Notícias
Fundação Palmares e FUNASA Amapá firmam termo de cooperação
Por Emiliane Saraiva Neves
Na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, participou do Fórum de Discussões das Ações da Fundação Nacional da Saúde no Amapá (FUNASA). No evento, que aconteceu no auditório da SEBRAE, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições. O objetivo do termo é implementar ações conjuntas de assistência técnica concernentes aos projetos voltados às comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, assentados, etc.) no estado do Amapá.
A Fundação Palmares subsidiará a realização das atividades da FUNASA com informações antropológicas e dados sobre gestão e planejamento, pesquisas e estudos realizados. Também oferecerá as condições administrativas e operacionais para a realização das ações. A equipe técnica a ser formada pelas duas organizações será multidisciplinar.
Pretende-se viabilizar ações de atendimento à demanda crescente de investimentos em saneamento para as comunidades. Para tanto será feito um diagnóstico da dinâmica estadual e municipal para conhecer melhor a realidade do Amapá. A meta é promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental nas áreas de interesse especial, nos municípios de até 50 mil habitantes e nas condições de vida de populações vulneráveis do Estado brasileiro.
O presidente da Palmares no fórum relatou que ao viajar pelo país tem visto muitas comunidades quilombolas em estado de penúria. E entende que não é possível à Fundação Palmares trabalhar a cultura sem perpassar pelas questões da saúde e alimentação dos povos tradicionais. Melhorar as condições de saneamento básico desses grupos é missão da Palmares visto que cabe a ela implementar políticas públicas que protejam o patrimônio cultural afro-brasileiro e desenvolver ações voltadas à sustentabilidade das comunidades remanescentes dos quilombos.
O fórum foi composto pela apresentação da missão e ações da FUNASA e do SESAM (Serviços de Saúde Ambiental) e do DIESP (Divisão de Engenharia). A mesa foi composta pelo: Superintendente Estadual Alderico Pinheiro; Presidente da Fundação Nacional de Saúde Herinque Pires; Presidente da Fundação Cultural Palmares Erivaldo Oliveira; Senador da República Davi Alcolumbre; Deputado Federal Marcos Reátegui. Representando os prefeitos municipais compareceu Márcio Serrão, prefeito de Laranjal do Jari e o prefeito municipal de Macapá, Clécio Luiz.
Também participou do fórum o prefeito Rildo Oliveira do município de Tartarugalzinho; prefeito José Maria Bessa de Porto Grande; prefeito Carlos Sampaio de Amapá, prefeito Vitor Hugo Itaubal; prefeita Maria Orlanda de Oiapoque; prefeito João da Silva Costa do município de Matagão e o prefeito Elson Belo de Serra do Navio.