Notícias
Dia Internacional do Asteroide: conheça a história e sua importância
Dia 30 de junho é considerado o Dia Internacional do Asteroide em todo o mundo, ou “Asteroid Day”. Este evento global tem como objetivo aumentar a conscientização pública sobre os riscos de impactos de asteroides e informar o público sobre as diversas ações a serem tomadas em nível global em caso de uma ameaça real ao nosso planeta.
Para falar mais sobre essa data, o Ciência no Rádio desta semana conversa com o mestre em Astronomia Rodolpho Gomes Degen. Ele possui graduação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2019), mestrado em Astronomia no Observatório Nacional (2023) e atualmente está realizando seu doutorado em Astronomia pelo ON.
Asteroid Day
O Dia do Asteroide foi estabelecido em 2016 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado todos os anos no dia 30 de junho, coincidindo com o aniversário do maior impacto de asteroide que a humanidade já testemunhou, quando um objeto explodiu sobre a Sibéria em 1908, causando devastação em uma área de cerca de 2.000 quilômetros quadrados.
O Evento de Tunguska, como ficou conhecido, provocou um choque equivalente a 185 bombas de Hiroshima e gerou uma onda de calor sentida a mais de 60 quilômetros de distância.
A decisão da Assembleia Geral da ONU de estabelecer o Asteroid Day foi tomada com base em uma proposta da Associação de Exploradores do Espaço, que foi endossada pelo Comitê de Usos Pacíficos do Espaço Exterior (COPUOS).
Este evento global tem como objetivo aumentar a conscientização pública sobre os riscos de impactos de asteroides e informar o público sobre as diversas ações a serem tomadas em nível global em caso de uma ameaça real ao nosso planeta. Além disso, a data foi criada para educar o público sobre a importância dos asteroides – esses objetos, por exemplo, guardam informações importantes sobre os estágios iniciais da formação do nosso sistema solar e na entrega de materiais orgânicos e voláteis para a Terra.
O que são asteroides?
Asteroides são corpos celestes que orbitam o Sol, mas que são pequenos comparados aos planetas do Sistema Solar. Existem muitos asteroides próximos à Terra, sendo a maioria desconhecida. Os pequenos corpos do Sistema Solar (asteroides, cometas, objetos do cinturão de Kuiper, luas geladas, anéis e poeira) representam arquivos do estado do disco proto-solar em vários momentos e lugares durante a história da formação do nosso Sistema Solar.
Alguns deles, em particular os com até 150 metros de tamanho, poderiam causar graves danos no caso de uma colisão. Por esse motivo, no mundo todo são desenvolvidos programas que visam descobrir e estudar as características físicas desses corpos.
IMPACTON/OASI
No Brasil, o Observatório Nacional lidera as pesquisas nesta área com o projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional). O projeto foi criado pelo grupo de Ciências Planetárias do ON com o intuito de inserir o Brasil nas pesquisas científicas relacionadas aos pequenos corpos do Sistema Solar.
Para isto, foi construído o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), localizado em Itacuruba, Pernambuco, que conta com um telescópio com espelho de um metro de diâmetro, o segundo maior instalado no Brasil.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 400 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Em maio de 2021, o "Ciência no Rádio" passou a ser transmitido também por outras frequências, alcançando São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília, além do Rio de Janeiro. Além disso, passou a ser disponibilizado um contato de WhatsApp para que o ouvinte possa interagir com sugestões de temas para o programa: (21) 99710-0537.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica.
Não perca! Na 4ª feira, dia 25 de Junho, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.