Notícias
Dia Internacional da Educação: a contribuição do Observatório Nacional para o avanço acadêmico no Brasil
O Observatório Nacional (ON/MCTI), em comemoração ao Dia Internacional da Educação, celebra seu compromisso com a formação de recursos humanos de alto nível. Com 52 anos de história a serem completados em 2025, o programa de pós-graduação da instituição se consolidou como um dos principais polos nacionais de formação de pesquisadores em Astronomia e Geofísica, contribuindo significativamente para o avanço da ciência no Brasil.
Para falar um pouco sobre este assunto, o Ciência no Rádio desta semana conversa com o Dr. Marcelo Borges Fernandes, gestor da Divisão de Programas de Pós-Graduação do ON.
Conforme destaca Marcelo, o Observatório Nacional (ON) tem como uma de suas principais missões a formação de recursos humanos de alto nível. Isso é feito através de programas de iniciação científica, voltados para estudantes de ensino médio, e pelos cursos de pós-graduação em Astronomia e Geofísica, por meio dos programas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
O programa de pós-graduação, que completará 52 anos em 2025, é uma das maiores referências do país na formação e aperfeiçoamento de pesquisadores. Esse compromisso não apenas fortalece as linhas de pesquisa da instituição, mas também contribui significativamente para o avanço científico do Brasil.
Desde a sua criação, o programa formou 171 mestres e 136 doutores em Astronomia, além de 149 mestres e 72 doutores em Geofísica. Apenas no ano passado, em 2024, o programa titulou 6 mestres e 7 doutores em Astronomia, e 3 mestres e 1 doutor em Geofísica. Os resultados acadêmicos são expressivos: nossos discentes participaram de 25 publicações em revistas de impacto, sendo vários artigos liderados pelos próprios estudantes.
O programa de Astronomia concentra-se em duas áreas principais: Astronomia e Astrofísica, abrangendo subáreas como Astrobiologia, Cosmologia e Ciências Planetárias. Já a pós-graduação em Geofísica foca em Geofísica Aplicada e Geofísica de Terra Sólida, com linhas de pesquisa voltadas para recursos naturais e estudos em escalas globais e regionais.
Sobre os desafios da pós-graduação, Marcelo destacou que a gestão da pós está constantemente buscando melhorar. Entre os desafios, ele ressalta a ampliação do corpo docente e discente, a implementação de ações afirmativas e maior acessibilidade no campus. Também trabalha para fortalecer a internacionalização e a capacitação dos nossos estudantes. Um ponto central é melhorar a avaliação da CAPES dos nossos programas, prevista para 2025.
Além disso, a pós investe na atualização de regulamentos e normas, além de buscar aprimorar nossa infraestrutura. O compromisso é continuar promovendo a excelência acadêmica, assegurando que nossos programas estejam alinhados com as demandas nacionais e internacionais da ciência.
A pós em Astronomia está com as inscrições abertas para ingresso no primeiro semestre de 2025. Os interessados têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para se inscrever.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 400 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Em maio de 2021, o "Ciência no Rádio" passou a ser transmitido também por outras frequências, alcançando São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília, além do Rio de Janeiro. Além disso, passou a ser disponibilizado um contato de WhatsApp para que o ouvinte possa interagir com sugestões de temas para o programa: (21) 99710-0537.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica.
Não perca! Na 4ª feira, dia 29 de Janeiro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.