Notícias
Observatório Nacional lamenta o falecimento do astrônomo Dr. Oscar Matsuura
O Observatório Nacional (ON/MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do astrônomo Dr. Oscar Matsuura, ocorrido em 15 de março de 2025. Sua partida representa uma grande perda para a comunidade científica e para todos aqueles que se dedicam ao estudo e à divulgação da Astronomia no Brasil.
Dr. Oscar Matsuura teve uma trajetória acadêmica notável, unindo seu conhecimento em Filosofia e Física para aprofundar o estudo da física de plasmas, dos cometas e dos pequenos corpos do Sistema Solar. Sua atuação também se destacou na epistemologia e na história da Astronomia, deixando um legado valioso para a pesquisa e a educação.
Foi um dos sócios fundadores da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP). Como organizador da monumental obra "História da Astronomia no Brasil", publicada em 2013, Dr. Matsuura consolidou um registro essencial sobre a evolução da Astronomia no país, ressaltando, entre outros aspectos, o papel fundamental do Observatório Nacional nessa trajetória.
Além dessa importante contribuição, foi autor de diversas obras, como “Educação e Ciência” (1966), “Cometas: do mito à ciência” (1985) e “O Observatório no Telhado” (2017), sempre voltadas para a popularização da Astronomia. Seu compromisso com a divulgação científica se estendeu à sua atuação como editor associado da revista Astronomy Brasil e à colaboração com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), auxiliando na elaboração de seu regulamento e na organização do evento por vários anos.
Colegas e admiradores destacam sua dedicação ao ensino e à popularização da Astronomia. O Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, ressalta que Dr. Matsuura, que foi seu professor, "se preocupava desde a divulgação e ensino da Astronomia até a pesquisa de ponta, compartilhando seu conhecimento com o público e sempre atento à educação em todos os níveis".
O astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Naelton Mendes de Araújo, por sua vez, relembra com carinho de Oscar: "Conheci o Prof. Oscar por conta do Eclipse Solar Total de 1994. Ele dirigiu a comissão nacional da SAB e me orientou para escrever e treinar sobre os cuidados com os olhos. Sempre foi um amigo e um mestre de vida pra mim. O Brasil perde um pesquisador e tanto, de uma dimensão humana exemplar. Adeus mestre!"
Neste momento de luto, o Observatório Nacional se solidariza com familiares, amigos e toda a comunidade astronômica, reconhecendo a imensa contribuição de Dr. Oscar Matsuura para o avanço do conhecimento e a difusão da Astronomia no Brasil.