Convênios
Nesta seção, são divulgadas informações sobre os repasses e transferências de recursos financeiros efetuados pela Chesf.
Acesse a seção Convênios em nosso Portal ou pressione o link a seguir.
Para informações sobre Doações, Projetos Sociais e Patrocínios, acesse as seções de Responsabilidade Social e Patrocínio em nosso Portal ou pressione os link a seguir.
- Doação e Destinação de Recursos
- Doações 2022
- Campanha para as vítimas do incêndio das palafitas no bairro do Pina em Recife-PE:
- No início do mês de maio de 2022, um incêndio de grandes proporções atingiu as palafitas numa comunidade carente de Recife-PE. Foi feita uma campanha com os empregados da Sede da Eletrobras Chesf e o valor arrecadado foi usado para compra de material de higiene e limpeza e doado para os desabrigados;
- Campanha para as vítimas das Chuvas nos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte:
- As fortes chuvas que atingiram os municípios nos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte deixaram mortos e desabrigados, populações em situação de extrema vulnerabilidade. Entre os meses de junho e julho/2022 foi realizada campanha para arrecadação de recursos financeiros para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas, inclusive empregados terceirizados.
- Destinações Imposto de Renda
- A Eletrobras Chesf, como pessoa jurídica, destina parte de seu imposto de renda devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e para os Fundos do Idoso, com o objetivo de apoiar projetos que atuem na garantia da promoção da cidadania e proteção dos direitos humanos destes grupos.
- Em 2022, a Eletrobras Chesf realizou processo seletivo público, com objetivo de apoiar projetos sociais voltados ao enfrentamento a quaisquer formas de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como projetos que promovessem a inclusão social e a qualidade de vida da pessoa idosa. Todo o processo seletivo foi norteado pelas diretrizes da Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras, pelos Direitos Humanos e pelos critérios de avaliação constantes na Seleção. Por meio destas destinações, a Companhia reafirma seu compromisso com a transformação da realidade social e com a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade.
- A Companhia também realiza, anualmente, campanha voltada para seus empregados estimulando a destinação do imposto de renda aos Fundos. No período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, é feita ampla divulgação da possibilidade de destinar até 3% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e até mais 3% para os Fundos do Idoso.
- Destinações realizadas em 2022
- Destinações realizadas em 2021
- Destinações realizadas em 2020
- Destinações realizadas em 2019
- Projetos Sociais
- Projeto "Semeando Resiliência do Território Chapada Diamantina: Implantação de Núcleo Agroecológicos de Restauração Ambiental"
Coordenado pelo Instituto Pedagógico de Desenvolvimento Agro-social e Comunitário – INPAC, o projeto foi selecionado por meio do Edital de Projetos Socioambientais das Empresas Eletrobras 2021. A área de execução abrange 21 comunidades situadas nas microrregiões dos municípios de Abaíra, Andaraí, Boninal, Piatã, Seabra, Ibicoara e Morro do Chapeú, no Estado da Bahia.
O projeto apresenta os seguintes objetivos específicos:- Promoção da vida no solo;
- Reuso de resíduos sólidos e líquidos para aplicação no sistema familiar de produção;
- Implantação de unidade de produção agroecológica com técnicas de multiplicação de microrganismos de solos;
- Produção de biogás e biofertilizantres;
- Repasse de técnicas de manejo de água e solos;
- Incorporação de carbono atmosférico por interações micróbios/plantas;
- Formação de agentes locais para multiplicar as ações promovida do projeto;
- Resgate a densidade nutricional e biológica.
- Projeto "Conservação e Desenvolvimento para o Entorno de Áreas Protegidas da Caatinga: Comunidades da Zona de Amortecimento do Parque Estadual das Sete Passagens – BA"
Coordenado pelo Conselho Municipal de Apoio Comunitário Rural – COMACOR, o projeto foi selecionado por meio do Edital de Projetos Socioambientais das Empresas Eletrobras 2021. As oito comunidades rurais do município de Miguel Calmon, no Estado da Bahia, participarão, por meio de suas associações comunitárias, do desenvolvimento de um projeto de cunho agroecológico visando contribuir para a conservação dos recursos hídricos e manutenção dos serviços ecossistêmicos presentes na localidade, com base em tecnologias sociais hídricas de convivência com o semiárido e práticas conservacionistas vegetativas.
O projeto apresenta os seguintes objetivos específicos:
- Definição por meio de Diagnóstico Rural Participativo de um planejamento ambiental voltado para a conservação e gestão dos recursos hídricos locais;
- Implementação de tecnologias sociais hídricas, obtendo benefícios que vão desde a melhoria do saneamento, aproveitamento das águas pluviais, conservação dos recursos hídricos, à produção de alimentos, segurança alimentar e resiliência do ecossistema;
- Promoção da conscientização ecológica das comunidades visando garantir a proteção do ecossistema da caatinga.
Contrato referente ao projeto
Aditivo Contratual referente ao projeto
- Projeto "Ações de desenvolvimento para estudantes e produtores agropecuários (bovino, caprino, ovino, abelha, galinha, hortaliças, frutas, milho, feijão e mandioca) e vegetação ciliar dos Lagos do São Francisco – PE/SE/AL/BA"
Em parceria com a Embrapa Semiárido e o BNDES, o projeto tem como objetivo promover ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias e de capacitação de técnicos, estudantes, produtores e pescadores, de modo a fortalecer a infraestrutura das atividades agropecuárias, assegurando um nível de produtividade que permita a melhoria da renda dos produtores e o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais dos municípios situados no entorno das barragens do Complexo de Paulo Afonso e as UHEs de Itaparica (Luiz Gonzaga) e Xingó.
Ainda em etapa de implementação, o projeto apresenta os seguintes objetivos específicos:
- Implantação de Campos de Aprendizagem Tecnológica de Hortaliças: Tomate, Melancia e Cebola;
- Implantação de Campos de Aprendizagem Técnica de Preservação Ambiental e Treinamento dos Produtores dos Lagos do São Francisco;
- Sistema de produção pecuária para incrementar a bovinocultura e caprinocultura (carne e leite) e ovinocultura (carne) e culturas alimentares (feijão, milho, mandioca, etc);
- Criação de galinha caipira;
- Campos de Aprendizagem Tecnológica de fruteiras em área irrigada (manga, banana, coco e goiaba);
- Desenvolvimento de uma fruticultura de sequeiro para o fortalecimento da agricultura de base familiar;
- Apicultura para a região dos Lagos do São Francisco;
- Beneficiamento de leite e frutas.
Aditivo Contratual referente ao projeto
Aditivo Contratual referente ao projeto
- Projeto: "Desenvolvimento de ações para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da barragem de Sobradinho – BA" (Concluído)
Em parceria com a Embrapa Semiárido, o projeto tem como objetivo promover ações de pesquisa, transferência de tecnologias e de capacitação de técnicos, produtores e pescadores, de modo a fortalecer a infraestrutura das atividades agropecuárias, assegurando um nível de produtividade que permita a melhoria da renda dos produtores e reprodutibilidades das unidades produtivas das comunidades dos municípios situados no entorno da Represa de Sobradinho. O projeto foi concluído em dezembro de 2020.
O Projeto apresenta diversos resultados positivos, entre os quais podemos citar:
- Implantação de Campos de Aprendizagem Técnica – CAT´s;
- Realização de Workshops, "Dias de Campo", visitas técnicas, palestras, treinamentos e capacitação de agentes multiplicadores;
- Produção de mudas;
- Implantação das Unidades de Demonstração Piloto;
- Educação e conscientização ambiental da população;
- Distribuição de sementes e material técnico para produtores e participantes dos eventos;
- Implantação dos apiários e meliponários;
- Cursos sobre beneficiamento de leite, carne, mandioca e frutas;
- Distribuição de equipamentos para pequenas fabrica caseira.
- Patrocínio
Atualizado em 13/10/2022












