Notícias
Colaboradora do Observatório Nacional faz história ao assumir cadeira no CREA-RJ
A professora e pesquisadora Dra. Suze Nei Pereira Guimarães, colaboradora do Laboratório de Geotermia Aplicada do ON (LabGeot) do Observatório Nacional (ON/MCTI) e docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tornou-se a primeira geofísica a tomar posse como conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), um marco inédito também a nível nacional. A conquista representa um avanço histórico para a regulamentação da Geofísica no Brasil e para a presença feminina nos espaços de decisão técnica.
O ingresso de Suze Guimarães no Conselho só foi possível após a sanção da Lei nº 15.074, em 2024, que regulamentou o exercício da profissão de geofísico no país.
Trajetória acadêmica e atuação internacional
Graduada em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Suze direcionou sua carreira para o estudo do interior da Terra. Após a graduação, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde obteve os títulos de Mestra e Doutora em Geofísica pelo Observatório Nacional (ON/MCTI).
Durante 15 anos, atuou na área de aquisição de dados geofísicos aéreos, com experiência no Brasil, na América do Sul e na África. Parte significativa desse trabalho foi desenvolvida na Colômbia, onde permaneceu por cinco anos estudando as propriedades físicas das rochas, buscando recursos minerais e hidrocarbonetos.
Nos últimos anos, sua atuação tem se concentrado em temas ligados à transição energética.
“Hoje sou especialista em energia sustentável, em geoenergia, que é a energia do interior da Terra, a energia geotérmica. Em 2018 eu retornei para o Brasil de forma definitiva. Voltei para o Observatório Nacional para realizar um pós-doutorado e, em 2022, ingressei na carreira acadêmica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro”, completa.
No ON, Suze colabora com LabGeot, laboratório criado em 1995 que atua de forma contínua no desenvolvimento de pesquisas sobre recursos geotermais no Brasil. Ela participa de campanhas nacionais e internacionais para aquisição de dados geotérmicos e integra uma equipe de pesquisa responsável por investigar os efeitos das mudanças climáticas ao longo dos séculos na região Amazônica. Suze também representou o ON em diversos eventos de divulgação científica, mediando experimentos geofísicos e ministrando palestras.
Pesquisa, ensino e protagonismo nas geociências
Atualmente, Suze Guimarães é professora adjunta do Departamento de Geociências da UFRRJ, onde atua no ensino e na coordenação de pesquisas estratégicas. Suas principais áreas de atuação incluem: Geotermia e fluxo de calor terrestre; Termomagnetismo; Geociências e mudanças climáticas.
Além disso, é membra da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da International Heat Flow Commission (IHFC), reforçando sua relevância científica no cenário nacional e internacional.
A posse de Suze Guimarães no CREA-RJ simboliza não apenas a consolidação da regulamentação da Geofísica no Brasil, mas também o fortalecimento da presença feminina nas geociências. Integrante da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGeo), ela destaca a importância da visibilidade e da ocupação de espaços institucionais por mulheres da área.

- Presidente do CREA-RJ Miguel Fernández posa ao lado de Suze