Notícias
Observatório Nacional abre vagas para iniciação científica e mestrado em projeto com empresa de óleo e gás
O Laboratório de Petrofísica do Observatório Nacional (LabpetrON/MCTI) está com quatro vagas abertas para bolsistas em projetos de pesquisa vinculados a uma grande empresa do setor de exploração e produção de óleo e gás.
São duas oportunidades para estudantes de graduação (iniciação científica) e duas para candidatos a mestrado acadêmico. As bolsas variam entre 20 horas e 40 horas semanais, com duração prevista de 24 meses. Os perfis buscados incluem alunos de Geologia, Geofísica, Engenharia de Computação, Ciência de Dados e áreas correlatas. As inscrições para o MESTRADO vão até o dia 27 de junho, mas as inscrições para iniciação científica prosseguirão.
Os projetos envolvem atividades em laboratório e campo, além de programação e análise geoestatística com aplicação direta na indústria.
Interessados devem entrar em contato pelo e-mail: labpetron@on.br.
Veja abaixo os detalhes das vagas
Iniciação Científica (duas vagas):
1. Graduação: Geologia/Geofísica: bolsa de 20 horas e tempo de projeto de 24 meses.
Perfil: Estudo de identificação mineralógica, estratigráfica e sedimentologia com atividades previstas de execução em laboratório e campo. Preferencialmente, o aluno estará envolvido na coleta, análise e interpretação geoquímica de rochas, e química básica de fluidos.
2. Graduação: Engenharia de Computação ou cursos correlatos (Ciência de Dados): bolsa de 20 horas e tempo total de projeto de 24 meses.
Perfil: Preferencialmente com conhecimento em Anaconda Pyton e desenvolvimento de algoritmos de geoestatística (método de Monte Carlo), além de interpretação e integração de dados.
Mestrado Acadêmico (duas vagas):
1. Graduação: Geofísica e áreas correlatas (Física, Engenharia e afins): Bolsa de 40 horas
Perfil: Mestrado na área geofísica para interpretação e modelagem de velocidade das ondas compressivas e cisalhantes aplicados a equipamento de injetividade de cascalhos. Modelagem acústica e geoquímica na montagem de resultados.
2. Graduação: Engenharia de Computação ou cursos correlatos (Ciência de Dados, etc.): Bolsa de 40 horas
Perfil: Mestrado na área geofísica visando a programação e desenvolvimento de software na aplicação de análise de risco e geoestatística para injetividade de cascalho, com a utilização de linguagem Python.
Sobre o LabPetrON
O Laboratório de Petrofísica do Observatório Nacional (LabPetrON) iniciou suas atividades em 2009 vinculado à Coordenação de Geofísica do ON (COGEO/ON), nas dependências do prédio de Pesquisa em Geofísica, Lélio Gama, localizado em São Cristóvão (RJ), como uma necessidade de ampliar e complementar a pesquisa e desenvolvimento na grande área de Petróleo e Gás.
Desde a sua implantação, as atividades de P&D do LabPetrON envolvem vários tópicos: Caracterização de rochas reservatório (água, óleo ou gás), caracterização de materiais não consolidados, estudos de compressibilidade, modelos de permeabilidade, otimização de sistemas de limpeza de núcleos de rochas, estudos petrofísicos usando perfis de poços (well logs) e sua correlação com os dados laboratoriais.