Notícias
Ibram realiza 1ª Jornada “Compartilhando Práticas de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória”
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza, nesta sexta-feira (24), às 15h, a 1ª Jornada “Compartilhando Práticas de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória”, com transmissão ao vivo pelo canal do Ibram no YouTube. O evento marca o primeiro ano do Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória – Acesse Museus, criado em 2024, e celebra um ciclo de avanços e ações voltadas à inclusão e à democratização do acesso aos espaços museais.
A Jornada é uma iniciativa prevista no Plano de Ação do Programa Acesse Museus, publicado por meio da Resolução Normativa Ibram nº 30, de 13 de outubro de 2025, que destaca entre seus eixos estratégicos o de Informação e Difusão. O encontro tem como propósito promover a troca de experiências entre instituições do campo museal que vêm desenvolvendo práticas acessíveis, inclusivas e anticapacitistas em diferentes regiões do país.
Durante o evento, o público acompanhará a apresentação “Caminhos percorridos e perspectivas do Programa Acesse Museus”, que fará um balanço do primeiro ano do programa e apresentará as principais ações realizadas no período.
Seleção nacional de práticas acessíveis
Em outubro, o Ibram lançou a Seleção: Práticas Acessíveis em Museus e Pontos de Memória, uma chamada pública que buscou identificar e dar visibilidade a experiências inovadoras de acessibilidade. A iniciativa recebeu inscrições de instituições de todas as regiões do Brasil, revelando a diversidade e a riqueza de abordagens implementadas para tornar os museus mais acessíveis e participativos.
Cinco iniciativas foram selecionadas para compartilhar suas vivências durante a Jornada:
- Museu da Vida Fiocruz – Rio de Janeiro (RJ)
- Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – Belo Horizonte (MG)
- Museus do Instituto Butantan – São Paulo (SP)
- Oficina Francisco Brennand – Recife (PE)
- Casa da Memória Raída – Bonito (MS)
Essas experiências representam diferentes realidades e contextos institucionais, mas têm em comum o compromisso de fortalecer a inclusão e o protagonismo das pessoas com deficiência nos espaços culturais.
Lançamentos
A 1ª Jornada também será marcada pelo lançamento de três novas publicações:
- Cartilha Acesse Museus, com orientações e referências práticas sobre acessibilidade em museus e pontos de memória;
- Memória de Criação do Programa Acesse Museus, documento que registra o processo de concepção e implantação do programa;
- e a nova página de Publicações Acessíveis no site do Ibram, que reúne materiais informativos e técnicos sobre acessibilidade museal.
Esses lançamentos reforçam o compromisso institucional com a construção de ambientes museais mais acessíveis, democráticos e participativos, consolidando o Acesse Museus como uma política pública em constante aprimoramento e diálogo com o campo museal.