Crianças, adolescentes e TICs
Indicadores sobre o acesso às diferentes tecnologias de informação e comunicação
destaques das pesquisas
TIC Kids Online Brasil
93%
da população de 9 a 17 anos é usuária de internet no país, o que representa atualmente certa de 25 milhões de crianças e adolescentes
23%
dos usuários de internet de 9 a 17 anos reportaram ter acessado à internet pela primeira vez até os 6 anos de idade. A proporção era de 11% em 2015.
O celular permanece como o principal dispositivo de acesso à internet pelos usuários de 9 a 17 anos (98%). Para 77% dos usuários de internet de 9 a 17 anos das classes DE, o telefone celular foi o único dispositivo de acesso à rede.
69% dos usuários da rede de 9 a 17 anos acessaram a internet pela televisão (proporção de 43% em 2019). As proporções foram de 88% entre os pertencentes às classes A B, 73% para aqueles da classe C e 57% para as classes D E.
O acesso à internet por meio de computadores foi reportado por 76% dos usuários das classes A B, 40% da classe C e apenas 20% das classes D E.
sobre usos feitos por crianças e adolescentes na internet
86%
de usuários de internet de 9 a 17 anos reportaram ouvir música online e 84% reportaram assistir a vídeos na internet.
86%
reportam pesquisar na internet para fazer trabalhos escolares.
83%
dos usuários de internet de 9 a 17 anos reportaram possuir perfil em redes sociais. Entre a população de 15 a 17 anos, a proporção foi de 99%.
42%
dos usuários de 9 a 17 anos reportaram possuir perfil no YouTube, 69% no WhatsApp (70% em 2018), 63% no Instagram (45% em 2018), 45% no TikTok e 19% no Facebook (66% em 2018).
O WhatsApp (53%) foi a plataforma mais utilizada por usuários de 9 a 17 anos, considerando também o YouTube (43%); Instagram (45%) e TikTok (37%). O YouTube é a principal plataforma acessada por usuários de 9 a 10 anos (45%) e de 11 a 12 anos (45%). O Instagram é a principal plataforma de acesso para usuários de 13 a 14 anos (58%), enquanto o WhatsApp se destaca entre os usuários de 15 a 17 anos (78%).
81%
dos usuários de 11 a 17 anos viram divulgação de produtos ou marcas na internet.
59%
dos usuários de 11 a 17 anos viram vídeos de pessoas ensinando como usar algum produto, 59% também reportaram ter visto vídeos de pessoas abrindo a embalagem de algum produto. Dentre os usuários de 15 a 17 anos, as proporções foram de 73% e 66% respectivamente.
50%
dos usuários de internet de 11 a 17 anos pediram aos responsáveis algum produto após contato com "propaganda ou publicidade".
81% dos usuários de 11 a 17 anos afirmaram ser “verdade” ou “muito verdade” que sabem escolher as palavras para encontrar algo na internet.
Para 55% é verdade ou muito verdade que sabem verificar se uma informação encontrada na internet está correta.
52% dos usuários de 11 a 17 anos concordam que todos encontram as mesmas informações quando pesquisam coisas na Internet e, para 50% dos usuários investigados, o primeiro resultado da pesquisa na internet é sempre a melhor fonte de informação.
72% dos usuários de 11 a 17 anos concordam que empresas pagam pessoas para usar seus produtos nos vídeos e conteúdos que publicam na Internet.
destaques da pesquisa
TIC Educação 2022
77% dos alunos de Ensino Fundamental e Médio, usuários de Internet, declararam acessar a rede na escola, por meio de dispositivos próprios ou disponibilizados aos estudantes nas dependências escolares.
A proporção de alunos que acessam a Internet na escola cresce de acordo com a idade: entre os estudantes de 9 e 10 anos, 50% afirmaram que acessavam a Internet na instituição escolar, proporção que era de 70% entre os de 11 e 12 anos, 82% entre os de 13 e 14 anos e mais de 90% entre os de 15 anos ou mais.
O telefone celular é o dispositivo mais utilizado pelos estudantes (55%) para acessar a Internet na escola: 81% dos alunos de Ensino Médio faziam uso do dispositivo, 55% entre os alunos de anos finais do Ensino Fundamental e 15% entre os alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).
92% dos professores que atuavam em escolas de Ensino Fundamental e médio afirmaram utilizar ao menos um dispositivo digital com os alunos durante as aulas, embora esse uso muitas vezes esteja mais centrado na apresentação de conteúdos aos alunos do que na realização de atividades que contemplem o uso de tecnologias digitais pelos estudantes.
O telefone celular foi citado por 67% dos docentes como recurso para acessar a Internet em atividades educacionais durante as aulas, proporção que era de 47% entre os professores de escolas municipais, 74% entre os professores de escolas estaduais e 76% entre os professores de escolas particulares. Em áreas rurais, 14% dos docentes mencionaram apenas o telefone celular como dispositivo digital para uso em atividades digitais com os alunos.
Em relação aos dispositivos da escola utilizados pelos estudantes, o computador de mesa (31%), o computador portátil (26%) e o tablet (7%) são os citados pelos estudantes em maiores proporções.
Fazer pesquisas sobre o que os professores falam na aula era a atividade mais realizada pelos estudantes (57%) na escola, com o uso de dispositivos digitais, especialmente entre os alunos de Ensino Médio (78%). Já 55% dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e 28% dos alunos dos anos iniciais realizam essa atividade.
A leitura de textos (47%), a realização de trabalhos em grupo (45%) e o acesso a vídeos (40%) sobre o que os professores falam nas aulas estavam também entre as atividades educacionais mais realizadas pelos alunos na escola com o uso de dispositivos digitais.
Entre as instituições que atendem estudantes até os anos iniciais do Ensino Fundamental, 42% declaravam que os estudantes não podiam utilizar o telefone celular na escola. O número cai para 21% entre as escolas que recebiam alunos até os anos finais do Ensino Fundamental e para 7% daquelas que recebiam alunos maiores, como até o Ensino Médio ou profissionalizante.
Entre as instituições municipais, 34% diziam que os estudantes não podiam utilizar o telefone celular, enquanto 12% das escolas estaduais e 28% das escolas particulares adotavam as mesmas medidas.
Em 62% das escolas municipais e em 67% das escolas estaduais e das particulares, o uso do dispositivo era permitido apenas em determinados espaços e horários.
Sobre o uso da rede sem fio das escolas, as instituições que atendem alunos dos níveis mais elevados de ensino são as que adotam medidas mais restritivas: 59% das escolas que atendiam alunos até os anos finais do Ensino Fundamental e 58% entre aquelas que atendiam alunos até o Ensino Médio ou profissionalizante não permitiam o acesso dos alunos à senha da rede sem fio. O que também ocorria em 46% das escolas que atendiam alunos até os anos iniciais do Ensino Fundamental.
A restrição de acesso à rede sem fio para os alunos ocorria em 54% das escolas municipais, 55% das escolas estaduais e 47% das escolas particulares.
Os professores foram citados por 44% dos alunos de Ensino Fundamental e Médio como fontes de referência sobre o uso de tecnologias digitais; proporção que era de 56% entre os estudantes de escolas localizadas em áreas rurais
Ajudar os alunos a usarem a internet para fazer trabalhos ou lições (60%) e indicar sites para fazerem trabalhos escolares (60%) foram as atividades de orientação recebidas dos professores mais citadas pelos alunos.
54% mencionaram também que os professores ensinaram a verificar se uma informação ou notícia na internet é verdadeira, e 53% a usarem a internet de um jeito seguro.
Para 75% do total de professores, a falta de formação específica dificulta muito a adoção de tecnologias digitais nas atividades educacionais. Sobre esse aspecto, 56% dos professores disseram ter participado de formação continuada nos 12 meses anteriores à realização da pesquisa.
A proporção de estudantes que mencionaram receber orientações dos professores sobre temas relacionados ao uso crítico, seguro e responsável das tecnologias foi maior também entre aqueles dos níveis de ensino mais elevados: enquanto 64% dos alunos de Ensino Médio disseram que seus professores os orientaram a verificar se uma informação na internet é verdadeira, a proporção foi de 55% entre os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de 40% entre aqueles dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entre os alunos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 31% receberam orientações dos professores sobre o que fazer se algo os incomodasse na internet, proporção que foi de 49% para os dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de 50% entre os do Ensino Médio.
mais informações sobre a pesquisa
TIC Kids Online Brasil 2024
Descrição:
apresentação dos principais resultados da pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil
Publicação: 23 de outubro de 2024
Autoria: Cetic.br | NIC.br
mais informações sobre a pesquisa
TIC Kids Online Brasil 2023
Descrição:
pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil
Publicação: 13 de setembro de 2024
Autoria: Cetic.br | NIC.br
mais informações sobre a pesquisa
TIC Educação 2022
Descrição:
pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas brasileiras
Publicação: 22 de novembro de 2023
Autoria: Cetic.br | NIC.br