Notícias
Física estatística e IA são aliadas para sismólogos entenderem mais os terremotos
Há décadas um dos maiores sonhos da humanidade é uma tecnologia capaz de prever os terremotos, mas até agora isso não é possível.
Para entenderem mais sobre os terremotos, uma das ferramentas que os sismólogos usam é a física estatística, que analisa o comportamento coletivo das falhas geológicas que causam os tremores e tenta encontrar um padrão de ocorrência entre eles.
Outra ferramenta que vem ajudando muito os sismólogos é a Inteligência Artificial (IA), devido à capacidade de analisar um volume gigantesco de dados. Na Caldeira de Yellowstone, nos EUA, a IA já conseguiu o feito de descobrir retroativamente que, nos últimos 15 anos, os terremotos ocultos foram dez vezes mais comuns do que os registrados.
Mas será que é mesmo possível uma tecnologia capaz de prever terremotos? Qual a contribuição da IA para conseguirmos isso um dia? Para saber isso e muito mais sobre os terremotos, o Ciência no Rádio desta quarta-feira conversa com Jennifer Ribeiro, que é doutoranda em Geofísica do Observatório Nacional (ON) e é especialista no uso de física estatística para estudar a correlação entre os terremotos.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 400 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica.
Não perca! Na 4ª feira, dia 10 de setembro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.