A Arquitetura de Museus tem como objetivo compreender os espaços museais, considerando seus aspectos culturais, históricos, sociais e técnicos. Para além de fornecer suporte e abrigo às coleções, o edifício do museu é parte essencial da experiência museológica e da promoção do diálogo com a comunidade. Assim, ele é um elemento ativo na preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural.
Como campo de conhecimento, a Arquitetura de Museus exerce a função de qualificar o uso e a gestão dos espaços museais, fornecendo subsídios essenciais para o desenvolvimento das diversas atividades que integram seu funcionamento. Ao considerar os materiais, as técnicas construtivas e os modos de ocupação, ela possibilita compreender o edifício como elemento central na relação entre o museu, seus públicos e suas coleções. Dessa maneira, a arquitetura contribui para ampliar o acesso, favorecer a experiência do visitante e integrar-se aos processos de produção e transmissão de saberes, percepções e vivências.
Coleção Arquitetura de Museus
O Guia para Projetos de Arquitetura de Museus - 2ª edição destina-se ao planejamento e à contratação de novas construções, adaptações, reformas e restauros de edifícios museais. Ao integrar aspectos teóricos e técnicos, a publicação é uma referência para a elaboração de propostas de intervenção qualificadas, que considerem a função museológica dos espaços e sua articulação com os planejamentos institucionais — em especial, o Plano Museológico.
Parâmetros para análise de projetos de Arquitetura de Museus tem como objetivo aprimorar os processos de avaliação e acompanhamento de projetos ao fornecer diretrizes e instrumentos de suporte para todas as suas etapas, desde a concepção até sua conclusão. Ao propor um método para avaliação de projetos de arquitetura para museus, a publicação ajuda na promoção de soluções sustentáveis, acessíveis e eficientes para espaços museais.
O Edifício Museal como objeto de conhecimento propõe a compreensão do edifício de museu por meio da documentação e organização de informações de natureza histórica, social, funcional, técnica e científica. Introduz a Ficha de Arquitetura de Museus, instrumento voltado à organização e registro dessas informações de forma sistematizada e padronizada. Ao promover o compartilhamento de informações, a Ficha contribui para a compreensão da Arquitetura de Museus como parte essencial da função museológica.
Esse trabalho deu origem ainda à página Arquitetura de museus do Ibram dentro da Plataforma MuseusBr, em que as informações concebidas na ficha de arquitetura de cada museu vinculado ao Ibram estão disponíveis de forma dinâmica e relacionadas ao Cadastro Nacional de Museus.
Convidamos gestores, profissionais e pesquisadores a conhecerem as publicações e se apropriarem da área, ampliando o diálogo sobre a arquitetura de museus e fortalecendo as práticas de preservação, gestão e inovação nas instituições museais brasileiras.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Arquitetura e Acessibilidade em Espaços Museais - Caem: caem@museus.gov.br