Notícias
Fundação Cultural Palmares homenageia personalidades
Fundação entregará o troféu Palmares 20 Anos a
pessoas que contribuíram com a trajetória da instituição.
Na próxima sexta (22), aniversário de 20 anos da Fundação Cultural Palmares, uma entrega de prêmios antecederá o show da cantora Margareth Menezes no Teatro Nacional. A Fundação entregará um troféu para personalidades que foram e são importantes na história da instituição. Receberão os troféus o senador José Sarney, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi e o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil.
O senador José Sarney, na época presidente da República, sancionou a lei que criou a Fundação Cultural Palmares em 22 de agosto de 1988. A criação da Fundação foi fruto das reivindicações de militantes do Movimento Negro por uma representação no governo. Já Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do terreiro de candomblé Ilê Axé Opó Afonjá em Salvador (BA), participa há muito tempo dos eventos promovidos pela Fundação Cultural Palmares. Mãe Stella é hoje considerada a mãe de santo mais influente do país, por lutar pela divulgação e pelos estudos do candomblé e ser contra o sincretismo religioso. Gilberto Gil, que também será homenageado por seu apoio à Fundação enquanto ministro da Cultura, é um dos freqüentadores do terreiro de Mãe Stella.
A comemoração dos 20 anos da Fundação Cultural Palmares inicia-se às 10h da manhã, com a inauguração da nova sede no Setor Bancário Sul. O novo espaço terá uma amplitude maior para promover eventos culturais. Durante a inauguração, terão a palavra o presidente da Fundação, Zulu Araújo, o Ministro Interino da Cultura, Juca Ferreira, a deputada distrital Érika Kokay (PT) e o deputado federal Carlos Santana (PT-RJ). A cerimônia será encerrada com um café da manhã para os convidados.
À noite, a partir das 20h, no Teatro Nacional de Brasília, haverá a entrega dos prêmios. Após a entrega dos troféus, haverá também uma homenagem ao centenário de nascimento do poeta negro Solano Trindade. Por fim, será a vez da cantora Margareth Menezes entrar no palco, com o show “Brasileira”.
A criação da Fundação Cultural Palmares, em 22 de agosto de 1988, é fruto da luta do Movimento Negro do Brasil. Instituída pela Lei Federal nº 7.668, a Fundação Cultural Palmares é vinculada ao Ministério da Cultura e tem a finalidade de promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.