Notícias
Observatório Nacional é contemplado em edital da RNP e ampliará infraestrutura de rede para 100 Gbps até 2026
A Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN) do Observatório Nacional (ON/MCTI) foi contemplada no edital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para o Projeto Rede de e-Ciência (infraestrutura de alta velocidade que conecta grandes projetos de pesquisa no Brasil), consolidando mais um importante avanço na modernização da infraestrutura tecnológica da instituição.
O projeto submetido ao edital destacou-se pela relevância dos casos de uso associados ao levantamento astronômico J-PAS (Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey), que envolve a transmissão de grandes volumes de dados científicos entre múltiplas instituições nacionais e internacionais.
Como principal benefício, o Observatório Nacional receberá melhorias significativas em sua infraestrutura de rede no Centro de Processamento de Dados (CPDON), com a atualização do link para 100 Gbps até o final de 2026. Essa conquista representa um salto estratégico para a instituição, que se prepara para desafios cada vez mais complexos em ciência de dados, big data e cooperação internacional em pesquisa.
O sucesso na submissão ao edital reflete o trabalho técnico qualificado e o empenho coletivo de toda a equipe da DITIN, contando também com o apoio da diretoria do Observatório Nacional, que ao longo dos últimos anos tem incentivado e apoiado as iniciativas da Divisão de Tecnologia da Informação, contribuindo de forma decisiva para seu fortalecimento institucional.
“A informática se consolidou como um pilar fundamental na produção de conhecimento científico. No ON, a crescente complexidade dos dados observacionais, a necessidade de modelagens numéricas de alta precisão e o uso de sistemas inteligentes para análise e interpretação de grandes volumes de dados tornam indispensável o fortalecimento contínuo da nossa Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN). Nesse contexto, recebemos com grande satisfação a aprovação no edital da RNP para o Projeto Rede de e-Ciência, reconhecimento que também evidencia a excelência do trabalho desenvolvido pela DITIN. Enxergamos esse investimento como estratégico para impulsionar ainda mais as pesquisas conduzidas no Observatório”, destacou o diretor do ON Dr. Jailson Souza de Alcaniz.
A nova estrutura garantirá maior agilidade, segurança e capacidade no tráfego de dados, consolidando o ON como referência na produção e disseminação de dados científicos em larga escala.
“Essa conquista representa um avanço fundamental para a consolidação do Observatório Nacional como referência em infraestrutura digital aplicada à pesquisa científica. O aumento da capacidade de rede permitirá dar suporte à crescente demanda por dados de alta complexidade e fortalecerá ainda mais nossa atuação em grandes colaborações científicas. É também um reconhecimento ao trabalho sério, dedicado e altamente técnico de toda a equipe da DITIN, a quem agradeço profundamente”, destacou o Dr. Jorge Mansur, gestor da Divisão de Tecnologia da Informação do ON.