Notícias
Professores de Caucaia (CE) são capacitados para disseminar história e cultura afro
Cem professores da rede de ensino fundamental da cidade de Caucaia, no Ceará, e lideranças quilombolas participam nesta semana da capacitação do projeto Conhecendo Nossa História: da África ao Brasil. Desenvolvida pela Fundação Cultural Palmares (FCP) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a prefeitura municipal, a iniciativa promove a educação da história e da cultura afro-brasileiras nas escolas.
O projeto será lançado em Caucaia na próxima sexta-feira (25), no Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. A cerimônia contará com a presença do coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da Fundação Palmares, Vanderlei Lourenço; do prefeito Naumi Amorim; da secretária de Educação, Lindomar Soares; e do secretário de Turismo e Cultura, Paulo Guerra. Haverá ainda presença de membros de comunidades quilombolas e de professores e gestores municipais.
A capacitação acontece no Centro Municipal de Formação está sendo ministrada por Zezito Araújo, historiador e ativista do movimento negro, e por Eliane Boa Morte, doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Caucaia conta com quatro multiplicadores, que são profissionais da área de educação encarregados de disseminar o Conhecendo Nossa História.
Na ocasião, acontece ainda o lançamento do livro Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade, com artigos de professores de Caucaia e apresentação cultural de mulheres quilombolas.