Notícias
Ciência no Rádio completa 10 anos de popularização da ciência
“Iniciamos hoje uma parceria que, tenho certeza, vem para ficar”, disse em 7 de outubro de 2015 o radialista Marcus Aurélio de Carvalho ao iniciar o primeiro Ciência no Rádio. Ele tinha razão, pois essa parceria entre o Observatório Nacional e a Rádio MEC completou esta semana dez anos no ar.
Tinha razão também quando teve a ideia de criar o Ciência no Rádio, dois meses antes da estreia: “Sentia falta de um programa sobre ciências, para democratizar o saber científico. Como um tema que fascina muito é astronomia, veio a ideia de entrar em contato com o Observatório Nacional”.
O programa sempre foi às quartas-feiras. A primeira edição teve como convidada a pesquisadora do Observatório Nacional Dra. Daniela Lazzaro, que falou sobre a naturalidade dos fenômenos astronômicos e sobre os temas do XX Ciclo de Cursos Especiais em Astronomia. Clique aqui para ouvi-lo.
No dia 8 de outubro de 2025, o especial de dez anos foi o programa de número 446. Ele reuniu a atual gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do ON, Dra. Josina do Nascimento, e a gestora da época em que o programa nasceu, Dra. Alba Lívia Tallon Bozi. O programa está disponível aqui.
As doutoras Josina e Alba conversaram sobre a importância do Ciência no Rádio como uma ferramenta de popularização da ciência que se diferencia das outras pelo fato de não usar imagens e de chegar a pessoas que moram em lugares isolados geográfica ou tecnologicamente.
“A rádio é um meio afetivo que chega à casa das pessoas, e os pesquisadores nem sempre têm a percepção do quão importante é levar os resultados de seus trabalhos para a sociedade. Então, a construção do Ciência no Rádio e a necessidade de ter um assunto toda semana fez com que, dentro do próprio ON, os pesquisadores passassem a olhar para a divulgação de outra forma, reconhecendo que a divulgação faz parte da pesquisa”, afirmou a Dra. Alba Lívia, atualmente assessora de comunicação do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), que, como o ON, é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Dra. Josina assumiu a DICOP em 2020, quando o programa já tinha cinco anos no ar. Na época, participou de uma edição especial pelos cinco anos do Ciência no Rádio, ao lado da Dra. Alba Lívia e do apresentador Marcus Aurélio, além de outros nomes importantes para o programa. Reveja aqui.
“Ao receber a gestão da DICOP das mãos da Alba eu recebi um presente, pois ela já vinha fazendo um trabalho muito lindo de divulgação. O Ciência no Rádio me encanta principalmente porque ele tem um viés de divulgarmos e popularizarmos a ciência sem o uso de imagens e vídeos. Isso para os pesquisadores é muito difícil. Com o Ciência no Rádio, conseguimos a acessibilidade, chegar às pessoas que são cegas ou têm dificuldade de visão”, afirmou a Dra. Josina.
A Dra. Josina é astrônoma do ON e já participou de vários Ciência no Rádio como entrevistada. A primeira vez foi logo no começo, em 16 de dezembro de 2015, quando falou do solstício de verão. Ouça aqui.