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Boas Práticas de Negociação Internacional

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Aprendendo a Exportar

Capítulo 7 Negociação com o Importador
Capítulo 7 Negociação com o Importador
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Boas Práticas de Negociação Internacional

Realizar negociação com compradores internacionais exige preparação e estratégia cuidadosa em todas as etapas para garantir o sucesso.

As rodadas de negócios são reuniões rápidas entre vendedores e compradores internacionais, organizadas previamente. Na etapa de prospecção e seleção de vendedores e compradores, são analisados os perfis de ambos para identificação da sinergia entre a oferta e a demanda (matchmaking).

Aqui estão algumas boas práticas antes, durante e após as rodadas de negócios:


  • Antes da Rodada de Negócios

    a) Pesquisar informações sobre o comprador e o mercado de atuação:

    • Conhecer mais sobre o comprador

    • Produtos comercializados e preços praticados

    • Atuação (distribuidor, indústria, comercial - loja física/online, etc.)

    • tempo de atuação no mercado

    • histórico da empresa

    • se importa de outros países

    • Identificar as necessidades e preferencias do comprador para personalizar sua oferta.

    • Explorar seu mercado/país

      • Potencial do mercado

      • Concorrentes e preços médios (fabricante local, etc.)

      • Importam de quais países

      • Estudar a cultura e práticas comerciais do país do comprador.

    DICA: Para auxiliar neste levantamento, mais abaixo a seção Para saber mais traz fontes de informações qualificadas elaboradas pela ApexBrasil e acessíveis gratuitamente.

    b) Preparar materiais para as negociações:

    • Ter um portfólio de produtos ou serviços atualizados, com dados sobre qualidade, preço, capacidade de produção e prazo de entrega.

    • Preparar catálogos e apresentações em inglês (ou no idioma do comprador).

    • Dispor de uma tabela de preços internacionalmente competitiva, levando em consideração custos de produção, taxas de câmbio, impostos e logística.

    • Ter um cartão de visitas

    c) Levantar os requerimentos de documentação e de logística:

    • Verificar a conformidade dos seus produtos com as regulamentações do país do comprador (certificações, ...).

    • Estar pronto para discutir questões logísticas, como prazos de entrega, custos de transporte e formas de pagamento.

    d) Capacitar-se:

    • Fazer treinamentos para entender o processo de negociação internacional, normas de exportação, questões tributárias e aduaneiras.

    • Ter um bom domínio do inglês ou esteja acompanhado de um tradutor qualificado.

    • Treinar a apresentação (pitch de vendas) de acordo com o tempo disponível da rodada de negócios. Ser objetivo e conciso, destacando as principais informações e cronometrando o tempo.

    DICA: Para auxiliar neste levantamento, mais abaixo a seção Para saber mais traz fontes de informações qualificadas elaboradas pela ApexBrasil e acessíveis gratuitamente.

    e) Estabelecer metas para cada negociação:

    • Definir objetivos específicos para a rodada, como volume de vendas, novos contatos e oportunidades de parcerias.


  • Durante a Rodada de Negócios

    a) Ser pontual e profissional:

    • Chegar no horário agendado e seja profissional em sua abordagem.

    • Manter a formalidade, especialmente em culturas que valorizam esse aspecto.

    b) Apresentar de forma eficaz:

    • Ser claro e direto ao apresentar sua empresa e produtos. Destacar seus diferenciais competitivos.

    • Escutar ativamente as necessidades e preocupações do comprador e adaptar sua apresentação de acordo.

    c) Demonstrar flexibilidade e capacidade de negociação:

    • Estar aberto para negociar condições de preços, prazos e adaptações de produtos, mas sempre dentro de limites sustentáveis para sua empresa.

    • Demonstrar flexibilidade para atender as demandas do comprador, sem comprometer a qualidade ou prazos.

    p>d) Sinalizar confiabilidade:
    • Transmitir confiança sobre sua capacidade de cumprir com os prazos, qualidade e entregas.

    • Mostrar disposição em criar uma parceria de longo prazo, não apenas uma transação pontual.

    e) Documentar a reunião:

    • Anotar os pontos mais relevantes discutidos para facilitar o acompanhamento posterior.

    • Solicitar feedback sobre a sua proposta, buscando compreender as reais necessidades do comprador.


  • Após a Rodada de Negócios

    a) Fazer um follow-up eficiente:

    • Enviar um e-mail de agradecimento pelo tempo e consideração logo após a reunião.

    • Reforçar os pontos discutidos e envie qualquer informação adicional prometida.

    b) Apresentar uma oferta formal:

    • Baseando-se no que foi discutido, enviar uma proposta comercial formal com todas as condições acordadas e prazos.

    • Ser claro sobre os próximos passos e prazos de decisão.

    c) Realizar acompanhamento contínuo:

    • Manter o contato frequente, mesmo que a decisão não seja imediata, para reforçar o interesse em continuar o relacionamento.

    • Estar preparado para renegociar pontos, se necessário, à medida que o comprador avança no processo de decisão.

    d) Avaliação interna:

    • Revisar os resultados da rodada de negócios com sua equipe para identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado para futuros encontros.

    • Aplicar os aprendizados em negociações futuras para otimizar sua abordagem.

    e) Cumprimento de prazos e acordos:

    • Após a concretização da venda, cumpra rigorosamente os prazos e condições acordadas. A pontualidade e a qualidade da entrega são cruciais para construir uma reputação sólida no mercado internacional.

    Seguindo essas boas práticas, a empresa poderá maximizar as chances de sucesso e construir relacionamentos de longo prazo com compradores internacionais.


Para saber mais

Para saber mais

  • Estudos de Oportunidades de Mercados da ApexBrasil
  • Estudos de Acesso a Mercados da ApexBrasil
  • Perfil País da ApexBrasil
  • Painéis de Inteligência de Mercado da ApexBrasil
  • Preparando sua empresa para o mercado internacional da ApexBrasil
  • Exportação de bens da ApexBrasil
  • Exportação de serviços da ApexBrasil
  • Formação de preço para exportação: aspectos estratégicos, fiscais e operacionais da ApexBrasil
  • A logística da exportação da ApexBrasil
  • Análise e classificação de produtos para exportação da ApexBrasil

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