Notícias
Palmares certificará 26 comunidades quilombolas em Alagoas
A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, certificará 26 comunidades quilombolas em Alagoas. Os documentos serão entregues hoje, 18, às 15h no Palácio República dos Palmares, pelo presidente da Fundação Zulu Araújo e pelo governador do Estado Teotonio Vilela Filho. O reconhecimento foi baseado em mapeamento étnico cultural realizado pelo Núcleo de Gerência de Quilombolas do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).
Com as certidões a população dessas comunidades será inserida nos planos públicos de ordenação e fomento do desenvolvimento regional, que tem como foco de ação quatro grandes diretrizes: regularização fundiária, infraestrutura e serviços, desenvolvimento econômico e social, assim como controle e participação social. Essas diretrizes fazem parte do Programa Brasil Quilombola, criado em 2004 pelo governo federal, cujas ações visam alterar, de forma positiva, as condições de vida e de organização das comunidades remanescentes de quilombo, promovendo acesso conjunto de bens e serviços sociais ao seu desenvolvimento.
Mapeamento étnico cultural – O mapeamento consiste num diagnóstico social, cultural e econômico das comunidades pesquisadas, além de levantar suas dificuldades e necessidades. Finalizado o estudo, Alagoas se tornará o primeiro estado brasileiro a identificar e produzir o mapa étnico cultural das comunidades quilombolas localizadas em seu território.
Veja a lista das comunidades que serão certificadas, os municípios onde estão localizadas e o número de famílias:
Comunidades |
Município |
Nº de famílias |
Lagoa das Pedras |
Água Branca |
50 |
Barro Preto |
Água Branca |
50 |
Serra das Viúvas |
Água Branca |
50 |
Jaqueira |
Anadia |
35 |
Sapé |
Igreja Nova |
100 |
Alto da Madeira |
Jacaré dos Homens |
45 |
Sitio Macuca |
Japaratinga |
18 |
Aguazinha |
Olho d´Água das Flores |
30 |
Guarani |
Olho d´Água das Flores |
45 |
Burniu |
Pariconha |
50 |
Malhada Vermelha |
Pariconha |
15 |
Bom Despacho |
Passo do Camaragibe |
208 |
Santa Filomena |
Palestina |
40 |
Pixaim |
Piaçabuçu |
25 |
Jussarinha |
Santana do Mundaú |
34 |
Caboclo |
São José da Tapera |
60 |
Cacimba de Barro |
São José da Tapera |
35 |
Serrinha dos Cocos |
Senador Rui Palmeira |
25 |
Mariana |
Santana do Mundaú |
18 |
Belo Horizonte |
Traipú |
60 |
Uruçu |
Traipú |
50 |
Passagem do Vigário |
Taquarana |
43 |
Abrobeiras |
Teotônio Vilela |
32 |
Birrus |
Teotônio Vilela |
32 |
Gurgumba |
Viçosa |
20 |
Com informações da Assessoria de Comunicação do Iteral