Grupo de Trabalho de Educação Museal - GTEM
O Grupo de Trabalho de Educação Museal foi instituído em 2021 pela Portaria Ibram nº 292, de 13 de abril de 2021 e, em 2022, tornou-se permanente por meio da Portaria Ibram nº 1501, de 30 de agosto de 2022.
Coordenado pela Cemuf/DPMUS, no âmbito da Divisão de Educação Museal (Deduc), o grupo reúne representantes das 31 unidades museológicas do Ibram, além de especialistas e colaboradores internos e externos.
Seu objetivo é promover reflexões sobre educação museal, identificar desafios comuns e propor soluções, fortalecendo a função educativa dos museus. A composição do GTEM é definida por portarias específicas, garantindo ampla participação e diversidade de experiências.
Ações e perspectivas
Desde sua criação, o GTEM tem desenvolvido iniciativas para fortalecer a educação museal nos museus do Ibram. Entre as principais ações estão: o II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores, a criação do Grupo de Estudos sobre educação museal e decolonialidade, o mapeamento das práticas educativas (2019- 2021), cursos e oficinas de capacitação, além do Edital de Intercâmbio em Educação Museal no Ibram e do Projeto Partilhas.
Em 2023, o GTEM participou do I Encontro Nacional de Educação Museal (EMUSE), realizado em Cachoeira (BA), retomando o diálogo presencial entre educadores após mais de uma década. Nesse encontro, foi deliberada a realização do III Encontro de Educadores do Ibram, com foco em temas estratégicos como condições de trabalho, projetos integrados e participação dos educadores em instâncias decisórias.
O GTEM também atua na articulação com redes de educadores, na revisão participativa da PNEM e sua implementação, e na participação e divulgação de pesquisas como a PEMBrasil. Em novembro de 2024, apresentou seu vídeo institucional no II EMUSE, durante o 8º Fórum Nacional de Museus, realizado em Fortaleza (CE).