Notícias
Observatório Nacional recebe dezenas de participantes na 20ª Reunião da Colaboração S-PLUS
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), sediou o 20º Encontro do levantamento astronômico S-PLUS (Southern Photometric Local Universe Survey). O evento ocorreu entre os dias 18 a 20 de agosto no campus do ON, em São Cristóvão.
O S-PLUS (sigla em inglês para “Levantamento Fotométrico do Universo Local Austral”) é uma colaboração internacional de mapeamento do céu do hemisfério sul liderada pela Dra. Claudia Lucia Mendes de Oliveira, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), fundada pelas seguintes instituições: ON, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade de La Serena (ULS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As observações do S-PLUS, com um telescópio robótico de 86 centímetros de diâmetro, são realizadas no Cerro Tololo Inter-American Observatory (CTIO), no Chile. Iniciado em 2017, o projeto já trouxe resultados importantíssimos para a astronomia, incluindo a descoberta de uma estrela com uma das composições químicas mais intrigantes do Universo, a SPLUS J2104-0049.
O encontro da colaboração S-PLUS desempenha um papel importante no avanço do conhecimento astronômico. Esse evento permite que pesquisadores, acadêmicos, profissionais e especialistas compartilhem suas descobertas, ideias e experiências, promovendo a colaboração, o aprendizado e o networking.
Sobre a importância de o ON sediar este encontro internacional, a astrônoma do Observatório e coorganizadora do evento, doutora Simone Daflon, destacou: "As reuniões anuais de colaborações científicas são sempre importantes para apresentação dos resultados recentes e definição dos próximos passos das pesquisas e novos projetos. Em especial, essa reunião demonstrou a maturidade da colaboração S-PLUS, que já conta com 44 artigos publicados".
A doutora Claudia Mendes de Oliveira complementou: "Esses eventos anuais são fundamentais não só porque reúnem os pesquisadores mais seniores, mas também porque reúnem os pesquisadores mais jovens, alunos de graduação e pós-graduação, que estão iniciando na pesquisa. Este é o segundo evento organizado no ON, que tem nos acolhido muito bem, e faz todo sentido organizar o evento no Rio de Janeiro, pois o estado tem o segundo maior grupo de pesquisa do S-PLUS".
O evento contou com palestras ministradas por pesquisadores do European Southern Observatory (ESO); INPE; Instituto de Astrofísica de La Plata; Instituto de Física da UFRJ; Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); NOIRLab; Observatório do Valongo (UFRJ); ON; UFSC; USP; Universidad Andrés Bello; Universidad de Talca; Universidad Nacional de La Plata; University of Dundee e University of Nottingham.
Por parte do ON, ministraram palestras a doutora Simone Daflon e o doutor Helio Perottoni organizaram a sessão de discussão "Stellar Parameters and Milky Way Science". Além disso; ministraram palestras a doutoranda Camila Franco ("Between harmony and noise: symphony of the Local Universe"); a doutoranda Maria Eduarda Gomes Lopes ("Baryon Acoustic Oscillations in the Angular Distribution of S-PLUS DR4 Quasars at Zeff = 2.25"), o doutorando Eduardo Machado Pereira ("Metallicity in open clusters with machine learning and multiband photometry"); o doutor Fredi Quispe Huaynasi ("An Unsupervised Machine Learning Approach to Identify Spectral Energy Distribution Outliers: Application to the S-PLUS i-DR5 data"); e o doutor Marcelo Borges Fernandes ("Stellar Parameter Estimation for S-PLUS objects based on Random Forest Algorithms").