Influenciadores digitais
Recomendações para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital
Não direcionar publicidade ou acionar outras estratégias de comunicação mercadológica para abordagem direta e/ou fidelização do público infantojuvenil.
Coibir o trabalho de crianças e adolescentes no ambiente digital, tendo ciência sobre o caráter de exceção, bem como sobre as exigências legais para a atividade artística infantil no país.
Difundir mensagens que contribuam para o enfrentamento do cyberbullying (abrangendo racismo, misoginia, gordofobia, lgbtfobia, etc.), dos discursos de ódio e da violência contra crianças e adolescentes.
Ser transparente sobre mensagens publicitárias contidas em suas falas ou programas, usando formas de identificação do vínculo comercial que não se restrinjam ao texto escrito.
Contribuir para a difusão de orientações e boas práticas para o uso saudável de dispositivos eletrônicos.
Abster-se de incentivar práticas ou atividades que coloquem a saúde ou a vida de crianças e/ou adolescentes em risco, ou que os estimulem a acessar jogos de apostas ou a consumir produtos inadequados à sua idade.