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Cuidado: golpistas abordam aposentados prometendo devolução de descontos

O INSS não está enviando e-mails e nem mensagens de Whatsapp para pensionistas avisando sobre “ressarcimento de acordos de mensalidades associativas”; aposentados podem verificar questões diretamente pelo Meu INSS
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Publicado em 25/04/2025 15h36
Cuidado: golpistas abordam aposentados prometendo devolução de descontos

A imagem mostra prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertam aposentados e pensionistas do órgão para não acessarem link enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre "ressarcimento de descontos de mensalidades associativas". O Ministério da Previdência recebeu denúncia de segurados que estariam sendo abordados por golpistas com a oferta de "agilizar o recebimento dos atrasados descontados pelo INSS". Cuidado, é golpe!

Os valores descontados no mês de abril ficarão retidos, conforme informado pela Controladoria Geral da União (CGU), e serão devolvidos na folha de maio – que vai de 26 de maio a 6 de junho. O ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolver o dinheiro.

Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem dúvidas se houve desconto de mensalidade associativa no seu extrato de pagamentos (contracheque), fique atento ao que fazer — e como pedir o ressarcimento.

Como verificar se há desconto

Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.

Como pedir o ressarcimento?

A devolução dos valores é feita diretamente pela entidade. É preciso entrar em contato através do telefone 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.

Também é importante que seja registrada denúncia sobre descontos não autorizados de associações ou entidades no Portal do Consumidor (www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR (falabr.cgu.gov.br/web/home).

Em breve mais informações serão repassadas a fim de orientar os beneficiários sobre tais procedimentos.

Como pedir a exclusão do desconto?

Confira a seguir, como fazer para pedir a exclusão do débito de forma automática pelo Meu INSS. Vale ressaltar que agora já é possível que o aposentado busque o serviço por voz caso tenha dificuldades com utilização de tecnologias.

Acesse o Meu INSS com login e senha.

Na página inicial selecione Novo pedido.

No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.

Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.

Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.

Após atualizar os dados, selecione Avançar.

Leia as instruções e escolha Avançar.

Informe os dados solicitados e clique em Avançar.

Anexe os documentos  (se for necessário) e vá em Avançar.

Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.

Confira os dados informados no requerimento.

Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.

 

Trabalho, Emprego e Previdência
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