Notícias
Observatório Nacional tem três projetos de infraestrutura científica contemplados pelo edital PROINFRA 2025
O Observatório Nacional (ON/MCTI) teve três propostas aprovadas no edital PROINFRA 2025, voltado para Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O resultado foi divulgado em 11 de agosto.
Os projetos contemplados são:
-
Modernização da Infraestrutura Instrumental da Rede Sismográfica Brasileira (INFRA-RSBR):
O objetivo principal do subprojeto é substituir equipamentos obsoletos por instrumentos de última geração, visando aprimorar significativamente o monitoramento sísmico no país. A iniciativa busca melhorar a capacidade de detecção através da instalação de sensores de banda larga, que permitirão registrar eventos de baixa magnitude (mb<3.0) e reduzir o ruído ambiental, especialmente importante para o monitoramento da região Amazônica, onde as condições operacionais são particularmente desafiadoras. Outro aspecto fundamental é a expansão da cobertura geográfica, com a instalação estratégica de novas estações em áreas de baixa densidade, principalmente na Amazônia, para uniformizar a capacidade de monitoramento em todo o território nacional. Isso possibilitará estudos mais precisos sobre a sismicidade intraplaca brasileira e a estrutura da crosta terrestre. Além disso, o projeto fortalecerá a cooperação internacional por meio da integração com redes globais como o USGS e o IRIS (EUA) e outras agências europeias e asiáticas, compartilhando dados sismológicos.
-
Laboratório Multiusuário em Computação Astronômica e Geofísica (LAMAG)
O objetivo é implantar o Laboratório Multiusuário em Computação Astronômica e Geofísica – LAMAG como um centro de referência nacional para o processamento e/ou distribuição de dados provenientes de levantamentos astronômicos e geofísicos e projetos em geral das áreas de astronomia e geofísica. Isto será feito através da aquisição de um cluster de computadores, com 2880 núcleos de CPU para processamento e 720 TB de espaço para armazenamento. Esse projeto fornecerá capacidade computacional para os grupos de pesquisa em Astronomia e Geofísica espalhados pelo território nacional.
-
Infraestrutura para a Astronomia do Observatório Nacional (INFRAST):
O objetivo deste subprojeto é o desenvolvimento de um projeto executivo de um novo prédio no campus do Observatório Nacional, destinado a abrigar a Coordenação de Astronomia (COAST), o Programa de Pós-Graduação em Astronomia e o novo Centro de Inteligência Artificial para Astronomia e Geofísica. A edificação contará com laboratórios modernos, salas de pesquisa e de aula, espaços de convivência para estudantes e pesquisadores, salas multiuso e um auditório com capacidade para 250 pessoas — infraestrutura essencial para sediar eventos científicos de grande porte. A centralização dessas atividades em uma infraestrutura moderna proporcionará melhores condições de trabalho e estudo, estimulará a integração acadêmica e ampliará significativamente a capacidade institucional do ON. A liberação dos espaços atualmente ocupados pela COAST permitirá ainda a readequação e expansão dos laboratórios da Coordenação de Geofísica.
“A seleção da proposta do Observatório Nacional no edital PROINFRA 2025 da Finep em sua totalidade representa um ponto estratégico para o ON, já que viabiliza a consolidação e implementação de projetos de grande relevância institucional. Não há dúvidas de que esses projetos terão impacto na nossa infraestrutura de pesquisa e capacidade técnica e impulsionarão a nossa produção científica. Em particular, um dos projetos terá caráter multiusuário, beneficiando não apenas as atividades internas, mas também grupos de pesquisa de outras instituições. O resultado desta chamada reflete o reconhecimento da importância do ON no cenário nacional e reafirma seu papel de liderança no desenvolvimento científico e tecnológico do país”, destacou o diretor do ON, Dr. Jailson.
O edital, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o MCTI, teve como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro à execução de projetos institucionais voltados à expansão e ao desenvolvimento da infraestrutura de pesquisa nas Unidades de Pesquisa do Ministério.
A iniciativa busca criar um ambiente favorável para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com qualidade internacionalmente reconhecida, além de fortalecer e atualizar a infraestrutura dessas instituições por meio da aquisição de equipamentos, contratação de obras e elaboração de projetos básicos ou executivos para construções futuras.
Ao todo, serão disponibilizados até R$ 200 milhões em recursos não reembolsáveis provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Com a aprovação no PROINFRA 2025, o ON poderá modernizar e ampliar instalações e instrumentos essenciais para suas pesquisas em Astronomia e Geofísica, contribuindo para o avanço científico e tecnológico do país.