Notícias
Série SIGA: A prática de gestão de documentos mais eficiente é a gestão em si
O Arquivo Nacional é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA e tem atuado junto aos órgãos e entidades integrantes do Sistema na orientação técnica sobre a gestão de documentos arquivísticos, digitais e não digitais, com o objetivo de melhorar a produção e o uso desses documentos visando a sua destinação final (guarda permanente ou eliminação)
O SIGA, da administração pública federal (APF) tem a finalidade de garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal o acesso aos documentos arquivísticos e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais. É dever do poder público a gestão e a proteção especial aos documentos arquivísticos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.
Com o objetivo de levar o público leitor do Portal do Arquivo Nacional a entender um pouco mais sobre o universo da gestão de documentos, está sendo realizada uma série de postagens elaboradas em parceria com a coordenação do SIGA.
O tema desta semana é: "A prática de gestão de documentos mais eficiente é a gestão em si".
A despeito de muito se propagar que a digitalização de documentos é a solução para os arquivos, é necessário refletir que quando ela é realizada de modo indiscriminado e sem acompanhamento profissional pode se mostrar dispendiosa e ineficaz. O foco deve ser a produção de documentos nato-digitais autênticos, o que evita gastos desnecessários com digitalização e garante a presunção de autenticidade dos documentos.
Saiba mais sobre as atividades do SIGA no site: www.siga.arquivonacional.gov.br .