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Dicas para o exercício de mediação familiar

Info

Dicas para o exercício
de mediação
familiar

Ilustração criada para destacar a importância da mediação familiar no uso de dispositivos digitais, promovendo momentos compartilhados e aprendizado em conjunto, retratando uma mulher adulta e uma criança negras, sentadas juntas em um sofá roxo, olhando para um tablet com expressão interessada

Dicas para o exercício de mediação familiar

Cabeçalho de Página - Dicas para o exercício de mediação familiar

A realidade das famílias brasileiras é de uma grande diversidade de arranjos. Além disso, nem sempre adultos, pessoas cuidadoras e responsáveis têm familiaridade com os dispositivos e ferramentas digitais.

Neste Guia, chamamos de “mediação familiar” a prática de acompanhamento e diálogo dos responsáveis sobre as atividades online de crianças e adolescentes. Algumas empresas costumam chamar de ferramentas de “controle parental” os recursos oferecidos para facilitar essa prática, embora o termo “controle” seja considerado problemático na discussão científica e normativa mais recente.

Com o desafio de implementar medidas de cuidado na relação diária de crianças e adolescentes com as telas, alguns pontos podem ser considerados:

Comunicar-se abertamente: manter uma comunicação aberta sobre o uso responsável da tecnologia, discutindo benefícios e riscos, e encorajando crianças e adolescentes a relatarem experiências (positivas e negativas).

Ter tempo de qualidade em família: quando possível, desligar notificações que possam interromper os momentos de interação com a criança ou adolescente.

Estabelecer limites de tempo: definir regras claras sobre o tempo diário que crianças, adolescentes e adultos podem passar em frente às telas, adaptando os limites de acordo com a idade e necessidade individuais.

Priorizar atividades escolares: realizar as tarefas escolares ou lições de casa antes do entretenimento nas telas.

Ensinar habilidades digitais: educar sobre segurança online, privacidade e etiqueta digital, ensinando a discernir fontes confiáveis e não confiáveis na internet.

Estimular usos criativos da tecnologia: incentivar o uso criativo da tecnologia, como arte digital, programação, blogs ou vlogs, entre outros recursos.

Dialogar: conversar sobre e interagir com conteúdos consumidos pelas crianças e adolescentes (filmes, vídeos, posts, anúncios etc.).

Acompanhar e agir: estar atento a sinais de problemas de saúde mental ou dependência digital e buscar ajuda profissional, se necessário.

Ser uma boa referência: praticar ou demonstrar uso responsável de dispositivos digitais, equilibrando vida online e offline.

Evitar distrações nas refeições: não acessar (se possível não levar consigo) dispositivos digitais conectados (celulares, tablets, relógios digitais etc.) durante as refeições em família.

Prezar pela rotina de sono: desconectar-se pelo menos um tempo antes do horário de dormir e não levar dispositivos conectados para o lugar de dormir.

Interagir ou propiciar interações ao ar livre: incentivar atividades ao ar livre, a prática de esportes e interações sociais offline para equilibrar o tempo de telas.

Propiciar usos pedagógicos em casa: incentivar atividades educacionais também no ambiente digital, como pesquisas sobre conteúdos aprendidos na escola, jogos digitais educativos, edições de vídeos para trabalhos ou projetos escolares, entre outros recursos.

Articular espaços de tela compartilhados: manter dispositivos em áreas comuns para supervisionar o uso e promover interação familiar.

Participar ativamente das atividades digitais de filho(a)(s): não se trata apenas de “fiscalizar” os usos de dispositivos digitais, mas de construir pontes de diálogo que reduzam distâncias na comunicação e permitam a compreensão mútua sobre os modos de funcionamento das plataformas, bem como sobre os demais recursos utilizados pelas crianças e adolescentes.

Dialogar com a escola: ser parte efetiva da comunidade escolar da criança ou adolescente, colaborando com processos pautados no melhor interesse desses sujeitos, que envolvam o uso seguro e produtivo de tecnologias.

Comunicar-se abertamente: manter uma comunicação aberta sobre o uso responsável da tecnologia, discutindo benefícios e riscos, e encorajando crianças e adolescentes a relatarem experiências (positivas e negativas).


Ser uma boa referência: praticar ou demonstrar uso responsável de dispositivos digitais, equilibrando vida online e offline.


Ter tempo de qualidade em família: quando possível, desligar notificações que possam interromper os momentos de interação com a criança ou adolescente.


Evitar distrações nas refeições: não acessar (se possível não levar consigo) dispositivos digitais conectados (celulares, tablets, relógios digitais etc.) durante as refeições em família.


Estabelecer limites de tempo: definir regras claras sobre o tempo diário que crianças, adolescentes e adultos podem passar em frente às telas, adaptando os limites de acordo com a idade e necessidade individuais.


Prezar pela rotina de sono: desconectar-se pelo menos um tempo antes do horário de dormir e não levar dispositivos conectados para o lugar de dormir.


Priorizar atividades escolares: realizar as tarefas escolares ou lições de casa antes do entretenimento nas telas.


Interagir ou propiciar interações ao ar livre: incentivar atividades ao ar livre, a prática de esportes e interações sociais offline para equilibrar o tempo de telas.


Ensinar habilidades digitais: educar sobre segurança online, privacidade e etiqueta digital, ensinando a discernir fontes confiáveis e não confiáveis na internet.


Propiciar usos pedagógicos em casa: incentivar atividades educacionais também no ambiente digital, como pesquisas sobre conteúdos aprendidos na escola, jogos digitais educativos, edições de vídeos para trabalhos ou projetos escolares, entre outros recursos.


Estimular usos criativos da tecnologia: incentivar o uso criativo da tecnologia, como arte digital, programação, blogs ou vlogs, entre outros recursos.


Articular espaços de tela compartilhados: manter dispositivos em áreas comuns para supervisionar o uso e promover interação familiar.


Dialogar: conversar sobre e interagir com conteúdos consumidos pelas crianças e adolescentes (filmes, vídeos, posts, anúncios etc.).


Participar ativamente das atividades digitais de filho(a)(s): não se trata apenas de “fiscalizar” os usos de dispositivos digitais, mas de construir pontes de diálogo que reduzam distâncias na comunicação e permitam a compreensão mútua sobre os modos de funcionamento das plataformas, bem como sobre os demais recursos utilizados pelas crianças e adolescentes.


Acompanhar e agir: estar atento a sinais de problemas de saúde mental ou dependência digital e buscar ajuda profissional, se necessário.


Dialogar com a escola: ser parte efetiva da comunidade escolar da criança ou adolescente, colaborando com processos pautados no melhor interesse desses sujeitos, que envolvam o uso seguro e produtivo de tecnologias.

IMPORTANTE

Quando for disponível, é importante se valer de ferramentas de mediação familiar e testá-las na rotina, para monitorar e limitar o acesso a conteúdos inadequados, incluindo configurações de filtragem de conteúdo e restrições de tempo. Ficar atento aos padrões de design que podem estar implicados na adesão a tais serviços.

Algumas plataformas digitais oferecem ferramentas de supervisão familiar para seus produtos e serviços. Geralmente anunciadas como ferramentas de "controle parental", esses recursos não oferecem controle, propriamente dito, sobre os usos feitos pelos usuários, mas podem auxiliar na gestão do tempo e dos conteúdos acessados.

Assim, inclusive em função das limitações das próprias ferramentas para o exercício da mediação familiar, não é suficiente pensar que a ativação desses recursos equivale à experiência de acompanhamento necessária.

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