Notícias
Projeto incentiva debate sobre racismo em escolas do DF
Promover o debate sobre as relações étnico-raciais nas instituições de Ensino Médio e Fundamental do Distrito Federal. Esta é a proposta do projeto Escola sem Racismo, realizado por dois colaboradores da Fundação Cultural Palmares (FCP), Mateus Santana e Lorena de Lima Marques.
A ação se desenvolve em três frentes: para professores, estudantes de Ensino Fundamental e alunos de Ensino Médio. Para cada grupo, há uma proposta diferente. Nesta quarta-feira (18), Mateus e Lorena falaram ao corpo docente do Centro de Ensino Médio EIT (Cemeit), de Taguatinga, região administrativa do DF.
Entre os temas abordados pela dupla estão empoderamento, mercado de trabalho, auto-estima e diversidade étnico-racial. “Mostramos as várias formas de racismo, como o estrutural e o institucional. Destacamos a importância da escola na formação da identidade da pessoa e como se pode contribuir para fortalecer este processo com os jovens negros”, assinala Mateus Santana. Ele conta que a ação acontece nas escolas públicas, porém há intenção de levar a iniciativa à rede privada.