholas da América do Sul do jugo espanhol, ela libertou nossos irmãos pretos da situação vexatória de escravos. Lembrar do 13 de maio como uma data de importância histórica, principalmente para a parcela preta do Brasil, é antes de tudo vislumbrar o papel de uma mulher que seria Imperatriz do Brasil, que lutou durante toda a sua vida pelo fim de tal situação e que com a coragem libertadora e redentora, perdeu a coroa, mas deixou de legado um país totalmente livre.
Salve o 13 de maio, dia do fim da Escravidão no Brasil, Salve a Princesa Isabel, a Redentora, a Libertadora, a verdadeira construtora de uma nação 100% livre da escravidão no mundo.
CURSO 100% ONLINE
A Fundação Cultural Palmares lança nesta sexta-feira, 13 de maio de 2022, o edital de seleção: Curso online de fotografia e marketing digital. Serão selecionados 200 (duzentos) membros de Comunidades Remanescentes do Quilombo certificadas pela FCP.
A iniciativa visa fomentar atividades empreendedoras junto às comunidades quilombolas por meio da realização de curso de capacitação, profissionalizantes, além de inseri-los no mercado de trabalho, bem como auxiliá-los a tornarem-se participantes ativos da economia criativa e cultural.
Para participar, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos, disponibilidade de horário e dispor de acesso à internet e equipamentos eletrônicos como celular, computador, notebook ou tablet.
As inscrições iniciam-se dia 16/05, no ato da inscrição, o candidato deverá preencher um Formulário Eletrônico, fornecendo, obrigatoriamente os dados solicitados, incluindo o número do seu CPF, número de telefone e um endereço de e-mail válido.
Quer aprender fotografia e Marketing digital sem sair de casa, e ainda receber certificado? Então, não fique fora dessa. A Fundação Cultural Palmares irá te ajudar! Basta inscrever-se, e concorrer ao curso 100% online e gratuito.
Dúvidas e informações referentes a este edital poderão ser esclarecidas e/ou obtidas pelo e-mail: fotografia.palmares@gmail.com
LISTA DEFINITIVA – HABILITADOS
AVISO DE PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÕES.
Confira aqui a Lista Preliminar de Habilitação e Inabilitação.
Para inscrever-se, acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/1JCKhULBCJ-6BVQg4zlWJvJ5oows3UqaMQ852_O92Tak/edit?hl=pt-br
AUTODECLARAÇÃO
Versão DOC / Versão PDF
DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO
Versão DOC / Versão PDF
Por Fundação Cultural Palmares
RESULTADO
Saiu nesta quinta-feira, 01 de dezembro de 2022, a lista dos candidatos habilitados e inabilitados para o edital Prêmio Jovem Quilombola Inovador.
O objetivo do concurso foi selecionar projetos realizados por alunos quilombolas e impulsionar a criatividade acadêmica de graduação de discentes de comunidades remanescentes de quilombo, certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
Os estudantes selecionados fazem parte do programa Bolsa Permanência, matriculados no período de 1° de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021.
Por meio do edital, a Fundação Cultural Palmares busca impulsionar a futura aplicação prática voltada para o desenvolvimento e melhoria de vida das Comunidades Quilombolas.
Além disso, busca incentivar a criação e gerenciamento coletivo de produtos a partir de potencialidades ambientais e culturais; Melhorias na produção da agricultura tradicional para soluções com uso de tecnologias sustentáveis na produção e armazenamento de alimentos com respeito às tradições.
– Lista dos candidatos habilitados
– Lista dos candidatos inabilitados
Por Fundação Cultural Palmares
II EDIÇÃO DO PRÊMIO PALMARES DE ARTE
A Fundação Cultural Palmares lança, nesta sexta-feira (13), a II edição do Concurso “Prêmio Palmares de Arte”. O edital visa PREMIAR 80 INICIATIVAS de artistas autodeclarados negros (pretos ou pardos), praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras, preferencialmente de áreas de vulnerabilidade social, bem como artistas residentes em Comunidades Quilombolas devidamente certificadas pela instituição.
O Concurso terá como objetivo principal fortalecer as expressões culturais quilombolas e afro-brasileiras; identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros e às estratégias de preservação de suas identidades culturais, além de incentivar a participação plena e efetiva da população negra e quilombola na elaboração, execução e avaliação de projetos, atividades, ações e iniciativas que envolvam a cultura afro-brasileira por eles cultivada.
As iniciativas apresentadas deverão estar vinculadas a uma das seguintes categorias: Artesanato; Música; Dança; e Leitura, escrita e oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional. No ano de 2020, foi lançado o Concurso Arte do Quilombo que contou com mais de 600 inscritos e premiou 91 iniciativas culturais. Em 2021, foi lançada a primeira edição do Concurso Prêmio Palmares de Arte, que recebeu 636 inscrições e premiou 152 iniciativas culturais.
A fim de alcançar o mesmo êxito da edição passada, a Fundação Cultural Palmares lança a II Edição do Prêmio Palmares de Arte com o propósito de promover o fortalecimento, a valorização, a preservação, a divulgação da cultura afro-brasileira. O concurso também proporciona o fortalecimento do imaginário positivo relacionado às questões afro-brasileiras perante à sociedade; o fomento às manifestações culturais afro-brasileiras principalmente em tempos de crise e o auxílio à manutenção das expressões culturais nos quilombos.
A cultura afro-brasileira tem se destacado nos últimos anos frente às políticas públicas desenvolvidas no segmento cultural. Nesse processo, a Fundação Cultural Palmares vem contribuindo para essa vitória, seja por meio de suas ações voltadas à valorização e ao reconhecimento dos processos civilizatórios africanos e afrodiaspóricos no contexto brasileiro, seja por meio de buscar superar a invisibilidade de homens e mulheres negras na história e cultura do país.
Algumas Informações sobre as inscrições
Cada candidato poderá apresentar apenas uma única iniciativa cultural e em somente uma das categorias: Artesanato; Música; Dança; e Leitura, escrita e oralidade. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo Formulário do Google Forms. Não serão aceitas inscrições após os horários e períodos definidos no calendário divulgado no edital, sob pena de desclassificação.
A Fundação Cultural Palmares não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais congestionamentos de rede e problemas técnicos, por isso, recomenda-se o envio com antecedência. O prazo para recebimento das inscrições e documentações será de acordo com o cronograma.
O Concurso contará com recursos na ordem de R$ 770.792,00 (setecentos e setenta mil setecentos e noventa e dois reais), provenientes da Administração Direta, consignados no orçamento do exercício de 2022, recursos tais que podem ser suplementados e/ou suprimidos conforme a Administração julgar conveniente.
– RETIFICAÇÃO DO EDITAL N° 3/2022.
– AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS PELOS LINKS ABAIXO:
a) Para inscrição na categoria “Artesanato” – https://forms.gle/YqukTiQfvBFfR9nY8
b) Para inscrição na categoria “Música” – https://forms.gle/Kb9mpLvULaJyG31cA
c) Para inscrição na categoria “Dança” – https://forms.gle/Kb9mpLvULaJyG31cA
d) Para inscrição na categoria “Leitura, escrita e oralidade: Mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional” – https://forms.gle/Kb9mpLvULaJyG31cA
AVISO DE PRORROGAÇÃO DA FASE DE INSCRIÇÕES
LISTA PRELIMINAR DA HABILITAÇÃO
2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 03/2022
RESULTADO DEFINITIVO DA HABILITAÇÃO
AVISO DE PRORROGAÇÃO DA FASE DE AVALIAÇÃO E JULGAMENTO
AVISO DE 2ª PRORROGAÇÃO DA FASE DE AVALIAÇÃO E JULGAMENTO
RESULTADO PRELIMINAR DE CLASSIFICAÇÃO
Quadro Geral de Classificação Final
Classificação Final Categoria Artesanato
Classificação Final Categoria Música
Classificação Final Categoria Dança
Classificação Final Categoria Leitura, Escrita e Oralidades
Divulgação - Três iniciativas culturais dos melhores colocados por categoria:
CATEGORIA: DANÇA
1º – GORETE APARECIDA DE OLIVEIRA
Vídeo: https://youtu.be/tnWszZJ1c8o
A contemplada Gorete Aparecida de Oliveira lidera e representa a Comunidade Remanescente Quilombola Beco do Caminho Curto, em Joinville/SC, certificada em 10 de maio de 2019 pela Fundação Palmares. O Projeto Makena, palavra que tem origem no Quênia e significa bonita, se deu com o início de atividades com a dinâmica do espelho, conversação dirigida sobre pesquisa da história do turbante, coreografia da dança afro e apresentação de dança com as mulheres da comunidade. Para a execução do projeto são utilizadas ações de confecção de turbantes com as mulheres da comunidade que, além de moda, é a representação do símbolo de poder e identidade da história africana.
2º – MARIA GIRLÂNDIA DE PAULA
Vídeo: https://youtu.be/t5rUZ0T_NaM
A contemplada Maria Girlândia de Paula é vice-presidente, coreógrafa e dançarina do Grupo de Dança Quadrilha Quilombola Afrojunina, com a pretensão de realizar ações culturais que evidenciem a identidade cultural afro-brasileira da Comunidade Quilombola da Base e do Alto Alegre, município de Pacajus/CE, visibilizando as particularidades históricas e identitárias afro-brasileira, promovendo um intercâmbio cultural entre povos quilombolas e não quilombolas e disponibilizando a gravação de um documento audiovisual e histórico do grupo e das reminiscências afro-brasileiras presentes em sua história nas redes sociais.
A contemplada informa que o projeto se dá pela possibilidade de contribuir para o enfrentamento do racismo estrutural praticado contra os povos quilombolas, uma vez que valoriza a história e a identidade cultural afro-brasileira das comunidades Quilombolas da Base e do Alto Alegre, por meio da exaltação do protagonismo estético expressivo dos quilombolas.
3º – TERESINHA DE JESUS LIMA DOS SANTOS
Vídeo: https://youtu.be/2w6xST1hPMU
A contemplada Teresinha de Jesus Lima dos Santos desenvolve um trabalho de expressões culturais negras com crianças e jovens no Bairro Águas Negras, periferia da cidade de Belém do Pará, intercalando os espaços físicos entre escolas públicas e um terreiro de umbanda com crianças e jovens até 18 anos.
O projeto conta com oficinas e debates da cultura negra, com ênfase na capoeira e no maculelê (uma luta/dança de raízes Africanas, introduzida no Brasil) e tem como objetivo criar uma consciência a respeito da valorização do povo negro e a relação com a construção identitária negra no Brasil, trazendo além de sua prática corporal, diálogos que abordam racismo, racismo religioso, homofobia e violência contra a mulher. Além disso, acaba gerando renda para as famílias envolvidas, por meio da confecção da veste utilizada e também alguns instrumentos percussivos tradicionais.
CATEGORIA: LEITURA ESCRITA E ORALIDADE
1º – JOANA DA SILVA SANTIAGO
Vídeo: https://youtu.be/CmOtZG3nk2A
A contemplada Joana da Silva Santiago é detentora dos saberes Kalunga e mestra das tradições quilombolas, dentre as quais está a arte de extrair óleo de coco, um importante elemento da culinária quilombola que contribui para a soberania alimentar do povo Kalunga, em Monte Alegre/GO, sendo um dos alimentos mais ricos e nutritivos disponíveis na localidade. Sua extração é feita de maneira artesanal, demandando um grande trabalho e esforço físico. Essa prática não visa apenas o consumo e a comercialização, mas também o resgate e a preservação dos saberes e fazeres da cultura Kalunga e quilombola, exercendo importante papel na salvaguarda e disseminação de saberes em risco de extinção.
2º – PERCIDA DA SILVA SANTIAGO
Vídeo: https://youtu.be/MBuo3HdWl_4
A contemplada Percida da Silva Santiago realiza uma importante ação socioeducativa que envolve a presença dos mais jovens ao fazer o xarope queimado, um preparo feito a partir das plantas intituladas Gervão, Chapada e Quina, encontradas no cerrado do Sítio Histórico Kalunga, em Monte Alegre/GO. A receita é um resgate e valorização de forma a preservar e dar continuidade nos saberes de sua avó e outros antepassados, além de possuir forte vinculação com as condições históricas e sociais da comunidade remanescente de quilombos, uma vez que denota a dependência do povo Kalunga dos remédios produzidos na própria localidade.
3º – DINAILSON DA COSTA DIAS
Vídeo: https://youtu.be/0XqO__u6LfA
O contemplado Dinailson da Costa Dias realiza o processo de elaboração da rapadura, desde a colheita da cana à moagem manual, revivendo situações e práticas vividas pelo seu avô, unindo-se a outros membros da comunidade em uma celebração da vida Kalunga, em Monte Alegre/GO. Esta iniciativa foi capaz de unir outros jovens em uma ação de respeito e valorização do legado de seu avô, onde a solidariedade, o trabalho coletivo e os ensinamentos por meio da oralidade fazem com que os laços comunitários se fortaleçam e se renovem a cada dia.
CATEGORIA: MÚSICA
1º – VALDEMAR DE AQUINO DOS SANTOS
Vídeo: https://youtu.be/XJSsj0_K83Y
O contemplado Valdemar de Aquino dos Santos, juntamente com os outros membros da comunidade, desenvolveu a escola de foliões, que está voltada principalmente para o ensino de músicas cantadas e tocadas nas folias e festividades do território Kalunga, em Monte Alegre/GO. Através de oficinas, eles oferecem aprendizagem mais específica (musical, instrumentos, toadas e rezas), com o objetivo de aumentar o interesse dos jovens. Aliada à sua ação pedagógica, também é realizado levantamento histórico das tradições, letras e musicalidades associadas à folia, procurando encontrar as matrizes mais distantes da manifestação das Ladainhas, Curraleira e a própria Sussa.
2º – RAIMUNDO PEDRO LEAL DOS SANTOS
Vídeo: https://youtu.be/VrQZ53zsf2A
O contemplado Raimundo Pedro Leal dos Santos desempenha trabalho voluntário em uma escola pública municipal de Belém do Pará, área de vulnerabilidade social, chamada Paracuri. Desenvolve atividades na escola voltadas à capoeira, realizadas três dias da semana e com foco na experimentação musical e vivências práticas e orais.
Além disso, há uma grande preocupação em dar suporte para que se desenvolvam pesquisas acadêmicas e artísticas na área, uma vez que os jovens participantes são acadêmicos e tem um grande apresso e interesse em desenvolver trabalhos sobre àquela cultura.
3º – JOAO DA CRUZ CONCEIÇÃO FILHO
Vídeo: https://youtu.be/UwyOnm4Hodg
O contemplado João da Cruz Conceição Filho desenvolve um trabalho socioeducativo dentro dos terreiros de mina(umbanda) e candomblé, no estado do Pará, enfatizando a parte musical que rege os cultos de matrizes africanas no Brasil. Seu principal objetivo é a manutenção de suas tradições e a perpetuação da mesma através na nova geração. A atividade cultural é realizada para que crianças, jovens e adultos adeptos da religião participem de oficinas de percussão de diversos instrumentos utilizados na gira até sua confecção, como é o caso do tambor, agogô, cabaça e caxixi.
CATEGORIA: ARTESANATO
1º – DEBORA CRISTINA ALCANTARA DUARTE
FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659204754/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659414073/in/album-72177720305647548/
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https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659204659/in/album-72177720305647548/
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A contemplada Débora Cristina Alcantara Duarte desenvolve um trabalho dentro de um terreiro de umbanda na cidade Ananindeua-Pará, aberto à comunidade. O projeto de artesanato tem como um dos objetivos criar uma formação para que os participantes possam gerar financeiramente uma renda extra. Suas peças produzidas são cheias de originalidade, com cores fortes e marcantes, representando a ancestralidade negra, utilizando elementos/artefatos com procedência africana e/ou afro-brasileira. Sua arte varia entre guias de entidades/orixás, contra-egum, vestimentas de entidades, turbantes, decorativos africanos, instrumentos musicais como caxixi e cabaças.
2º – FRANCISCA ALDENIZA DA SILVA
FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659366055/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52658425542/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52658918056/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659366085/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52658918151/in/album-72177720305647548/
A contemplada Francisca Adenilza da Silva realiza peças em artesanato no Quilombo do Alto Alegre em Horizonte. A confecção feita a mão de boneca negra é para ajudar na complementação de sua renda familiar. Seu orgulho pelo trabalho desenvolvido é forma de valorizar sua origem, história e identidade afro-brasileira quilombola. O desenvolvimento do seu trabalho mostra a beleza da mulher quilombola e a ancestralidade negra da comunidade, além da valorização da cultura. Por meio de ensinamentos e orientações, o conhecimento é repassado para as outras mulheres da comunidade. A inspiração do projeto vem de uma lembrança da primeira parteira da comunidade, mãe Davel.
3º – DIANE DO SOCORRO LEAL DOS SANTOS
FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659190434/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52658413117/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52658905411/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659190349/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659353400/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52659353385/in/album-72177720305647548/
https://www.flickr.com/photos/184650225@N02/52658413067/in/album-72177720305647548/
A contemplada Diane do Socorro Leal dos Santos desenvolve um trabalho com a cultura da capoeira no distrito de Icoaraci, área de alta vulnerabilidade social que fica localizado na cidade de Belém do Pará. Essa atividade abrange várias segmentações, podendo ser trabalhada em vários aspectos, a fim de promover a valorização dos povos descendentes. Ministra aulas e produz instrumentos musicais utilizados na capoeira e nas giras do Tambor de Mina, além de miniaturas transformadas em colares, brincos, pulseiras e adereços decorativos.
ANEXO I – CRONOGRAMA ATUAL
Publicação: 13/05/2022
Período de inscrições: 13/05 a 18/07/2022
Habilitação: 16/05 a 22/07/2022
Publicação da Habilitação Preliminar: 25/07/2022
Recursos de Habilitação: 26/07 a 01/08/2022
Análise dos Recursos de Habilitação: 02 a 08/08/2022
Publicação de Habilitação Final: 11/08/2022 Período de Julgamento das Iniciativas: 12/08 a 26/09/2022
Publicação do Resultado Preliminar: 29/09/2022
Recursos de Resultado de Julgamento: 30/09 a 06/10/2022
Análise dos Recursos de Julgamento: 07/10 a 14/10/2022
Publicação do Resultado Final: 19/10/2022
ANEXOS II – Declaração de pertencimento étnico
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ANEXO III – Contrato de cessão e licença de direitos autorais e patrimoniais
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ANEXO IV – Projeto Básico do Prêmio do DEP
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Por Fundação Cultural Palmares
II EDITAL DE FOTOGRAFIA
A Fundação Cultural Palmares lança nesta sexta-feira, 13 de maio, a segunda edição do edital: Prêmio de Fotografia Princesa Isabel. Elaborado pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), o concurso tem por objetivo valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros brasileiros, além de incentivar a participação plena e efetiva da população negra, homenageando assim, dez personalidades que obtiveram sucesso em suas atividades profissionais e tornaram-se ícones negros brasileiros nas suas áreas de atuação durante o século 19.
Nesta edição, o Edital focará suas atividades ao Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro de 2022, bem como evidenciará o legado deixado pela Princesa Isabel, responsável pela abolição da escravatura em 13 de maio de 1888. O concurso vai premiar 10 projetos fotográficos em preto e branco, relacionados à categoria escolhida por cada participante.
O participante escolherá a categoria que mais interessar-lhe. Como já mencionado, serão dez ao todo: Categoria Machado de Assis – Literatura; Categoria Hemetério José dos Santos – Educação; Categoria Irmãos Rebouças – Engenharia; Categoria Luiz Gama – Direito; Categoria Juliano Moreira – Saúde; Categoria José do Patrocínio – Comunicação; Categoria Nilo Peçanha – Política; Categoria João Carlos de Oliveira (“João do Pulo”) – Esportes; Categoria Francisco Paulo de Almeida – Empreendedorismo e Categoria Aleijadinho – Artes.
O Concurso é para maiores de 18 anos, pessoas físicas (PF) ou Microempreendedor Individual (MEI), e a premiação será de 30 (trinta) mil reais. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores.
Ressalta-se que cada competidor poderá inscrever-se em apenas uma única categoria, em caso de duplicidade, o candidato será inabilitado, e se forem enviadas em mais de uma categoria, todas as propostas serão inabilitadas.
O resultado da entrega final, assim como todas as ações e produtos gerados a partir do Edital, serão oferecidos gratuitamente ao público, sendo disponibilizado à sociedade de forma online, por meio do site e redes sociais da entidade, bem como para eventuais exposições e eventos presenciais desde que a fonte e os direitos autorais sejam citados.
Leia o edital completo clicando aqui:
Nota Média – Pós-Recursos – Classificação por categoria
Classificação Geral – Pós Recursos
Listagem de Premiados – Após a fase recursal
Prorrogação do período de inscrições – NOVO CRONOGRAMA
Listagem de Notas por Categoria
Lista de Notas Gerais – Excluídos os Primeiros colocados de cada Categoria
Lista Final dos Habilitados e Inabilitados
Tela de Erro – Arquivo Danificado – Candidata Helisana Barros
Prorrogação do período de avaliação das propostas
Para inscrever-se, acesse o link da categoria desejada, e boa sorte!
| Área Profissional | Homenageado | Link do formulário específico para cada categoria |
| Literatura | Machado de Assis | https://forms.gle/tPB1HuqLBhH72AaE9 |
| Educação | Hemetério José dos Santos | https://forms.gle/K7fdMygZN4kYtRBJ8 |
| Engenharia | Irmãos Rebouças | https://forms.gle/uxFNB1hdnMNdj32v6 |
| Direito | Luiz Gama | https://forms.gle/rJMjDNE8pRh4nDbU9 |
| Saúde | Juliano Moreira | https://forms.gle/mWTQpKbgKcqvKiDz8 |
| Comunicação | José do Patrocínio | https://forms.gle/1kHkj5E7NLmv3H9S6 |
| Política | Nilo Peçanha | https://forms.gle/jKzy94EMihK5JGU67 |
| Esportes | João do Pulo | https://forms.gle/KY2Vd8GcaRucEPCE8 |
| Empreendedorismo | Francisco Paulo de Almeida | https://forms.gle/LoWhgCVa6WhGJLS66 |
| Artes | Aleijadinho | https://forms.gle/VjbZp7FajLDd68ke6 |
ANEXO I – DECLARAÇÃO DE QUE NÃO POSSUI QUALQUER TIPO DE VÍNCULO COM O MINISTÉRIO DO TURISMO OU A FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES
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ANEXO II – DECLARAÇÃO ANTIPLÁGIO
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ANEXO III – TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS (CDA)
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ANEXO IV – TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E VOZ
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Por Fundação Cultural Palmares
PREMIAÇÃO PARA QUILOMBOLAS
A Fundação Cultural Palmares, por meio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA), lança nesta sexta-feira, 13 de maio de 2022, o edital: Contando a Nossa História. O concurso destina-se a premiar Membros de Comunidades Quilombolas certificadas pela Instituição.
Serão 30 (trinta) prêmios no valor bruto de R$ 8.330 reais para vídeos quilombolas com o tema “Qual o meu olhar sobre a história da minha Comunidade? ”.
Poderão se inscrever somente pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes no Brasil, que comprovem pertencer à Comunidade Quilombola que será retratada no vídeo. Ressalta-se que a premiação é regionalizada.
O concurso propõe valorizar, mapear e divulgar as diferentes histórias, com o objetivo de fortalecer e preservar o patrimônio material e imaterial dessas comunidades, além de demonstrar como se dá a relação entre ancestralidade e/ou modernidade na cultura local. Ao final do concurso, os vídeos premiados serão divulgados no site e nas redes sociais da Fundação Cultural Palmares.
Se você é um Membro Remanescente de Quilombo e quer contar a história da sua comunidade, não perca tempo, inscreva-se! As inscrições começam no dia 16 de maio.
Ampliação do número de prêmios do Edital 02/2022- Contando a Nossa História
AVISO DE PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÕES
PORTARIA DE HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
CONFIRA A LISTA FINAL DE INSCRIÇÕES HABILITADAS E INABILITADAS
Confira aqui a lista de classificação na REGIÃO NORTE
Confira aqui e lista de classificação na REGIÃO SUL
Confira aqui e lista de classificação na REGIÃO NORDESTE
Confira aqui e lista de classificação na REGIÃO SUDESTE
Confira aqui e lista de classificação na REGIÃO CENTRO-OESTE
Confira aqui a lista de CLASSIFICAÇÃO GERAL
Acesse aqui o formulário de recurso (ANEXO III) – Versão PDF
Acesse aqui o formulário de recurso (ANEXO III) – Versão WORD
Acesse aqui o formulário de recurso em pdf
Acesse aqui o formulário de recurso em word
Para inscrever-se, acesse o link: https://forms.gle/JQHVB3x11XyEgLYF7
ANEXO I DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO
ANEXO II RECURSO ETAPA DE HABITAÇÃO
ANEXO III RECURSO ETAPA AVALIAÇÃO
ANEXO IV TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM
ANEXO V CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITO
ANEXO VI SUGESTÃO PARA ELABORAR VIDEO
ERRATA – COMUNICADO
Informamos que o material de apoio “Dúvidas frequentes”, divulgado em 20/05/2022, continha erro de digitação na pergunta 18.
Onde se lê: deverá ter duração mínima de 5 minutos, e máxima de 30 minutos;
LEIA-SE: deverá ter duração mínima de 5 minutos, e máxima de 10 minutos;
Ressaltamos que esta errata em nada prejudica as inscrições, uma vez que refere-se apenas a uma correção no material de apoio (Dúvidas frequentes), que não compõe o Edital 002/2022 e seus anexos.
Canais para esclarecimentos de dúvidas:
(11) 96581-9067
editaldpa2022historia@gmail.com
Por Fundação Cultural Palmares
EDITAL DE PINTURA E DESENHO
A Fundação Cultural Palmares, por intermédio do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), lança nesta sexta-feira, 13 de maio, o edital: Prêmio de Pintura e Desenho André Rebouças.
O objetivo do concurso é dar a visibilidade necessária às realizações do grande engenheiro durante o século 19, contribuir para a disseminação das informações a respeito desse ícone da historiografia negra brasileira, além de fortalecer o conceito artístico e iconográfico recém fundado na entidade, assim como fomentar a produção artística na sociedade brasileira.
Serão escolhidas 18 obras de arte, nas categorias pintura, desenho e xilogravura, as quais deverão figurar os trabalhos de engenharia realizados por André Rebouças. O Concurso premiará as seis melhores propostas em cada uma das três categorias.
Aquelas que obtiverem as maiores notas médias nos critérios objetivos, receberão o prêmio no valor bruto de R$ 10 mil reais para cada proposta vencedora. As obras deverão seguir as técnicas descritas por edital: o óleo, a acrílica, o bico de pena, o pastel ou aquarela sobre tela ou papel.
O participante deverá escolher a categoria que mais interessar-lhe. As obras e idealizações de André Rebouças que servirão de inspiração para a criação são elas: Docas da Alfandega no Rio de Janeiro; Estrada de Ferro que liga Curitiba a Paranaguá; Docas da Companhia Dom Pedro II no Rio de Janeiro – Incorporou Docas da Gamboa no Rio de Janeiro; Chafariz da Praça do Zacarias de Curitiba; Estrada da Graciosa – (Antônio); Parque Nacional de Iguaçu e Torpedo utilizado na Guerra do Paraguai.
Serão permitidas inscrições de pessoas físicas (PF) ou Microempreendedor Individual (MEI). Cada candidato deverá enviar digitalmente uma fotografia em alta resolução da pintura, desenho ou xilogravura confeccionada. Serão admitidas inscrições de menores de 18 anos desde que ela venha acompanhada de autorização do representante legal do menor.
Cada fotografia será preliminarmente avaliada por uma Comissão Habilitadora, que verificará a obediência do projeto aos requisitos de inscrição. Os projetos habilitados serão encaminhados a uma Comissão Julgadora que, sem acesso aos nomes dos proponentes, atribuirá notas a cada um dos projetos.
A inscrição da proposta deverá ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário gratuito específico para cada uma das categorias (Googleforms), e será efetivada mediante o envio de toda a documentação devidamente preenchida.
Em caso de propostas do mesmo candidato enviadas em mais de uma categoria, todas as propostas do candidato serão inabilitadas. Os candidatos que enviarem de forma incompleta os documentos listados no Edital, ou fora do prazo estabelecido, terão suas propostas inabilitadas. Serão desclassificadas as propostas que não forem inéditas ou forem publicadas durante a realização do concurso.
Leia o edital completo clicando aqui
Lista de Pinturas, Desenhos e Xilogravuras recebidas e verificadas pela Comissão Julgadora
NOTA POR JURADO
EDITAL DE RETIFICAÇÂO – Prorrogação das inscrições até o dia 28 de julho de 2022 do edital: prêmio de pintura e desenho André Rebouças clicando aqui:
Prorrogação do período de avaliação das Pinturas, Desenhos e Xilogravuras – NOVO CRONOGRAMA
Confira aqui a Lista Preliminar de Habilitação e Inabilitação.
Para inscrever-se, acesse o link da categoria desejada, e boa sorte!
| Categoria | Link do formulário |
| Pintura | https://forms.gle/Agq1pWKU31jkBdzy9 |
| Desenho | https://forms.gle/fm5UuB7WmYgfcyCDA |
| Xilogravura | https://forms.gle/4bxrVNf7vdy33cL17 |
ANEXO I – DECLARAÇÃO DE QUE NÃO POSSUI QUALQUER TIPO DE VÍNCULO COM O MINISTÉRIO DO TURISMO OU A FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES
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ANEXO II – DECLARAÇÃO ANTIPLÁGIO
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ANEXO III – TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DE MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS
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ANEXO IV – CONTRATO DE CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS E PATRIMONIAIS
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APÊNDICE- OBRAS DE ANDRÉ REBOUÇAS
Versão PDF
Por Fundação Cultural Palmares
TRANSPARÊNCIA TOTAL
Para trazer ainda mais transparência aos serviços prestados à sociedade, a Fundação Cultural Palmares vem alimentando seu site e suas redes oficiais com uma série de documentos e relatórios.
Por meio da nossa plataforma atualizada, a sociedade pode acompanhar as ações realizadas por todas as áreas da entidade, entre elas, o Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro (DPA); o Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira (DEP); o Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) e a Ouvidoria.
Com este objetivo de disponibilizar facilmente as informações necessárias para melhor atender à população, a Fundação criou a aba “Download”, onde há diversos documentos sobre o acervo, o inventário dos livros, os resultados dos editais, entre tantos outros. Todos eles podem ser baixados para leitura. Além disso, o usuário pode acessar os relatórios públicos e o Manual de Identidade Visual da instituição.
No site oficial o cidadão também encontra ícones informativos, tais como os da Comunidade Remanescentes de Quilombos; das Personalidades Negras; e da Proteção Territorial Quilombola. A plataforma também é composta por banners informativos e culturais como o do Destaque Cultural da Semana, que apresenta personalidades negras que fizeram história.
O compromisso da Fundação Cultural Palmares é o de estar a serviço da sociedade, trabalhando pela garantia plena dos direitos culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Por Fundação Cultural Palmares
EM PROL DOS BRASILEIROS
Os integrantes do novo conselho curador da Fundação Cultural Palmares reuniram-se na tarde da última sexta-feira, 08 de abril de 2022, para a cerimônia de posse, ocorrida na sede da Secretaria de Cultura, em Brasília. No dia seguinte, os conselheiros estiveram presentes nas instalações da entidade para conhecer os departamentos, bem como o seu acervo. Vale ressaltar que o órgão colegiado da Instituição voltou a funcionar após quatro anos desativado.
Na cerimônia, com a presença do presidente da Fundação Palmares, Marco Antonio Evangelista, e também de seus diretores, foram empossados os representantes da Comunidade Afro-brasileira, Antônio Ribeiro do Santo Filho; Fernando Santos de Jesus; Mary Angela Brito Alves; Luiz Gustavo dos Santos Chrispino; Jorge de Oliveira; e a representante da Comunidade Indígena, Sarah Coelho de Lima. A advogada Thaíse Carvalho Miranda, também representante da Comunidade Afro-brasileira, participou por videoconferência.
A pastora e mestranda em Ciências da Religião, Mary Angela Brito Alves, afirmou que fazer parte do Conselho Curador da Palmares é uma honra, uma vez que um de seus principais objetivos como integrante será o de desenvolver projetos que possam beneficiar as Comunidades Remanescentes de Quilombo. “É muito importante fazer parte do Conselho, pois isso representa estar na linha de frente, em benefício do cidadão negro. Sou muito grata pela oportunidade, temos muito trabalho a realizar”, comemorou.
O Diácono e enfermeiro Antônio Ribeiro dos Santos Filho disse que pretende apoiar todas as etnias sem distinção de cor, pois todos os cidadãos brasileiros foram e são essenciais para a formação da sociedade. “Meu principal objetivo é trabalhar por uma sociedade mais justa e igualitária, posto que a sociedade brasileira é fruto de uma mistura de todos os povos, ou seja, da miscigenação. Essa será minha linha de atuação, na qual seguirei até o fim”, acentuou.
Para o Professor Luiz Gustavo dos Santos Chrispino, a valorização cultural e histórica da sociedade brasileira é essencial para a construção de uma sociedade igualitária e justa. “Vim para somar na valorização do povo preto. Infelizmente há um abandono na valorização nacional de nossos costumes. Eu vim para resgatar e proporcionar aos brasileiros a formação de sua própria cultura”, reforçou.
Também participaram da cerimônia o Representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública: Rafael Raeff Rocha; o Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, João Eduardo Tabalipa Ferreira; e o Representante do Ministério da Educação, Sérgio de Oliveira.
Sérgio de Oliveira reafirmou seu compromisso com a educação. “Eu venho do Ministério da Educação, então também tratamos das questões quilombolas. Fazer parte do Conselho irá ampliar esse entendimento para essas questões raciais”, completou.
De acordo com o representante do Ministério da Justiça, Rafael Raeff, o papel de um conselheiro é fundamental. Ele ainda lembrou que o cargo torna-se ainda mais importante quando é bem usado. “ É a primeira vez que faço parte do Conselho, não estou somente representando a mim mesmo, mas a todos do ministério. Planejo ao longo destes três anos ter consistência, dando voz aos cidadãos e proporcionando mudanças “, ressaltou.
O Conselho Curador da Fundação Palmares tem como missão formular propostas e opinar sobre questões relevantes para a promoção e preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na sociedade brasileira. Cabe ainda aos conselheiros zelar pela entidade, seu patrimônio e o cumprimento de seus objetivos, bem como elaborar e aprovar o regimento interno do próprio Conselho.
Por Fundação Cultural Palmares
PRÉDIO HISTÓRICO
Dando continuidade ao projeto de estreitar as relações e potencializar os resultados efetivos de suas representações regionais, o novo presidente da Palmares, Marco Antonio Evangelista da Silva, acompanhado por seus gestores e pela procuradora-chefe da Palmares, realizou visitas técnicas na cidade do Rio de Janeiro.
Na manhã do dia 30 de março de 2022, o presidente da Palmares e sua equipe visitaram o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), e se reuniram com sua presidente, Laura Di Blasi. O tema central da reunião foi a forma de compartilhamento do espaço do Armazém Docas D. Pedro II pelo Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana do Rio de Janeiro (LAAU), que é um braço do IRPH, e pela Palmares. “O LAAU tem a importante missão de se tornar um centro de referência na área de arqueologia, e muito nos alegra saber que estão se instalando dentro de um prédio histórico, e tão belo, quanto o do Docas”, resumiu o presidente. Na tarde do mesmo dia 30 aconteceu a visita ao próprio Armazém, com a presença da representante regional da Palmares e integrantes do LAAU.

- Detalhe do acervo arqueológico do LAAU
Detalhe do acervo arqueológico do LAAU
No dia seguinte, 31, a procuradora-chefe da Palmares e o presidente da Fundação se reuniram com representantes do Ministério Público. A pauta foi o conjunto de procedimentos legais envolvendo a futura gestão do Armazém Docas D. Pedro II. “O prédio Docas, por conta de sua extrema importância histórica e grandes dimensões, demanda uma grande responsabilidades de todos os envolvidos. A Palmares está seriamente comprometida em colaborar para que se encontre o melhor formato possível de gestão, com compartilhamento de despesas e de responsabilidades, além da busca de novos parceiros”, resumiu o presidente.

- Fachada do Armazém Docas D. Pedro II
Detalhe do acervo arqueológico do LAAU
Por Fundação Cultural Palmares
CUMPRINDO A MISSÃO
No mês de março de 2022, o presidente da Palmares, Sérgio Camargo, acompanhado por seus gestores, realizou visitas técnicas nas representações regionais da Fundação. As visitas tiveram o objetivo central de potencializar as ações das representações, além de fazer uma vistoria in loco e estreitar relações com os parceiros da Palmares. “Para cumprirmos nossa missão institucional, que é a de integrar o negro na sociedade brasileira e preservar a cultura de temática negra, é preciso ampliar cada vez mais a atuação da Palmares”, resumiu o presidente.
As duas primeiras vistorias ocorreram em Salvador. No dia 21 foi visitada a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, instalada no Solar do Berquó, uma bela construção iniciada em 1691. Neste solar também fica a representação regional da Palmares. O presidente foi recebido pelo superintendente Bruno Tavares, que se encarregou de apresentar o prédio histórico.
No mesmo dia, o presidente também entrevistou pessoalmente o futuro representante regional de Salvador, o qual deve assumir em breve. “Para as regionais se fortalecerem, estamos buscando profissionais que tenham uma mescla de expertises que envolvam gestão e cultura. É o caso do futuro representante”, disse Sérgio Camargo.
Detalhe do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga
No dia seguinte, 22, foi a vez da Casa do Patrimônio dos Sete Candeeiros, uma construção do século XVII tombada pelo Iphan em 1938. O interesse central da Palmares nesta visita foi o de conhecer o acervo bibliográfico da instituição, o qual possui raridades como a coleção das edições da Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, cuja publicação iniciou-se em 1894.
O próximo lugar vistoriado, no dia 24, foi o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o qual reproduz as habitações originais do famoso refúgio negro, além de preservar a história do quilombo e de seus líderes Ganga Zumba e Zumbi. O Memorial foi implantado na Serra da Barriga em 2007 pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, no território original do quilombo.
O presidente Sérgio Camargo com o superintendente do Iphan, Bruno Tavares
No dia 25, os integrantes da Palmares foram recebidos em São Luís, na sede do Iphan, pelo superintendente regional, Maurício Abreu Itapary. O Iphan funciona, desde 1988, no Sobrado da Baronesa de Anajatuba, localizado no centro histórico da cidade; e lá também está a representação regional da Palmares. “O Iphan tem sido um grande parceiro da Palmares, e não só por ceder espaço físico para que nossos representantes tenham suas bases de trabalho, mas também pelo apoio logístico e cultural que nos dão”, agradeceu o presidente.
A visita final, no dia 26, foi à comunidade quilombola Só Assim, situada em Alcântara, no Maranhão. Foi a oportunidade de o presidente da Palmares e seu corpo diretivo se reunirem com representantes de outras comunidades da região, tais como as de Macajubal, Parito Seca e Peru.
Por Fundação Cultural Palmares