Notícias
Observatório Nacional apresenta avanços em projetos estratégicos durante workshop da Petronas na Malásia
Uma delegação do Observatório Nacional (ON/MCTI) participou do Workshop Brazil Research, Development & Innovation Exchange da Petronas, realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, para a apresentação de resultados de dois projetos estratégicos desenvolvidos pela instituição com apoio da Petronas, dentro das cláusulas de investimento P&D previstas na Lei do Petróleo. O evento reuniu 29 pesquisadores brasileiros, representando 10 universidades e centros de pesquisa, além de 120 colaboradores da Petronas.
Durante o encontro, os pesquisadores Dr. Artur Benevides (Projeto Multifísica) e Dr. Luiz Trindade (Projeto PetroCarb) apresentaram avanços obtidos ao longo dos últimos anos de investigação de ambos os projetos, coordenados pelo pesquisador titular do ON, Dr. Sergio Fontes. Ambos foram homenageados com uma lembrança entregue por Jonas Castro, Chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Petronas Brasil.
O Projeto Petronas-Multifísica propõe uma abordagem inovadora ao integrar diversos conjuntos de dados geofísicos adquiridos no Sudeste do Brasil. O objetivo principal é investigar os processos geotectônicos profundos que conectam as estruturas geológicas continentais às formações da margem continental estendida, relacionadas à origem da Bacia de Campos, uma das mais importantes províncias petrolíferas do país.

- .
Pesquisador Dr. Artur Benevides, do ON, apresenta os resultados do projeto Multifísica desenvolvido em parceria com a Petronas, destacando a integração de diferentes métodos geofísicos aplicados à caracterização profunda da Bacia de Campos.
Já o Projeto PetroCarb tem como principal objetivo entender o papel dos processos geológicos conhecidos como karstificação e dolomitização hidrotermal atuantes nos principais reservatórios de hidrocarbonetos do Pré-Sal da Bacia de Campos, isto é, os carbonatos Aptianos, tendo foco nas relações entre diagênese (processo de transformação de sedimentos em rochas sedimentares), arcabouço estrutural e fonte dos fluidos hidrotermais.

- ,
O pesquisador visitante do ON, Dr. Luiz Trindade, apresenta os avanços do projeto PetroCarb, que investiga os processos de carstificação e dolomitização hidrotermal nos carbonatos do pré-sal, em parceria com a Petronas.
Segundo Jonas Castro, o Brasil é um lugar incrível para inovação: “A parceria com as principais universidades, centros de pesquisa e startups nos permitiu cocriar soluções que não são apenas de ponta, mas também intimamente conectadas às realidades locais, seja em descarbonização, energia limpa, biodiversidade ou resiliência dos ecossistemas.”

- .
Registro do momento de confraternização após as apresentações: Jonas Castro (Head of RDI da Petronas Brasil), Dr. Artur Benevides (ON), Dr. Luiz Trindade (pesquisador visitante do ON), Félix Gonçalves (Solintec) e Brianne Alleyne (chair da sessão) durante a entrega das lembranças aos palestrantes.
No evento, foi ainda apresentado um Atlas de Lâminas Petrográficas desenvolvido no âmbito do projeto PetroCarb, pelos pesquisadores visitantes do ON Almério B. França e Gerson J.S. Terra.

- .
O coordenador do projeto, Dr. Sergio Fontes, apresenta o Atlas de Lâminas Petrográficas desenvolvido no âmbito do projeto PetroCarb, em parceria com a Petronas.
Parceria e perspectivas
A cooperação entre o ON e a Petronas tem proporcionado investimentos diretos em aquisição de dados geofísicos e formação de recursos humanos qualificados, fortalecendo a ciência aplicada no Brasil e ampliando a contribuição para o entendimento da geologia das bacias sedimentares da margem leste.
O Laboratório de Geofísica Aplicada do ON também tem avançado na investigação de hidrogênio natural, alinhando-se à agenda global de descarbonização e diversificação energética. Nesse contexto, foram adquiridos recentemente sensores sísmicos da STRYDE, capazes de realizar monitoramento sísmico de alta resolução e que, aliados à capacidade do laboratório de operar uma ampla gama de equipamentos, permitem a realização de investigações completas dentro de um pacote multifísico.
Essa abordagem integra métodos como magnetotelúrico (MT), gravimetria, magnetometria e sismologia, oferecendo uma visão multiescala e multifísica ideal para estudos de fronteira. A sinergia entre essas iniciativas abre espaço para novos projetos de P&D e consolida a parceria entre o ON e a Petronas como estratégica para o futuro da energia no país, constituindo um bom exemplo de cooperação entre países do sul global.
Mais informações sobre os projetos e iniciativas de P&D da Petronas no Brasil podem ser encontradas no folheto eletrônico PETRONAS Brazil RD&I Journey, disponível em: https://www.flipsnack.com/revistamuzk/petronas-brazil-rd-i-journey_english/full-view.html
Projeto Multifísica
Intitulado “GeoFusion: Multiphysics to Improve Basement Characterisation”, o projeto foi o primeiro apoiado pela Petronas no Brasil, iniciado em 2020. Coordenado pelo Dr. Sergio Fontes, investiga a Bacia de Campos, uma das mais relevantes do país, com foco na integração de diferentes métodos geofísicos (magnetotelúrico, fluxo de calor, gravimetria, magnetometria e sísmica).
A abordagem multifísica permite mapear estruturas profundas, identificar altos do embasamento que controlam a migração de hidrocarbonetos e avaliar riscos associados a intrusões magmáticas. Os modelos resultantes fornecem uma visão integrada da crosta e litosfera do sudeste brasileiro, com impacto direto no entendimento dos sistemas petrolíferos da margem continental.
Participantes: Dr. Emanuele La Terra, Dr. Fábio Vieira, Dr. Artur Benevides, Dr. Adevilson Alves (Posdoc), Dr. Luizemara Szameitat (Posdoc), MsC. Nina Rocha (Doutoranda), Geof. Beatriz de Jesus (Mestranda), MsC. Ítalo Borges Maurício (Eng. PEGBr), MsC. Thiago Moeda (Cluster manager), Geol. José Pereira (GIS e Data Manager), Dr. Antonio Lopes Padilha (Pesquisador Visitante), Dr. Suze Nei Guimarães, Dr. Gilmar Bueno (Pesquisador Visitante) e Dr. Miguel Tupinambá (Pesquisador Visitante).
Projeto PetroCarb
Iniciado em 2023, o projeto “Pre-Salt Carbonate Reservoirs: Seismic, Faciological-Diagenetic-Geomechanical and Geocellular Modelling – Campos Basin” reúne uma equipe de especialistas do ON liderados também pelo Dr. Sergio Fontes. O foco está nos reservatórios carbonáticos do pré-sal, cuja complexidade resulta de processos como carstificação, dolomitização hidrotermal e redes de fraturas. A pesquisa busca desenvolver modelos conceituais robustos, aplicáveis a modelagens geocelulares avançadas, visando reduzir incertezas e aumentar a previsibilidade das propriedades petrofísicas em campos da Bacia de Campos e da Bacia de Santos.
Participantes: Dr. Emanuele La Terra, Dr. Gilmar Bueno (Pesquisador Visitante), Dr. Luiz Trindade (Pesquisador Visitante), Dr. Almério B. França (Pesquisador Visitante), Dr. Marcos Fetter (Pesquisador Visitante), MSc Gerson Terra (Pesquisador Visitante), MSc Marcelo Blauth (Pesquisador Visitante), MSc Wladimir Granitof (Pesquisador Visitante), Dr. Renata Alvarenga (Pesquisador Visitante). Dr. Ana Paula Soares (Pesquisador Visitante), Dr. Igor de Jesus (Posdoc), Geol. José Pereira (GIS e Data Manager), MSc. Rodrigo Alberti (Doutorando), MSc. Hugo Yamassaki (Doutorando).