Notícias
Eclipse penumbral da Lua ocorre nesta sexta (5); entenda fenômeno
Na tarde do dia 05 de maio, próxima sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua, mas o fenômeno não será visível do Brasil, porque a Lua estará abaixo do horizonte durante este eclipse. O eclipse poderá ser visto de regiões como Europa, Ásia, Austrália, África, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico e Antártida.
Conforme explica a astrônoma do ON Dra. Josina Nascimento os eclipses da Lua ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra. Há dois tipos de sombra: a umbra, sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol, e a penumbra, sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol. Durante um eclipse penumbral a Lua penetra somente na penumbra da Terra e não se percebe a olho nu a diferença em sua luminosidade.
“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral e quando entra na umbra temos o parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra temos o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial, tanto antes quanto depois da fase total”, explica Josina.
Fonte: Time and Date
Durante um eclipse penumbral, a Lua pode parecer menos clara do que o normal, com uma tonalidade acinzentada ou avermelhada, mas a mudança não é significativa quanto um eclipse total ou parcial. Eclipses penumbrais geralmente são mais difíceis de observar porque a mudança na aparência da Lua não é tão marcante.
O eclipse penumbral terá início às 15:14 UTC (12h14 na Hora Legal de Brasília) e alcançará o seu máximo às 17h22 UTC (14h22 Hora Legal de Brasília). O fim do eclipse ocorrerá às 19h31 UTC (16h31 Hora Legal de Brasília). Assim, o evento terá uma duração total de 4 horas, 18 minutos.