Notícias
Tese de doutorado do Observatório Nacional recebe menção honrosa da SAB
A XLVIII Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) concedeu em 1º de outubro uma menção honrosa à tese do Dr. Chrystian Pereira, egresso do Observatório Nacional (ON/MCTI), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento ocorreu de 28 de setembro a 2 de outubro em Caxambu (MG).

- O Dr. Chrystian Pereira apresenta tese na SAB.
A tese teve como orientador o Prof. Dr. Felipe Braga Ribas e como coorientador o Prof. Dr. Marcelo Emilio, ambos docentes permanentes do programa de pós-graduação do ON. Foi redigida em inglês e tem o título de “Rings Diversity Around Small Solar System Bodies: Discoveries and Detection Limits”. Clique aqui para baixá-la.
“Fiquei honrado com o reconhecimento da minha tese. Trabalhar com pequenos corpos é um desafio enorme, e quando falamos de anéis é ainda mais desafiador, já que estamos analisando variações sutis no brilho da estrela. Esse reconhecimento mostra que todo o esforço valeu a pena e reforça a importância de continuar explorando esses sistemas complexos e ainda tão pouco compreendidos. Os anéis sempre chamaram a atenção das pessoas, sendo impossível não lembrar de Saturno e seus majestosos anéis. O que nossa pesquisa mostra é que pequenos corpos também têm anéis, e eles são tão ou até mais curiosos que os dos grandes planetas”, declarou o Dr. Pereira.

- O Dr. Chrystian Pereira posa com o presidente da SAB, Dr. Helio Jaques Rocha (centro), e com o orientador da tese, Dr. Felipe Braga Ribas.
Apesar de não ter sido escolhida como a primeira melhor tese, também se destacou das demais concorrentes, levando a comissão julgadora a criar a menção honrosa para reconhecer o excelente trabalho desenvolvido pelo Dr. Pereira.
“Sou muito grato ao Observatório Nacional, ao meu orientador Felipe Braga Ribas e ao coorientador Marcelo Emilio, cujo apoio, orientação e confiança foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho”, disse o cientista.
O orientador, Prof. Dr. Felipe Braga Ribas, também comemorou a menção honrosa: "Receber esse reconhecimento da SAB tem um valor diferenciado, já que a escolha não segue tendencias de momento, mas sim é feita em cima de uma análise técnica e criteriosa".
O mesmo fez o coorientador, o Prof. Dr. Marcelo Emilio: "O Dr. Pereira sempre demonstrou dedicação exemplar e competência científica, e este reconhecimento é um reflexo natural do seu esforço e talento ao longo de sua trajetória acadêmica".

- Na defesa da tese, em 2024, o Dr. Chrystian Pereira posa entre o orientador Dr. Felipe Braga Ribas e o coorientador Dr. Marcelo Emilio (de cinza).
A tese em detalhes
No evento da SAB, o Dr. Chrystian Pereira apresentou a tese “Rings Diversity Around Small Solar System Bodies: Discoveries and Detection Limits". Nela, ele desenvolveu e aplicou uma metodologia para busca e determinação de propriedades físicas, ou determinação de limites de detecção, de anéis ao redor de pequenos corpos do Sistema Solar a partir de observações de ocultações estelares.
Uma ocultação estelar é um fenômeno astronômico que ocorre quando um objeto do sistema solar bloqueia a luz de uma estrela, para um dado observador. Dura alguns segundos e, quando observado de diferentes locais sobre a Terra, permite aos astrônomos medir o tamanho e forma do objeto com grande precisão. Além disso, a luz da estrela também pode ser parcial ou totalmente bloqueada por estruturas ao redor do objeto, como satélites, anéis e atmosfera.

- Dr. Chrystian Pereira é aplaudido na reunião da SAB, na qual sua tese recebeu menção honrosa.
Na tese, o Dr. Pereira apresentou a descoberta dos dois anéis de (50000) Quaoar além de limites de detecção de estruturas confinadas ao redor de dois objetos Centauros ativos, e ainda, a análise de uma ocultação por (2060) Chiron que culminou em um artigo, recentemente aceito na revista The Astrphysical Journal Letters, no qual comprova a existência de quatro anéis e uma larga estrutura em disco ao redor deste Centauro.
Este trabalho pôs fim a um debate que durava uma década na comunidade científica, uma vez que a natureza deste material ao redor de Chiron fora interpretada como jatos, coma e discos.
Durante o desenvolvimento da tese, o Dr. Pereira teve participação importante na análise dos dados que culminaram na descoberta do primeiro anel ao redor de Quaoar. Trabalho, este, publicado em 2023 na revista Nature, mostrando que tal anel encontra-se muito além do Limite de Roche, o que provocou avanço significativo no conhecimento destas estruturas confinadas. No mesmo ano, foi o autor principal de uma Letter na revista Astronomy & Astrophysics (seu primeiro artigo como autor principal) mostrando a presença de um segundo anel ao redor de Quaoar. Descoberta esta feita graças à metodologia por ele desenvolvida.
Na tese, o Dr. Pereira descobriu anéis e mostrou que os objetos Centauros ativos (60558) 174P/Echeclus, e 29P/Schwassmann-Wachmann, não possuem anéis confinados, como aqueles conhecidos ao redor do Centauro (10199) Chariklo. Esta parte da sua tese foi publicada em dois artigos, liderados por ele, nas revistas Monthly Notices of Royal Astronomical Society e na Philosophical Transactions of the Royal Society A.
Assim, no contexto macro, a tese mostrou que: i) anéis não são simplesmente originários de material remanescente de um processo de atividade do corpo principal; ii) também não são governados por processos puramente gravitacionais, já que não "respeitam" o Limite de Roche; iii) e ainda, provou que pode existir mais de uma região de estabilidade ao redor de um pequeno corpo capaz de manter anéis confinados.
“Esses resultados ajudam a entender que a formação e evolução dos anéis podem ocorrer de maneiras muito diversas, envolvendo desde colisões primordiais até processos de ejeção de material. Apesar disso, mostramos também que o material disperso ao redor dos pequenos corpos não é suficiente para a ocorrência de anéis, e que possivelmente efeitos dinâmicos desempenham um papel importante no confinamento dessas estruturas”, concluiu o Dr. Pereira, cujo trabalho contribuiu de maneira significativa para o avanço do conhecimento de estruturas confinadas em anéis, resultando em cinco artigos diretamente relacionados à sua tese, em revistas de alto impacto.