Notícias
Nova estação sismográfica instalada em Floriano (PI) reforça Rede Sismográfica Brasileira
O município de Floriano, no Piauí, recebeu no dia 26 abril uma nova estação sismográfica, que passa a integrar oficialmente a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
A instalação foi realizada pelo Dr. Eduardo Menezes, geofísico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABSIS/UFRN), com apoio da Prefeitura de Floriano, da Defesa Civil municipal e da Defesa Civil do Estado do Piauí.
Coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a RSBR tem como missão monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país, fornecendo dados essenciais para a compreensão da atividade sísmica e da estrutura interna da Terra.
Instalação de nova estação sismográfica em Floriano
A nova estação vai contribuir para detectar e registrar tremores de terra na região, oferecendo suporte essencial para ações rápidas das Defesas Civis locais.
Durante a instalação, o Dr. Eduardo Menezes se reuniu com o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, e seu secretariado para alinhar a operação da estação e estratégias de resposta em caso de eventos sísmicos. Conforme destacou Eduardo, a cooperação entre os órgãos municipais e estaduais foi fundamental para viabilizar o projeto, que busca fortalecer a segurança da população.

- .
Reunião com prefeitura de Floriano
“A estação de Floriano representa um avanço importante no nosso sistema de monitoramento sísmico. Com ela, ampliamos a capacidade de detectar eventos e fornecer informações rápidas e precisas para as autoridades e para a sociedade”, destacou o coordenador da RSBR, Dr. Sergio Fontes, pesquisador em geofísica do Observatório Nacional.
Esta é a segunda estação sismográfica instalada no estado do Piauí, a primeira está localizada no município de Pedro Segundo, reforçando a cobertura da Rede Sismográfica Brasileira na região Nordeste.
Além do LABSIS e do ON, integram a RSBR o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da UnB.