Notícias
Fundação Palmares apresenta Balanço da Gestão 2011 – 2014 nesta quarta-feira, em Brasília
No próximo dia 17 de dezembro a Fundação Cultural Palmares (FCP – MinC) realiza, na Sede da instituição, em Brasília, a apresentação do seu Balanço de Gestão 2011 – 2014. o evento tem início previsto para as 15 horas e conta com a participação dos gestores da Fundação e do presidente Hilton Cobra.
Também participam da atividade a ministra da Seppir/PR, Luiza Bairros, os deputados federais Luiz Alberto e Alice Portugal, a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, assim como parceiros e parceiras da sociedade civil. A atividade tem como objetivo analisar as principais ações realizadas nos últimos quatro anos com foco na promoção e preservação da cultura negra brasileira.
Entre as ações que serão destacadas está o início da construção do Sistema Palmares de Informação, o começo das ações em favor da construção do Museu da Cultura e Memória Afro-brasileira, a construção do Plano Setorial para a Cultura Afro-brasileira, em parceria com o Colegiado Setorial para a Cultura Afro-brasileira do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), entre outras.
Parcerias de êxito – De acordo com o presidente da FCP-MinC, Hilton Cobra é interessante destacar que diversas parcerias foram estabelecidas e fortalecidas nos últimos quatro anos. “Todo projeto precisa de suporte para que possa efetivamente tornar-se realidade. Nós da Palmares tivemos os melhores parceiros para trabalhar pelo fortalecimento da cultura negra no País. Destacamos porém as parcerias realizadas com outras entidades vinculadas ao MinC, que foram de grande importância para a execução de várias ações da FCP”, ressaltou.
Mecanismos de fomento – Cobra falou sobre a importância das das ações voltadas para o fomento e promoção da cultura afro-brasileira. De acordo com ele, isso foi feito por meio do lançamento de editais e chamadas públicas. “O balanço também mostrará os resultados dos diversos certames lançados de 2011 a 2014. Destacaremos os editais que tiveram como objetivo principal reconhecer e apoiar as iniciativas culturais de comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e outros coletivos negros”, disse.
Programação
ABERTURA – Boas Vindas
2.VIDEO
Exibição do Trailer do Documentário – Mestre Erenilton, um dos premiados do Edital Imagens da Memória. Realizado em 2013 pela Fundação Cultural Palmares que premiou 12 projetos que remontam, cujos personagens centrais são anciãos (mais de 80 anos), oriundos de comunidades de matriz africana. O documentário originalmente de 26 minutos, produzido por Maria Carolina Torres, aqui representada por Rachel Coutinho.
3. MESA DE PARCEIROS
– Rodrigo dos Santos (Ator – Ligado ao coletivo ACOBEM – Rio de Janeiro )
– Arthur Leandro (Representante do Colegiado Setorial de Cultura Afro Brasileira do Conselho Nacional de Políticas Culturais)
– Rafael Rafuage (Movimento Hip Hop do rio Grande do Sul)
– Denildo Rodrigues (Quilombola SP, representante da CONAQ – Coordenação Nacional das Comunidades rurais Quilombolas)
– Marcos Cardoso (Representante do Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares)
– Mãe Bete de Oxum (Membro do CNPC, Coordenadora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada em Olinda /PE, instituição parceira na realização do NUFAC)
4.BALANÇO DE GESTÃO
Presidente da Fundação Cultural Palmares Senhor Hilton Cobra
5.MESA – PARCEIROS INSTITUCIONAIS
– Sr. Hilton Cobra (Presidente da Fundação Cultural Palmares)
– Deputado Federal Luiz Alberto (Representante da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial)
– Deputada Federal Alice Portugal (Comissão de Cultura da Câmara)
– Srª Luiza Bairros (Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)
– Srª Ana Cristina Wanzeler (Ministra Interina da Cultura)
6.COQUETEL
Serviço
Balanço de Gestão 2011 – 2014 da Fundação Cultural Palmares
Quando: 17 de dezembro (quarta-feira)
Onde: Auditório da Fundação Cultural Palmares
Endereço: Quadra 601 Norte – SGAN – Lote L – Ed. ATP – Brasília/DF (próximo ao Serpro)
Horário: a partir das 15h