Notícias
Impacto de navio à deriva na ponte Rio-Niterói induz terremoto de magnitude 1.6
Um sismógrafo localizado dentro do campus do Observatório Nacional, no bairro de São Cristóvão, no Rio, registrou o impacto do navio que colidiu com a Ponte Rio-Niterói no dia 14 de novembro. O navio graneleiro São Luiz, que estava ancorado na Baía de Guanabara desde 2016, foi arrastado pelo vento e se chocou contra a estrutura da Ponte perto de Niterói, causando o fechamento da ponte em ambos os sentidos. O impacto induziu um terremoto de magnitude 1.6.
Esse registro, no mínimo curioso, é o assunto da próxima edição do "Ciência no Rádio", um dos quadros do programa "Rádio Sociedade", que vai ao ar todas às quartas-feiras às 7h10min da manhã (Hora Legal de Brasília).
Para falar sobre esse assunto, o programa conversa com o sismólogo do ON, Dr. Diogo Coelho, doutor em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, Diogo atua na área de Geociências, com ênfase em Sismologia e está fazendo pós-doutorado no Observatório Nacional, investigando a sismicidade da costa sudeste do Brasil.
Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 300 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site Clique aqui para ouvir.
Em maio de 2021, o "Ciência no Rádio" passou a ser transmitido também por outras frequências, alcançando São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília, além do Rio de Janeiro. Além disso, passou a ser disponibilizado um contato de WhatsApp para que o ouvinte possa interagir com sugestões de temas para o programa: (21) 99710-0537.
Não perca! Na 4ª feira, dia 14 de dezembro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.