Notícias
Observatório Nacional participa do AstroCAp e reforça compromisso com popularização da ciência
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), marcou presença em mais uma edição do AstroCAp, que o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) realizou em 20 de setembro.
Neste ano, o ON foi representado pelo servidor e mestre em Novas Tecnologias Digitais em Educação, MSc. Alex Sandro de Souza de Oliveira, e pelo desenvolvedor da Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN/ON), Luiz Felipe Gomes Carneiro.

- Alex Sandro e Luiz Felipe posam com participante de uma das oficinas que ON realizou no AstroCAp. Crédito: ON.
Alex Sandro e Luiz Felipe conduziram dois experimentos. Um deles foi o Grande Livro da Astronomia, um projeto de disseminação do conhecimento sobre a Astronomia, com um incremento tecnológico de grande interação: a Realidade Aumentada. Os visitantes interagiram com este aparato e visualizaram, em formato 3D, os objetos que compõem o conteúdo do livro como planetas, estrelas e galáxias.

- Luiz Felipe dá instruções na oficina do Grande Livro da Astronomia. Crédito: AstroCAp.
O outro experimento envolveu o uso de óculos de Realidade Virtual (RV), permitindo aos participantes observarem a superfície lunar e o Eclipse Total do Sol de Sobral, no Ceará, registrado em 1919. O fenômeno observado em expedição organizada pelo ON ajudou Albert Einstein a comprovar a Teoria da Relatividade Geral.

- Alunas participam da oficina de Realidade Virtual (RV). Crédito: AstroCAp.
A participação do ON no AstroCAp reforça seu compromisso com a divulgação e popularização da ciência. Uma das missões fundamentais do ON é tornar o conhecimento científico acessível ao público, promovendo eventos e atividades que engajem e eduquem a comunidade sobre a ciência e a tecnologia.
Edição deste ano reúne 250 pessoas
O AstroCAp é uma atividade de extensão do CAp-UERJ, com apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele nasceu da paixão dos estudantes pela Astronomia e do seu incrível potencial de dialogar com diferentes áreas do conhecimento.
Durante o evento, oficinas e atividades interativas são oferecidas em parceria com instituições e profissionais da área, criando uma experiência única para o público. A proposta é simples: passar uma manhã mergulhando no fascinante universo da Astronomia, descobrindo como as disciplinas do dia a dia podem se conectar ao estudo do cosmos.
A edição deste ano teve 14 oficinas, três exposições, o planetário e a palestra de abertura. As atividades ocorreram das 8h30 às 12h30, com o objetivo de oferecer uma manhã imersa na astronomia.