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Notícias

TRANSPARÊNCIA

Ministério dos Transportes promove avaliação da eficiência no atendimento aos pedidos de acesso à informação.

Órgão apresenta os resultados das melhorias implementadas após a divulgação do relatório da QualilAI
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Publicado em 03/07/2025 13h15

O Ministério dos Transportes realizou uma autoavaliação da qualidade do atendimento prestado aos pedidos de acesso à informação direcionados ao órgão. Ao tomar conhecimento do relatório da QualiLAI, elaborado pela CGU, em novembro de 2024, o ministério identificou oportunidades de melhoria e adotou medidas para aprimorar a eficiência e a qualidade do atendimento ao solicitante.  

Dentre as metas estabelecidas estavam a redução do prazo médio de atendimento das demandas para 20 dias e a diminuição, em 12%, da quantidade de recursos interpostos, até março de 2025. Ambas as metas foram alcançadas, com resultados de 17 dias e 11,51%, respectivamente. 

Além disso, o ministério avaliou 146 pedidos de acesso à informação registrados no Fala.BR e direcionados ao órgão, no período de 19/11/2024 (início da implementação das melhorias) a 18/02/2025 (data de corte da avaliação), obtendo resultados satisfatórios. Confira a tabela comparativa entre os dados da QualiLAI e os obtidos na autoavaliação, informados pelo órgão. 
 
Essa iniciativa do Ministério dos Transportes representa uma boa prática de gestão pública, voltada à melhoria contínua da transparência e à otimização da prestação do serviço de informação ao cidadão.  

CRITÉRIO AVALIADO 

Percentual de cumprimento (Avaliação CGU – 2024)  

Percentual de cumprimento (Avaliação do Ministério  – 2025) 

 

Indicação do destinatário do recurso de 1ª instância 

0% 

93,15% 

Adequação da marcação do campo decisão e especificação da decisão 

90% 

97,95% 

Indicação da justificativa legal para negativa de acesso à informação 

83,33% 

97,06% 

Indicação de informações complementares sobre as informações classificadas, quando esta é a especificação da negativa. 

100% 

100% 

Apresentação da resposta ao pedido integralmente no campo específico 

24% 

89% 

Indicação apropriada da restrição de conteúdo, para pedidos com informação pessoal ou protegida por outras hipóteses de sigilo 

12% 

97% 

Apresentação de resposta clara e objetiva 

100% 

100% 

Indicação do responsável pela decisão em sede recurso de 1ª instância 

28,5% 

93,15% 

Indicação do destinatário do recurso em 2ª instância 

100% 

100% 

Adequação da marcação do tipo de decisão em sede de recurso 

100% 

100% 

Apresentação da resposta ao recurso integralmente no campo específico 

42,86% 

100% 

Indicação apropriada da restrição de conteúdo, para recursos com informação pessoal ou protegida por outras hipóteses de sigilo 

57,14% 

100% 

Apresentação de resposta clara e objetiva para recursos 

100% 

100% 

Alteração de tipo 

26,67% 

50% 

   

QualiLAI - Ciclo 2023-2024 

O ciclo de avaliação de 2023-2024 analisou 36 Ministérios e órgãos com status equivalente, conforme a estrutura administrativa da Lei nº 14.600/2023, com foco exclusivo na transparência passiva. A avaliação foi baseada em uma amostra das respostas aos pedidos de informação registrados na plataforma Fala.BR, considerando aspectos formais e procedimentais, tanto qualitativos quanto quantitativos. Acesse os Relatórios do Ciclo 2023-2024. 

Comunicações e Transparência Pública
Tags: Acesso à InformaçãoLAIQaliLAICGU
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