Notícias
Observatório Nacional adquire sistemas sísmicos para projeto pioneiro de exploração de hidrogênio natural
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), deu o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto inédito de exploração de hidrogênio natural, coordenado pelo pesquisador Dr. Sergio Luiz Fontes. O ON adquiriu os sistemas sísmicos Mini e Nimble da STRYDE, empresa líder mundial em tecnologia nodal de aquisição sísmica. A aquisição dos equipamentos tem como objetivo viabilizar levantamentos geofísicos de alta resolução voltados à investigação do potencial brasileiro em fontes de energia limpa.
O Observatório Nacional tem papel central no monitoramento da atividade sísmica no país e na geração de dados científicos voltados à exploração de recursos naturais. A instituição também atua em parceria com organizações nacionais e internacionais em outras áreas estratégicas, como energia geotérmica e captura e armazenamento de carbono.
Equipamentos adquiridos pelo ON para projeto de Hidrogênio
A aquisição dos equipamentos da STRYDE representa um avanço significativo nas atividades de pesquisa geofísica no Brasil, especialmente no contexto do crescente interesse global por fontes de energia limpa e de baixo carbono, como o hidrogênio natural.
A primeira aplicação dos sistemas será na campanha pioneira de exploração de hidrogênio, com o objetivo de obter dados sísmicos de alta densidade que revelem, de forma sem precedentes, a estrutura do subsolo brasileiro.
Segundo o Dr. Sergio Fontes, “o uso dos sistemas sísmicos da STRYDE permitirá ao Observatório realizar levantamentos geofísicos avançados, com baixo impacto logístico e custos operacionais reduzidos”.
Integram este projeto pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutores do Laboratório de Geofísica Aplicada do ON, colaboradores nacionais da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), com colaboração internacional da Universidade Tecnológica de Lulea, na Suécia. Estudos multifísicos envolvendo magnetotelúrica e demais métodos eletromagnéticos, fluxo geotérmico, métodos potenciais, sísmicos e sismológicos serão empregados visando conhecer o sistema hidrogênio de área piloto, mapeando as possíveis fontes do hidrogênio natural, suas rotas de migração e as rochas armazenadoras.
A campanha de hidrogênio será a primeira de uma série de iniciativas planejadas pelo Observatório Nacional para avaliar o potencial do Brasil na formação de acúmulos naturais viáveis de hidrogênio, tema que vem despertando crescente interesse da comunidade científica e do setor energético.
“O Observatório Nacional continua ampliando sua infraestrutura de pesquisas na área da Geofísica. Este projeto conta com o apoio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e os equipamentos integrarão o Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil - PEGBr (PEGBr.on.br)”, destacou o Dr. Sergio Fontes, pesquisador do ON.
Equipamentos adquiridos pelo ON para projeto de Hidrogênio
Os sistemas Mini e Nimble da STRYDE se destacam por sua leveza, flexibilidade e capacidade de operação em ambientes remotos e desafiadores. O Mini oferece agilidade e facilidade de implantação em terrenos diversos, enquanto o Nimble é ideal para aquisição de dados em missões de pesquisa sísmica 2D e 3D, bem como em projetos-piloto.
De acordo com Mike Popham, CEO da STRYDE, os sistemas são essenciais para a aquisição rápida, eficiente e de alta resolução de dados sísmicos em estágios iniciais da exploração de hidrogênio.